Friday, April 5, 2019

Notícias Agrárias Brasil

Clicar nos títulos para ver as notícias completa
Indígenas protestam em Rondônia

image.png
Povos indígenas de Rondônia realizam cortes de rodovias em pelo menos duas cidades do estado na última quarta-feira, 27 de março. Nos trechos da BR-364, em Porto Velho e Cacoal, os povos indígenas interditaram o tráfego, e em Ji-Paraná o protesto foi na sede da saúde indígena no município. 

Fonte. AND

Camponeses do Norte de Minas apoiam a campanha internacional pela liberdade do indiano Ajith

Em nova foto enviada à Redação de AND, camponeses pobres do Norte de Minas Gerais demonstram solidariedade à campanha internacional pela liberdade do preso político indiano Ajith e à Guerra Popular desenvolvida naquele país - sob a direção do Partido Comunista da Índia (Maoista). 

Fonte. AND

RS: Estudantes indígenas da UFSM protestam contra o desmantelamento da Sesai
image.png



OS ESTUDANTES DEBATERAM A IMPORTÂNCIA DA LUTA PELA SAÚDE INDÍGENA E DA RESISTÊNCIA DOS POVOS

Na quarta-feira (27/03), no auditório de núcleo de ações afirmativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi criado um espaço de debate entre estudantes indígenas e não indígenas, onde apresentou-se a estrutura da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), como a secretaria funciona, seus polos base, distritos sanitários, informações básicas e didáticas para mostrar em que acarretaria a transferência da gestão da saúde indígena para os municípios. 

Fonte. AND

PR: Indígenas acampam em frente à sede do governo

Na manhã de quinta-feira (28/03), cerca de 200 indígenas montaram acampamento em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do estado do Paraná, em protesto contra o fim da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a consequente municipalização da saúde indígena. 

Fonte. AND

2ª Plenária Sindical: Avançar na luta contra as reformas e pela Greve Geral de Resistência Nacional

Reproduzimos nota publicada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Belo Horizonte e Região (Marreta) no dia 29 de março e enviado à Redação de AND na mesma data. 

Fonte. AND

Rompimento de barragem em RO deixa mais de 100 famílias isoladas

No dia 29 de março, mais uma barragem se rompeu, dessa vez na cidade de Oriente Novo, distrito de Machadinho d'Oeste, em Rondônia. A barragem estava sob administração da Metalmig, que utiliza a região para a exploração da cassiterita. 

Fonte. AND

1500 acordos firmados entre Samarco e pescadores vítimas da tragédia de Mariana são modificados durante recesso judicial de fim de ano

PESCADORES AFETADOS PRETENDEM FAZER PROTESTOS NOS PRÓXIMOS DIAS CONTRA A DECISÃO

Três anos após a tragédia de Mariana, o descaso em relação às indenizações das vítimas parece não ter fim. Cerca de 1500 acordos entre a Renova e os pescadores foram modificados por decisão judicial da 12ª Vara Federal de Minas Gerais, durante o recesso judicial de fim de ano (27/12), e sem que nenhum dos pescadores interessados fosse ouvido. Isso porque depois de formalizar e assinar os acordos desde janeiro de 2018, a Samarco vinha pedindo à justiça a modificação do que havia se comprometido a pagar aos pescadores.

Fonte. AND