Saturday, April 28, 2018

BRASIL: Notícias Agrárias



Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Todo apoio à resistência dos Guarani e Kaiová e dos Terenas contra as reintegrações de posse! Unir camponeses, indígenas e quilombolas, conquistar a terra e os territórios!

A Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres, em nome de todas as coordenações regionais das LCP´s, saúda os povos Terena e também os Guarani e Kaiowá que, sob forte ameaça, resistiram e derrubaram as reintegrações de posse em favor de latifundiários contra seus territórios tradicionais.

As reintegrações de posse contra os Terenas, em favor da empresa Vinepa Agropecuária e da latifundiária Yvone Alves Correa, haviam sido determinadas pelo TRF da 3.º Região, envolvendo as áreas dos latifúndios Agua Branca e Capão das Araras, no município de Aquidauana (MS). Estas terras fazem parte dos territórios tradicionais dos Terenas já reconhecidos pelo Estado brasileiro através da FUNAI.

Fonte. Resistência Camponesa

CPT denuncia ataque de latifundiários contra camponeses em Montes Claros


Reproduzimos a seguir a nota da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de denúncia contra o ataque de latifundiários à camponeses sem-terra no município de Montes Claros, Norte de Minas no dia 18 de abril.

Fonte. AND

MT: Mais de 500 famílias atacadas por pistoleiros em 2017, denuncia CPT

Mais de 500 famílias camponesas sofreram algum tipo de ataque por parte de bandos de pistoleiros a soldo do latifúndio no estado do Mato Grosso no ano passado, de acordo com dados divulgados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).
No ano passado foram registrados 272 casos de pistolagem.
Entre 1995 e 2017, conforme o Fórum Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso, foram registradas que mais de 11 mil pessoas sofreram com ações de pistoleiros, mais de 22 mil famílias foram despejadas criminosa e ilegalmente e mais de 200 ameaças de morte efetuadas.

Fonte. AND
DF: Acampamento Terra Livre inicia hoje em Brasília






O Acampamento Terra Livre (ATL) inicia o hoje em Brasília com o tema Unificar as lutas em defesa do Brasil Indígena – Pela garantia dos direitos originários dos nossos povos. A 15ª edição do ATL reunirá milhares de indígenas de diferentes regiões do país, que debaterão entre os dias 23 a 27 de abril a organização do movimento indígena nacional frente aos sistemáticos ataques do gerenciamento de turno de Michel Temer/PMDB aos seus direitos.

Fonte. AND

TO: Judiciário e PM despejam camponeses em Palmeirante

Cerca de 18 famílias da comunidade Gabriel Filho foram despejadas de terras que ocupavam há dez anos no município de Palmeirante, Tocantins, no dia 17 de abril. Os camponeses abandonaram a área sob forte coerção de 15 policiais militares fortemente armados.

Fonte. AND






Nota da redação: Reproduzimos abaixo nota da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Norte de Minas e Sul da Bahia, que denuncia ataques e ofensas realizadas por latifundiários em conluio com a Polícia Militar do gerenciamento estadual de Fernando Pimentel/PT.

No dia 18 de abril 100 famílias, organizadas pelo MST, foram expulsas da Fazenda Bom Jesus a 5 km de Montes Claros em uma ação conjunta de bandos de latifundiários com cobertura da PM. A Fazenda que pertence à CODEMIG, do governo de Minas foi tomada depois das ameaças de despejo pela PM no Acampamento Alvimar Ribeiro em Francisco Sá, marcada para este domingo dia 22.

Fonte. AND

MG: PM despeja criminosamente camponeses em Vazante

Nota da Redação: Reproduzimos nota abaixo elaborada pelo Comitê de Apoio AND Norte de Minas, que denuncia o despejo dos camponeses que ocupavam a fazenda Veredinha, no município de Vazante, no noroeste de Minas Gerais, no dia 12 de abril.

Vazante/MG: PM de Fernando Pimentel/PT realiza mais uma reintegração de posse ilegal e criminosa

  Comitê de Apoio AND Norte de Minas

No dia 12/04/2018 foi mais realizada mais uma reintegração de posse ilegal e covarde contra os camponeses que ocupavam a Fazenda Veredinha, no município de Vazante, noroeste de Minas Gerais. 64 famílias, cerca de 300 pessoas, organizadas pela FNL – Frente Nacional de Luta Campo e  Cidade estavam desde o dia 20 de julho de 2017 no Acampamento José Beraldo.
Fonte. AND 
MG: PM age como capanga dos monopólios de monocultura de eucalipto em Grão Mogol



Nota da Redação: Reproduzimos abaixo nota do Comitê de Apoio à Luta pela Terra que denuncia a atuação de policiais militares do gerenciamento estadual de Fernando Pimentel/PT como capangas de monopólios da monocultura de eucalipto no município de Grão Mogol.

Norte de Minas: Grão Mogol/Vale das Cancelas

PM de Pimentel/PT trabalha como capangas dos monopólios de monocultura de eucalipto


Comitê de Apoio à Luta pela Terra

No último dia 19 de abril, um oficial de Justiça, acompanhado por policiais militares, tratores e caçambas, tentaram cumprir mais uma reintegração de posse ilegal contra as famílias do Acampamento Alvimar Ribeiro dos Santos, organizado pelo MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens e pela CPT - Comissão Pastoral da Terra, na área denominada como Buriti Pequeno na cidade de Grão Mogol.

Fonte. AND




Mais de 3 mil indígenas ocupam as principais ruas da capital do país, desde a manhã de hoje, em protesto contra os ataques realizados pelo gerenciamento de turno de Michel Temer/PMDB e para exigir a demarcação das terras indígenas em todo o país.

As seis faixas da via S2 do Eixo Monumental foram fechadas.

Fonte. AND






Dezenas de munduruku realizaram um protesto em frente ao Palácio da Justiça, sede do ministério da Justiça, em Brasília, na manhã de 24 de abril. Os indígenas exigiam a demarcação da Terra Indígena (TI) Sawré Muybu, situada entre os municípios de Itaituba e Trairão, no Pará 

Fonte. AND

PA: Manifestantes fazem ato em memória ao massacre de Eldorado dos Carajás
O dia 17 de abril foi marcado por manifestações que relembram os 22 anos do assassinato de camponeses na luta pela terra por policiais militares, em episódio que ficou conhecido como massacre de Eldorado de Carajás.

Fonte. AND