Friday, January 17, 2020

NOTICIAS AGRARIAS BRASIL: Camponeses e povos tradicionais da Amazônia adoecem com as queimadas causadas pelo latifúndio

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

MS: Com apoio da polícia, latifúndio usa ‘caveirão’ para atacar território indígena

Na madrugada de 16 de janeiro, um trator blindado conhecido como “caveirão”, a mando do latifúndio, passou por cima de oito moradias do povo Guarani Kaiowá. O ataque aconteceu na área de retomada Nhu Vera, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Fonte. AND

O Incra e a expulsão de um pequeno agricultor de sua terra

Um dos conflitos agrários mais tensos de Rondônia envolve 31 mil hectares de terras da União na zona rural de Candeias do Jamari e foi gestado, segundo as autoridades consultadas pela Agência Pública, com a ajuda do Incra, o órgão agrário que deveria democratizar o acesso à terra no país e mediar os conflitos no campo.

Fonte. AND

AM: Crianças indígenas morrem em Atalaia do Norte por falta de saneamento

Durante os meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020, seis crianças vieram a óbito no Vale do Javari, na cidade de Atalaia do Norte, distante cerca de 1.136 quilômetros de Manaus. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 4 mil indígenas de diversos povos moram no município e lá está localizada a maior reserva de indígenas sem contato com povos não indígenas. A maioria das crianças são da etnia Kanamary, oriundas de aldeias situadas no rio Itacoaí.

Fonte. AND

Povo consome água contaminada pelo agronegócio em 90% do PR

Amostras de águas coletadas pelas empresas de abastecimento em todo o Paraná no período de 2014 a 2017 apontam a contaminação da água por uma mistura dos mais variados agrotóxicos, muitos deles proibidos em vários países devido às diversas doenças que ocasionam. A contaminação atinge 90% dos municípios do estado. 

Fonte. AND

Camponeses e povos tradicionais da Amazônia adoecem com as queimadas causadas pelo latifúndio

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), publicado em revistas científicas, aponta que a fumaça das queimadas na Amazônia provocaram prejuízos aos camponeses e povos tradicionais. Não só aumentam as internações por doenças respiratórias, como também aumenta as taxas de câncer e outras doenças. 

Fonte. AND