Wednesday, March 11, 2020

Notícias Agrárias Brasil: aPrograma 'Um se divide em dois #1' - Luta pela terra com a participação da LCP

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

aPrograma 'Um se divide em dois #1' - Luta pela terra com a participação da LCP
UM SE DIVIDE EM DOIS #1 - Áudios da Pistolagem, Militarização do campo, a nova Lei de Terras e a Revolução Agrária, participação da Liga dos Camponeses Pobres (LCP)
Neste programa UM SE DIVIDE EM DOIS - Análises da Atualidade, teremos a presença do companheiro Professor, representante da Comissão Nacional da Liga dos Camponeses Pobres que tratará da denúncia feita pelo site Resistência Camponesa, de áudios que demonstram a ligação criminosa da PM e da pistolagem, onde até munições eram vendidas para os paramilitares; sobre a demagógica nova Lei de Terras; também será tratado sobre os avanços da Revolução Agrária e da luta pela terra em geral.

Fonte. AND
MA: Camponeses resistem a expulsão promovida por monopólio e Flávio Dino/PCdoB
No dia 19 de fevereiro os moradores mais antigos da comunidade Cajueiro, na zona rural de São Luís no Maranhão, receberam uma nova ordem de despejo que favorece um monopólio do social-imperialismo chinês financiador da campanha eleitoral do governador Flávio Dino/PCdoB.

Fonte.  AND

MA: Camponeses da Baixada realizam ato reafirmando a luta pela terra
No dia 19 de fevereiro, centenas de camponeses realizaram em Arari, Baixada maranhense, uma grande manifestação contra o cercamento dos campos públicos e em defesa do direito de lutar.

Fonte. AN
GO: Famílias são ameaçadas de despejo a pedido de mineradoras em Catalão
A mineradora Mosaic/Vale Fertilizantes S/A teve acatado pelo judiciário o pedido de despejo de pelo menos cinco das 25 famílias da comunidade Macaúba, localizada no município de Catalão (GO), para aprofundar a extração de nióbio e fosfato. 

Fonte. AND
BA: Latifúndio improdutivo que já foi usado por tráfico é retomado por camponeses
Cerca de 60 famílias camponesas retomaram, no dia 26 de fevereiro, a fazenda Queimadas de Itiano, localizada em Cafarnaum, na Bahia. No local havia sido apreendidos cinco toneladas de maconha e já havia sido também ocupada pelos camponeses. 

Fonte. AND

MS: Em carta aberta Munduruku denunciam o terror da Operação “Eldorado” e lutam por justiça
Entre os dias 11 a 14 de fevereiro ocorreram em Itaituba quatro audiências iniciais que trataram do assassinato do líder indígena Adenilson Kirixi Munduruku, que aconteceu nas Terras Indígenas (TI) Kayabi e Munduruku, divisa do Pará com Mato Grosso em 2012. Diante de um grande contingente do aparato de repressão os Munduruku exigiram justiça.

Fonte. AND.