Saturday, October 12, 2019

NOTICIAS AGRARIAS BRASIL: PE: Fazenda de cana-de-açúcar usava trabalho escravo infantil em Condado

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Despejos ameaçam retomadas indígenas no Mato Grosso do Sul



















Guarani e Kaiowá exigem demarcação de suas terras, 2017  

Reproduzimos na íntegra a nota do Comitê de Solidariedade aos Povos Indígenas (Mato Grosso do Sul) enviado à Redação do jornal A Nova Democracia.
 Nós, o Comitê de Solidariedade aos Povos Indígenas, viemos por meio desta nota denunciar o iminente risco de despejo das retomadas, localizadas na TI Dourados Amambaipegua I. A ordem de Reintegração de Posse, correndo desde agosto, visa retirar de suas ocupações tradicionais cerca de 200 famílias e entregá-las aos latifundiários.


Um protesto de indígenas e estudantes nas dependências do Instituto Federal de Rondônia (campus Calama), na capital Porto Velho, foi reprimido por policiais militares armados com metralhadoras, no último dia 4 de outubro. Os agentes da Força Tática e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) xingaram, agrediram, ameaçaram e impediram os presentes de se manifestar, mesmo sendo proibida a presença dessas forças em ambiente acadêmico.  

Fonte. AND

PA: Incra se recusa a negociar com camponeses e manda PM reprimi-los























O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Marabá (Pará), em uma semana, cancelou duas reuniões seguidas que haviam sido marcadas para negociar com camponeses em luta por terra e, após estes ocuparem o prédio do Instituto indignados no dia 1º de outubro, enviou agentes da Polícia Militar (PM) e a Polícia Federal (PF) para reprimir e expulsar os manifestantes.  

Fonte. AND

PE: Fazenda de cana-de-açúcar usava trabalho escravo infantil em Condado






















No dia 3 de outubro, dois adolescentes com idades entre 14 e 16 anos foram flagrados trabalhando sob condições insalubres e precárias no corte de uma plantação de cana-de-açúcar em um latifúndio semifeudal chamado Engenho Jangadeiro, em Condado (interior de Pernambuco), durante uma ação de agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT).  

Fonte. AND

MS: Indígenas conquistam ônibus escolar após três dias de protestos

Estudantes universitários indígenas moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru bloquearam, por três dias, a rodovia MS-156, no trecho que liga os municípios de Dourados e Itaporã. A motivação do protesto, que iniciou-se no dia 1º de outubro, foi a falta de ônibus para transporte de universitários residentes na Reserva Indígena. 

Fonte. AND

MT: Famílias camponesas são despejadas na região de Nortão

No dia 1º de outubro, a Polícia Militar (PM) invadiu um acampamento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e despejou as famílias que nele viviam e trabalhavam, em uma ação incoerentemente ostensiva, contando com cerca de 20 agentes da Força Tática. 

Fonte. AND