Friday, June 7, 2019

Notícias Agrárias Brasil:

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Estudantes indígenas estão sem ir à escola em Roraima
O ataque do novo gerenciamento de turno contra os povos indígenas continua pelos quatro cantos do país, e como não poderia deixar de ser, a educação é um dos principais alvos das criminosas ações de desconstrução do Estado brasileiro. Com a desculpa do anunciado “contingenciamento de recursos”, quase 18 mil estudantes indígenas ainda não puderam começar o ano letivo no estado de Roraima, e não há nenhuma perspectiva de que essa situação possa ser modificada. 

Fonte. AND
Latifúndio sofre mais uma derrota: Camponeses conquistam eletrificação na Área Revolucionária Renato Nathan (AL)
Reproduzimos na íntegra o texto publicado pelo jornal Resistência Camponesa no último dia 29 de maio e enviado à Redação de AND.

Após anos de dura luta, os camponeses da Área Revolucionária Renato Nathan, em Messias – Alagoas, conquistaram a instalação de energia elétrica para suas casas. Nesta área, que historicamente havia sido grilada pela Usina Utinga Leão, atualmente vivem centenas de famílias camponeses que sustentam uma das áreas mais produtivas do estado. A eletrificação da área, como parte da luta pela Revolução Agrária, é um importante passo para que as famílias camponesas possam melhorar suas condições de vida e aumentar sua produção, incentivando e apoiando materialmente outros camponeses para conquistarem também suas terras, destruindo o latifúndio palmo a palmo. .
Fonte. AND

MG: Ato público em Miravânia contra expulsão das famílias camponesas da Comunidade Olaria Barra do Mirador













MOVIMENTOS POPULARES, ENTIDADES SINDICAIS, INTELECTUAIS E VEREADORES REALIZAM ATO PÚBLICO EM MIRAVÂNIA CONTRA EXPULSÃO DAS FAMÍLIAS CAMPONESAS DA COMUNIDADE OLARIA BARRA DO MIRADOR
Desde fevereiro deste ano, os camponeses — apoiados pela LCP — têm resistido a mais uma injusta, arbitrária e ilegal tentativa de expulsão por meio de uma reintegração de posse insuflada pelo latifundiário grileiro Walter Arantes Santana, um dos nove sócios do monopólio varejista “supermercado BH”, que, recentemente, esteve preso por envolvimento em lavagem de dinheiro durante a “Operação Lava Jato”

Fonte. AND


RS: Aldeia indígena sofre com total descaso do velho Estado
















Indígenas que ocupavam áreas perto da rodoviária da cidade Santa Maria, após muito tempo de luta, conseguiram conquistar uma terra para si no interior da cidade. Entretanto, após a conquista da terra, no final do ano passado, a prefeitura, a Fundação NAcional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) se retiraram das suas responsabilidades com os povos, e os indígenas lá se encontram há quase meio ano sem água encanada, energia elétrica e uma estrada decente.  

Fonte. AND

PM agride estudantes indígenas e quilombolas em Brasília

Em mais uma demonstração de selvageria, a Polícia Militar (PM) do Distrito Federal atacou violentamente os estudantes indígenas e quilombolas que participavam de uma marcha em direção ao Ministério da Educação (MEC), no último dia 4 de junho, em Brasília. De acordo com o site Permanência Já, dos oito jovens que ficaram feridos, três foram hospitalizados.  


Fonte. AND