Friday, August 9, 2019

NOTICIAS AGRARIAS BRASIL: Liga dos Camponeses Pobres lança nota nos 24 anos da heroica resistência de Corumbiara

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

MS: 'O que resta para nós enquanto povo é romper a cerca que nos separa de nossos territórios', clama liderança indígena Terena



image.png

Em entrevista ao Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia de Campo Grande (MS), concedida durante o 71º encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), liderança indígena Terena fala sobre as principais organizações de base de seu povo, o processo das retomadas dos territórios tradicionais e o caminho da luta que se traça frente ao governo Bolsonaro, tutelado pelo Alto Comando das Forças Armadas reacionárias. 

Fonte. AND

RO: Camponeses são ameaçados de despejo e morte em Rondônia

Camponeses do assentamento Flor do Amazonas estão sobre ameaça judicial de despejo após decisão da justiça estadual de Rondônia. O mandado de reintegração foi entregue pelo oficial no dia 17 de julho, com a informação de que a decisão deveria ser cumprida até 24 de julho. O assentamento fica no município de Candeias do Jamari. 

Fonte. AND

Saúde Indígena: Protesto e ocupação trazem vitórias

Após 21 dias de ocupação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em Brasília e em escritórios do órgão em vários estados, por centenas de índios, a gerência fascista de Jair Bolsonaro e Alto Comando das Forças Armadas (ACFA) cedeu. As maiores exigências das tribos foram atendidas, através da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), principalmente o transporte de emergência para índios(as) doentes. 

Fonte. AND

Liga dos Camponeses Pobres lança nota nos 24 anos da heroica resistência de Corumbiara

Cerca de 600 famílias camponesas ocuparam a fazenda Santa Elina, em Corumbiara, em 1995 

No último dia 7 de agosto de 2019, o jornal Resistência Camponesa publicou uma nota da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) de Rondônia e Amazônia Ocidental intitulada Viva a Heroica Resistência Camponesa de Corumbiara, pela passagem dos 24 anos deste importante fato ocorrido no dia 9 de agosto de 1995, no estado de Rondônia.

Fonte. AND

Terras são devolvidas ao latifúndio após suspensão da ‘reforma agrária’






















Covas de camponeses assassinados na chacina de Pau D’Arco, no Pará. Foto: Mario Campagnani/Justiça Global 

Logo que assumiu o governo federal, no início de 2019, Bolsonaro e os generais anunciaram a paralisação formal dos já falidos programas de “reforma agrária” e de demarcação de terras quilombolas, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), dando cabo a uma de suas inúmeras promessas de campanha feitas aos latifundiários. Segundo o Incra, há 250 processos de reforma agrária e 1,7 mil processos para demarcação de terras que estão a espera, sem resolução, bem como incontáveis processos que sequer foram abertos devido à suspensão federal.

Fonte. AND

Assentamento é atacado brutalmente por pistoleiros no sul da Bahia






















Casas incendiadas por pistoleiros no assentamento Nova Esperança. Fotos: Reprodução/TV Santa Cruz 

O assentamento Nova Esperança, localizado no município de Santa Cruz de Cabrália (sul da Bahia), foi invadido por pistoleiros na madrugada de 2 de agosto. Eles agrediram vários moradores, incluindo idosos e crianças, e incendiaram casas e barracos dos camponeses, tentando executar um despejo forçado e ilegal. 

Fonte. AND