Monday, December 10, 2018

A NOVA DEMOCRACIA BRASIL: Terceiro Encontro de Partidos maoistas da Europa: avança a unificação em torno do maoismo



Foi realizado, em novembro de 2018, o Terceiro Encontro de Partidos e Organizações Marxistas-leninistas-maoistas da Europa. Estavam presentes o Comitê Bandeira Vermelha (Alemanha), Partido Comunista Maoista da França (PCmF), Tjen Folket – Liga Comunista (Noruega), Coletivo Bandeira Vermelha (Finlândia), Partido Comunista da Turquia/Marxista-Leninista e Movimento Popular Peru (Comitê de Reorganização).

A partir do Encontro, foram lançadas três resoluções conjuntas: a primeira, Resolução sobre o Terceiro Encontro de Partidos e Organizações Marxista-Leninista-Maoistas na Europa, a segunda Resolução de Solidariedade de Classe com as Guerras Populares pelo mundo e a terceira, Resolução para defender os presos políticos revolucionários e prisioneiros de guerra e aqueles desaparecidos pela reação, publicados no site Dem Volke Dienen (Servir ao Povo, em português).
As Resoluções afirmam de maneira firme e entusiástica o compromisso dos Partidos e Organizações pela unidade ideológica em torno do Maoismo e de lutar pela Conferência Internacional Maoista Unificada, a serviço da Revolução Proletária Mundial. E, creditam o avanço na Europa à iniciativa dos Partidos e Organizações Maoistas da América Latina, que realizou seu V Encontro em 2016 – marco para a reunificação dos comunistas do mundo, segundo declarações assinadas por estes partidos.

A exitosa conclusão do Terceiro Encontro representa outro marco no processo de unificação em curso por meio do debate teórico e ação conjunta. Baseados no marxismo-leninismo-maoismo, principalmente no maoismo, e em nossa luta por unidade ideológica em curso hoje – sempre ligada implacavelmente com a luta contra o revisionismo – vamos elevar nossos esforços a serviço da Revolução Proletária Mundial.”, sintetiza a Resolução sobre os avanços do Encontro.

Também tomam posição e enviam suas saudações aos presos políticos ao redor do mundo qualificando-os como inspiração. “Estes, que mantêm alto a posição de nossa classe, sua determinação de não sucumbir a traições putrefatas e sua posição inconciliável em suas lutas que os trouxeram à mira do inimigo são uma verdadeira inspiração para os revolucionários do mundo.”, saúdam.

Do mesmo modo, os Partidos e Organizações tomam posição e mandam saudações às guerras populares que estão sendo dirigidas por Partidos Comunistas no mundo. “Nas guerras populares do Peru, Índia, Turquia e Filipinas, ousando lutar e pagando a cota com seu precioso sangue, os camaradas se mantém na contínua luta para varrer o imperialismo da face da terra. Sua determinação inabalável para alcançar a Revolução de Nova Democracia com a principal e mais desenvolvida forma de luta de classes que é a Guerra Popular, para progredir ininterruptamente à revolução socialista, para então marchar para o comunismo por meio de revoluções culturais, é um luminoso farol para o proletariado internacional e povos do mundo.”, afirmam.