Thursday, November 21, 2019

NOTICIAS AGRARIAS BRASIL: PELO FIM DOS CRIMES DO LATIFUNDIO! LCP

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Vídeo completo - LCP e Vladimir Safatle discutem luta revolucionária no Brasil

Vídeo completo do debate ocorrido na UERJ no dia 22 de outubro com o tema Balanço das lutas de 2019 e perspectivas: sob um ponto de vista revolucionário. O evento, organizado pelo jornal A Nova Democracia, contou com a presença do filósofo e professor da USP, Vladimir Safatle, e de representantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), da Liga Operária, do Movimento Feminino Popular (MFP) e do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR). 

Fonte. AND

Comunidades da Baixada Maranhense exigem a soltura de presos políticos e a retirada de cercas criminosas

Reproduzimos na íntegra o texto divulgado pelo site Diário de Luta sobre a manifestação ocorrida no Maranhão no último dia 14 de novembro em defesa da liberdade dos presos políticos do governo reacionário de Flávio Dino/PCdoB.
 
Fonte. AND


Movimentos denunciam ataques aos camponeses e povos indígenas


Reunidos no início de novembro em Santarém (PA), durante o seminário Amazônia: territórios de lutas e resistência, movimentos populares da região amazônica emitiram a Carta dos Povos da Amazônia, onde reafirmam o compromisso de defesa coletiva de seus territórios e fazem denúncias. 

Fonte. AND

MG: Moradores bloqueiam linha férrea em protesto contra a Vale em Brumadinho
Na manhã de 19 de novembro, moradores do município de Brumadinho, no estado de Minas Gerais, onde ocorreu o criminoso rompimento da barragem de Córrego do Feijão em janeiro deste ano, bloquearam a linha férrea da empresa Vale durante uma manifestação contra a mineradora. 

Fonte. AND

Para 'adiar o fim do mundo': os literatos de cocar (Parte 2)

Dissemos na Parte 1 desta matéria que enquanto o fascismo bolsonarista prega o ódio ao saber, ao trabalho intelectual, à pesquisa e à palavra escrita, os povos indígenas brasileiros trilham um caminho oposto e luminoso: estão registrando sua sabedoria em livros, como aquele que foi um dos mais procurados na última Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP): Ideias para adiar o fim do mundo, de autoria de Aílton Krenak. 

Fonte. AND