Monday, November 11, 2019

NOTICIAS AGRARIAS BRASIL: MA: Incêndio criminoso atinge Terra Indígena Arariboia, onde líder foi assassinado

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

MS: Ataque criminoso ao território indígena Ñu Vera, em Dourados


No dia 4 de novembro, o território de retomada indígena Ñu Vera foi atacado por pistoleiros de grileiros que invadem territórios tradicionais no Mato Grosso do Sul. O crime, que ocorreu na cidade de Dourados, deixou um guarani kaiowá ferido com balas de borracha no tórax, ombro e cabeça. Além disso, foram também queimados os barracos onde viviam os indígenas. 

Fonte. AND


Guardiões da Floresta sofrem emboscada e líder guajajara é assassinado no Maranhão

Paulino Guajajara. Foto: Sarah Shekner/Survival International 
No último dia 2 de novembro, em artigo intitulado Indígenas Guardiões da Floresta foram emboscados na selva maranhense, a página da Rádio Mutirão, no texto assinado por Vito Ribeiro, denunciou que, no dia 01/11, "começaram a chegar áudios e notícias no celular de que indígenas – enquanto caçavam na mata – haviam sofrido uma emboscada de madeireiros ilegais". 

Fonte. AND

MG: A resistência camponesa em Januária contra a monocultura de eucalipto

























Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2019, ocorreu, no distrito de São Joaquim, município de Januária, Norte de Minas Gerais, o II Encontro das Comunidades Veredeiras do Norte de Minas Gerais [1], realizado pela Associação Central das Comunidades Veredeiras, evento que contou com o apoio da Articulação Rosalino e do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA). 

Fonte. AND

Bando armado ataca camponeses na área Bacuri

Desde o início do mês de outubro famílias camponesas da área Bacuri, linha C-105 no município de Rio Crespo, vem sofrendo com ameaças e ataques de pistoleiros. 

Fonte. Resistência Camponesa

MA: Incêndio criminoso atinge Terra Indígena Arariboia, onde líder foi assassinado

Um incêndio criminoso de grandes proporções atinge a Terra Indígena Arariboia, no Maranhão, onde, como noticiado pelo AND, o líder indígena Paulo Paulino Guajajara foi brutalmente assassinado com um tiro no rosto em uma emboscada promovida por madeireiros. 


Fonte. AND