Thursday, July 11, 2019

Notícias Agrárias Brasil: Denúncia urgente: Criminosa reintegração de posse contra famílias camponesas da Comunidade Olaria Barra do Mirador (MG)

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Luzivaldo é inocente! Luzivaldo é perseguido político!
Carta Aberta

Aos camponeses da Área São José da Boa Vista

Aos camponeses e ao povo de Campina Verde e Ituiutaba

No último dia 18 de junho de 2019, foi realizada no Fórum de Campina Verde uma audiência de conciliação da Vara de Conflitos Agrários. O Juiz desta Vara, Walter Zwicker Esbaille Júnior, convocou esta audiência no dia 20 de maio de 2019. Não foi possível alcançar a necessária conciliação pela postura intransigente dos advogados do latifundiário. O Ministério Público propôs que a liminar fosse suspensa, e que o processo seguisse até o julgamento do mérito. O juiz ainda vai decidir.

Fonte. Resistência Camponesa

BA: Camponeses em luta pela terra botam 'seguranças' para correr; assista o vídeo






















Seis carros incendiados e um “segurança” ferido; criminalização dos camponeses sem terra que se defenderam de modo legítimo; inquérito policial e ampliação do latifúndio. Esse foi o resultado de um ataque de “vigilantes patrimoniais” a um grupo de pequenos agricultores despejado da Fazenda Esperança e Mutum, no distrito de Barrolândia, zona rural de Belmonte, no extremo Sul baiano. 

Fonte. AND

TO: Protesto exige asfalto na Zona Rural de Palmas































No início da manhã desta segunda-feira, 1º de julho, moradores do setor Sonho Meu ergueram uma barricada de pneus em chamas durante um protesto que exigiu asfalto em uma área de loteamentos no norte da cidade de Palmas, capital do Tocantins.

Fonte. AND

Denúncia urgente: Criminosa reintegração de posse contra famílias camponesas da Comunidade Olaria Barra do Mirador (MG)




















Residência camponesa é destruída durante reintegração

NORTE DE MINAS: CRIMINOSA REINTEGRAÇÃO DE POSSE CONTRA MAIS DE 50 FAMÍLIAS CAMPONESAS DA COMUNIDADE OLARIA BARRA DO MIRADOR/MIRAVÂNIA

Na madrugada desta terça-feira, dia 9 de julho, uma grande operação envolvendo mais de 100 policiais militares fortemente armados expulsou e destruiu as casas das famílias da Comunidade Olaria Barra do Mirador, localizada no município de Miravânia, no Norte de Minas Gerais. A decisão pelo cumprimento da injusta, ilegal, ilegítima e criminosa reintegração foi assinada pelo Sr. Walter Zwicker Esbaille Júnior, juiz da Vara Agrária de Conflitos Agrários do estado.

Fonte. AND

Povos indígenas se unem contra ataques do governo de Bolsonaro e dos generais


























Vinte e seis aldeias do povo Apinajé participaram do encontro. Foto: Laudovina Pereira/Cimi (Goiás-Tocantins) 

Com o objetivo de debater a situação política nacional e encaminhar ações em defesa dos direitos dos povos indígenas frente às ameaças do gerenciamento de Jair Bolsonaro – tutelado pelo Alto Comando das Forças Armadas – foi realizado, no município de Tocantinópolis (TO), o Encontro de Lideranças e Caciques do Povo Apinajé. 

Fonte. AND

Pataxós atingidos pela Vale sofrem incêndio criminoso em Minas Gerais

























Com informações do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Entre os dias 6 e 7 de julho, a tribo Pataxó do município de São Joaquim de Bicas, em Minas Gerais, que já havia sofrido com o crime da Vale em Brumadinho, foi alvo de um incêndio criminoso.

Fonte. AND