Saturday, June 23, 2018

BRASIL: NOTICIAS AGRARIAS

Clicar nos títulos para ver as notícias completa



O Advogado popular dos Fóruns e Redes de Cidadania (FeR), Dr. Iriomar Teixeira, militante de longa data e defensor dos direitos do povo camponês brasileiro está sofrendo uma ação na comissão de ética da Ordem dos Advogados do Brasil do estado do Maranhão (OAB-MA).

Fonte. AND

MA: Famílias resistem e ocupam latifúndio em Anajatuba

Na cidade de Anajatuba, localizada a 136 km da capital do Maranhão, São Luiz, camponeses da comunidade Perimirim resistem contra o latifúndio e o agronegócio desde o início do mês de junho. Dezenas de famílias acamparam por sete dias a entrada de uma grande quantidade de terras para evitar a entrada de um latifundiário local, que já estava loteando a área para vender. Ativistas camponeses do Fóruns e Redes de Cidadania de todo o Maranhão estiveram presentes para apoiar a luta e fortalecer a resistência.
O advogado popular e assessor jurídico dos Fóruns e Redes de Cidadania, Iriomar Teixeira, discursou no acampamento e em seguida foi realizada uma bonita marcha pelas ruas da comunidade.

Fonte. AND

Camponeses e indígenas do Pará reafirmam caminho da luta combativa


Camponeses, indígenas e organizações democráticas do Pará realizaram no final de maio e início de junho várias atividades em homenagem à resistência camponesa de Pau D’Arco, conforme definido pelo 2º Encontro Camponês do Sul e Sudeste do Pará, realizado em 7 e 8 de abril deste ano.

Fonte. AND

Camponeses ameaçados de despejo em Mato Grosso

O reacionário Poder Judiciário ameaça de despejo o Assentamento Nova Conquista II, com cerca de 200 camponeses. Algumas das famílias, para conquistarem o sagrado direito à terra, atuam em acampamentos desde 2001.

Fonte. AND

Acampamento Planalto Serra Dourada comemora 3 anos: 'Viva a Revolução Agrária!', conclamam
Camponeses do município de Canaã dos Carajás no Pará comemoraram 3 anos do combativo Acampamento Planalto Serra Dourada, no dia 14 de junho. Hoje o acampamento possui 700 famílias com significativa produção agrícola e animal, de acordo com nota enviada à nossa redação por apoiadores da luta pela terra vinculados às Brigadas Populares – Pará.

Fonte. AND