Saturday, February 23, 2019

Notícias Agrárias Brasil

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

MG: Plenária sindical convoca à resistência e luta contra as “reformas”

No dia 14 de fevereiro, 18 organizações reuniram-se na plenária sindical dirigida pelo STICBH – MARRETA e Sindicato dos Trabalhadores de Correios – SintectMG, em que foi debatida a necessária unidade de ação do movimento sindical contra as “reformas” antioperárias. 



Lama matou 350 pessoas para gerar superlucros a um punhado de acionistas. Bombeiros / Divulgação  
Camponeses da zona rural de Brumadinho fecharam a entrada de uma mina da Vale em protesto, no dia 13 de fevereiro, para exigir melhorias no transporte oferecido pela empresa após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, que matou aproximadamente 350 pessoas. Uma barricada com pneus de caminhões da empresa foram incendiados.  



O camponês William Miranda Cabeçoni é levado algemado pelas forças de repressão do velho Estado. Foto: G1  

O dirigente camponês William Miranda Cabeçoni foi preso no dia 18 de fevereiro, em Agudos, no estado de São Paulo. Cabeçoni é “suspeito de liderar invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)” na região do Borebi, de acordo com o monopólio de imprensa.  



Cerca de 120 camponeses residentes do distrito Vale das Cancelas, em Grão Mogol, no Norte de Minas, protestaram contra a instalação de uma mineradora na região. A manifestação bloqueou parte da BR 251 e percorreu ruas da região.  

Fonte. AND
PR: Velho Estado mantém latifundiário assassino impune

O portal Terra de Direitos denunciou que, há uma semana, no dia 14 de fevereiro, o latifundiário e conhecido financiador da pistolagem no Paraná, Tarcísio Barbosa de Souza, foi inocentado pelo reacionário Tribunal de Justiça (TJ) do estado pelo crime de assassinato do camponês Sebastião Camargo Filho, perpetrado no dia 7 de fevereiro de 1998.  

Fonte. AND