Tuesday, October 30, 2018

Notícias Agrárias Brasil

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

RO: Missão de solidariedade em Seringueiras




Segundo apoiadores a Missão de Solidariedade ao Acampamento Enilson Ribeiro foi recebida com estrondosos aplausos e fogos de artifício quando chegou ao acampamento, no dia 18 de outubro. A Missão convocada pela Associação Brasileira de Advogados do Povo (Abrapo) e pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) teve como objetivo "impedir que o Estado de Rondônia seja palco de mais um grande massacre de camponeses", como divulgado em seu convite.  

Fonte. AND



Seringueiras: Abrapo e Cebraspo denunciam nova tentativa de massacre


Em convite à missão de solidariedade, a Abrapo e o Cebraspo fazem contundente denúncia de tentativa de violenta reintegração de posse no Acampamento Enilson Ribeiro, em Rondônia.

Fonte. AND

MT: Funcionários da Funai disparam contra protesto indígena e matam um

Um indígena foi morto por funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) no dia 10 de outubro, em frente à sede da mesma na cidade de Colniza, Mato Grosso.

Fonte. AND

Via decreto, governo cria ‘Força-Tarefa de Inteligência’

O Coordenador Geral da FTI será o ministro Sérgio Etchegoyen, Chefe do GSI; ele ficará encarregado de elaborar uma “Norma Geral de Ação”, que ainda não se sabe qual. Etchegoyen, quando assumiu o GSI nos primórdios do governo Temer, chegou a declarar que o foco das atenções no setor de inteligência de seu trabalho seria alguns movimentos populares, citando nomeadamente a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e outros – reforçando a suspeita do caráter político deste decreto e da subsequente FTI.

Fonte. AND 
 
AND visita Áreas Revolucionárias em Rondônia – Série especial sobre luta pela terra no estado



No início da segunda quinzena de outubro, membros do Comitê de Redação de AND visitaram quatro Áreas Revolucionárias apoiadas e organizadas pela Liga dos Camponeses Pobres no estado de Rondônia, no Norte do país. Foram visitadas as Áreas Revolucionárias Paulo Bento (município de Mirante da Serra), São Francisco (município de Ariquemes), o Acampamento Enilson Ribeiro e a Área Revolucionária Paulo Freire 4 (ambos no município de Seringueiras).

Fonte. AND

Companheiro José Pimenta, presente na luta!



Faleceu na última sexta-feira, 19 de outubro, o companheiro José Sales Pimenta, presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) e destacado defensor do direito do povo de lutar pelos seus direitos. 

Fonte. Resistência Camponesa 
Estudante é presa por denunciar crimes de policiais em Rondônia
O MFP – Movimento Feminino Popular repudia veementemente mais uma ação arbitrária da polícia militar de Rondônia: a prisão de uma estudante de direito durante uma manifestação na capital Porto Velho, no último dia 29 de setembro, porque ela denunciou crimes cometidos por policiais militares contra camponeses em luta pela terra. Os policiais se incomodaram com o fato de uma pessoa tornar público estes crimes, ainda que tudo o que ela falou foram fatos denunciados em inúmeras manifestações, atos e audiências públicas, fatos provados com vídeos, fotos e depoimentos de testemunhas  

Fonte. Resistência Camponesa