Monday, September 3, 2018

Notícias Agrárias Brasil: “Não vote, lute pela revolução!”

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

PA: Dirigente camponês é executado por pistoleiros

Com informações de nota da Comissão Pastoral da Terra Regional Pará

O dirigente camponês Juvenil Martins Rodrigues, conhecido como “Foguinho”, de 59 anos, foi assassinado a tiros na Vila Espírito Santo, antiga Cachamorra, localizada às margens da Rodovia 28, no município Redenção. no dia 1º de agosto. Os executores do crime foram dois homens em uma motocicleta, relata a Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Pará.


Fonte. AND

Mais de 100 famílias camponesas realizam grande manifestação em defesa de suas terras



RO: Camponeses denunciam repressão em reunião



No dia 9 de agosto a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia convocou e dirigiu uma reunião no Centro Político Administrativo (CPA) sob o nome Mesa de negociação permanente de ocupações urbanas e rurais – grupos envolvidos em conflito sócio-ambientais e agrários, em Porto Velho, para tratar das questões referentes à luta no campo no estado de Rondônia.  

Fonte. AND

Latifúndio dá calote de R$ 17 bilhões aos cofres públicos


No dia 10/08 os representantes diretos do latifúndio no Congresso Nacional, conhecidos como “bancada ruralista”, fizeram uma manobra e conseguiram perdão de dívida de cerca de R$ 17 bilhões, que deveria ser destinada aos cofres públicos. Um texto, que contém pautas já vetadas pelo Executivo, foi novamente colocado em questão.


Fonte. AND

Trabalhadores mantidos em condições de servidão em fazenda no Pará

O Ministério do trabalho divulgou, no dia 23 de agosto, os resultados de uma operação de resgate de 38 pessoas presas a regimes servis – o chamado “trabalho em condições análogas à escravidão”. A operação ocorreu numa área garimpeira nas proximidades do município de Jacareacanga, sudoeste do Pará. Os trabalhadores eram divididos em diversas frentes de trabalho e prometidos 15% do lucro da venda do ouro que encontravam.


Fonte. AND