Monday, September 16, 2019

NOTICIAS AGRARIAS BRASIL: Amazônia Legal: extrema-direita pede ocupação militar permanente

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Amazônia Legal: extrema-direita pede ocupação militar permanente

Elementos da extrema-direita defenderam, nos últimos dias, uma maior e mais ampla ocupação militar da Amazônia. Dentre eles estão o guru bolsonarista, Olavo de Carvalho.

“Na Amazônia ninguém sabe o que se passa”, e prossegue, sugerindo: “A única solução é o que o Bolsonaro diz: mandar o Exército para lá. O resto não adianta”. “Aquilo tem que ser ocupado militarmente”, dispara.
Fonte. AND

AM: Mulheres indígenas realizam ato contra queimadas do latifúndio



























Mulheres indígenas de diversas etnias do Amazonas realizaram um ato, no último dia 5 de setembro, no Centro de Manaus, contra o “Dia do fogo”, uma ação política dos latifundiários bolsonaristas para o avanço da militarização e do agronegócio no estado. A programação do ato contou com diversas  atividades culturais e venda de artesanatos. A organização foi realizada pela Rede das Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas – Makira-Êta (Rede Estrela, em Tupi e em Tikuna). 

Fonte. AND

Incêndios criminosos colocam em risco a vida de camponeses no sul do Pará
VIOLÊNCIA CONTRA CAMPONESES AUMENTA NO PARÁ E ESTADO SE NEGA A OUVIR AS VÍTIMAS

Indivíduos incendiaram barracos e pastos na área que compreende o acampamento Ouro Verde, em Santana do Araguaia, Pará, no dia 30 do último mês de agosto. Segundo os camponeses, tal ação é uma tentativa de intimidar os trabalhadores, colocando em risco a vida das famílias que ali vivem. O fogo se alastrou e já atingiu área de mata, bem como já destruiu parte do cultivo realizado, fonte de subsistência das famílias.

Fonte. AND
Governo avança com o projeto imperialista de ocupação da Amazônia

Segundo dados levantados pelo The Intercept, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), com o objetivo de vender terras e avançar com o latifúndio (agronegócio) na Amazônia, contratou a InterAmerica Group, uma empresa de lobby sediada em Washington, para lhe representar em reuniões no congresso e agências federais americanos. 

Fonte. AND