Friday, September 29, 2017

Brasil: noticiasagrarias@gmail.com

Clicar nos titulos para ver as noticias completas


Polícia investiga morte de caseiro achado carbonizado em fazenda de RO
Imagem inline 1n
Corpo foi achado no último domingo, 24 (Foto: Afonso Azevedo/Arquivo Pessoal)

Uma das linhas de investigação da polícia é que o crime tenha sido praticado por integrantes da LCP. Homem foi encontrado carbonizado.

26/09/2017 17h45

Polícia Civil confirmou nesta terça-feira (26) que o corpo encontrado dentro de uma propriedade rural em Espigão D’Oeste (RO), no último domingo (24), era realmente do caseiro da fazenda onde o crime foi cometido. De acordo com o delegado Frank Lemos de Souza, responsável pelo caso, a vítima foi encontrada carbonizada dentro da sede da casa, que foi consumida pelo fogo.

Uma das linhas de investigação da polícia é que o crime tenha sido praticado por integrantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP)

Fonte.G1 Rondonia

Polícia investiga morte de caseiro achado carbonizado em Espigão do Oeste
 A Polícia Civil confirmou nesta terça feira (26), que o corpo encontrado dentro de uma propriedade rural em Espigão D’Oeste - RO, no último domingo (24), era realmente do caseiro da fazenda onde o crime foi cometido. De acordo com o delegado Frank Lemos de Souza, responsável pelo caso, a vítima foi encontrada carbonizada dentro da sede da casa, que foi consumida pelo fogo..

Uma das linhas de investigação da polícia é que o crime tenha sido praticado por integrantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP)

.Fonte. Rondonia Dinamica

Povo Karipuna vive iminência de genocídio em Rondônia
Imagem inline 1


Terra Indígena (TI) Karipuna, localizada nos municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, com 153 mil hectares, homologada em 1998, fica no centro de uma região onde é grande e crescente a pressão sobre a floresta. Mal comparando, poderia se dizer que a TI estaria no olho de um furacão, devido à pressão de madeireiros, pescadores e grileiros que estão adentrando na mesma em  todos os seus quadrantes. Ultimamente, a ocorrência de loteamentos aumentou a preocupação dos indígenas.

Fonte. CIMI

STF determina volta à prisão de fazendeiros envolvidos em ataque a indígenas no Mato Grosso do Sul
Imagem inline 2
Por Secretaria de Comunicação Social da PGR

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a prisão preventiva de cinco fazendeiros acusados de envolvimento em um ataque a indígenas no Mato Grosso do Sul, em junho do ano passado. O ataque à comunidade Tey Kuê, na Fazenda Yvu, localizada em Caarapó/MS deixou um morto e oito feridos.

Na decisão desta terça-feira (26), os ministros entenderam que não há ilegalidade nas prisões que justifique a atuação do STF e reverteu liminar que havia sido concedida em outubro de 2016, de forma monocrática pelo ministro Marco Aurélio.

Fonte.CIMI

Bancada ruralista tem poderes para derrubar ou manter presidentes

Comitê Brasileiro de Defensores dos Direitos Humanos analisa atuação da bancada em defesa de interesse particulares, e públicos. "O Congresso tem suas mesas manchadas de sangue"

Da Rede Brasil Atual
Da Página do MST


“A bancada ruralista não está lá pelo interesse público. O que vivemos não é bem uma democracia. O Congresso tem suas mesas, suas pautas e suas gravatas manchadas de sangue.” As palavras foram ditas pelo geógrafo e jornalista do portal De Olho nos Ruralistas Alceu Castilho, que participou ontem (26), como testemunha de acusação contra práticas espúrias do Congresso Nacional, do Tribunal Tiradentes.


O jornalista apresentou um conjunto de dados coletados pelo Comitê Brasileiro de Defensores dos Direitos Humanos, divulgados ontem, que revelam aspectos que orientam a ação da bancada ruralista em âmbito nacional. O primeiro ponto levantado por Castilho o aumento da violência política. “Em 2017 foram 63 assassinatos de defensores dos direitos humanos. Segundo o Comitê, é a maior ofensiva desde os anos 1980. Em 2016 foram 61 assassinatos por motivos políticos. No primeiro semestre deste ano, já foram 51 morte 

Fonte. MST

Imagem inline 3Parentes enterram vítimas de massacre em Pau D'Arco (Foto: Lunae Parracho/Reuters)
De acordo com a denúncia, duas pessoas foram assassinadas no momento do "pacto" entre os policiais envolvidos na morte de 10 trabalhadores rurais em fazenda do PA.

oliciais envolvidos na chacina de Pau D’arco, que resultou na morte de 10 trabalhadores rurais no sudeste do Pará, fizeram um “pacto”, selado com o assassinato de duas pessoas, segundo denúncia encaminhada à Justiça pelo Ministério Público do Pará, que solicitou a prisão dos suspeitos. Quinze policiais, sendo dois civis e 13 militares, foram detidos nesta terça-feira (26). Foram 11 prisões em Redenção e quatro em Belém. Treze dos investigados já haviam cumprido prisão temporária.

Fonte. G1 Para

Justiça decreta prisão de 15 policiais envolvidos na chacina de Pau D'Arco, no PA

Imagem inline 4
Após chacina, sobreviventes, trabalhadores rurais e parentes das vítimas realizaram um ato em protesto contra a violência no campo (Foto: Mario Campagnani)
Dez agricultores foram mortos durante ação policial em fazenda. Segundo a perícia, houve execução sumária.

Justiça estadual acatou, nesta terça-feira (26), a denúncia do Ministério Público do Estado e decretou a prisão preventiva de 15 policiais, sendo 13 militares de dois civis, envolvidos no caso que ficou conhecido como "Chacina de Pau D'Arco", em que 10 trabalhadores foram mortos durante operação policial realizada na fazenda Santa Lúcia, no município de Pau D’Arco, sudeste do estado

Fonte. Fonte. G1 Para

Pecuária bovina e piscicultura crescem em 2016, mostra IBGE

A produção brasileira de carne bovina manteve a trajetória de crescimento em 2016, enquanto a piscicultura teve a maior expansão entre as criações da pecuária, informou hoje (28) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O efetivo de bovinos brasileiros chegou a 218,2 milhões de cabeças no ano passado, o maior patamar já registrado pela Pesquisa da Pecuária Municipal.

Com crescimento de 3,3%, acima da média nacional, a principal região criadora de bovinos continua sendo o Centro-Oeste, com 34,4% do rebanho. O Norte manteve a segunda colocação, com aumento de 1,7%. Segundo a pesquisadora do IBGE Mariana Oliveira, o baixo custo da terra e a boa disponibilidade hídrica têm permitido o crescimento na região.

Fonte. Amazonia noticia e informacao