Friday, September 4, 2020

Estudos Agrários Brasil: Vídeo Camponeses tomam todas as terras da antiga Fazenda Santa Elina image.png

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa


Vídeo: Camponeses tomam todas as terras da antiga Fazenda Santa Elina

Reproduzimos vídeo veiculado pelo jornal Resistência Camponesa sobre a tomada das últimas terras de Santa Elina que ocorreram 25 anos após a histórica Batalha de Corumbiara.  



Famílias camponesas que tomaram uma das últimas terras da antiga Fazenda Santa Elina no último dia 16 de agosto realizaram uma marcha pela área ocupada após a realização de assembleia no acampamento.

A manifestação, realizada na principal entrada do Acampamento Manoel Ribeiro, dois dias depois da ocupação, foi marcada pela animação e combatividade.

Os camponeses entoaram várias palavras de ordem, que aponta o caminho para solução da crise em todo o pais: avançar na organização e luta por tomar todas as terras do latifúndio.

Erguendo bem alto as bandeiras vermelhas, além de machados, foices, facões e enxadas – seus instrumentos de trabalho – os camponeses mostraram organização e disposição de luta.

Com a ocupação do latifúndio Fazenda Nossa Senhora, os camponeses erguem o Acampamento Manoel Ribeiro, nome dado em homenagem ao vereador que foi assassinado por pistoleiros na porta de sua casa, em Corumbiara, pouco tempo após o chamado “Massacre de Corumbiara”. Conhecido como Nelinho, Manoel havia apoiado as famílias acampadas na Fazenda Santa Elina durante toda a ocupação em 1995.

Bem na entrada do Acampamento Manoel Ribeiro, junto à uma grande faixa saudando os 25 anos da Heroica Resistência Camponesa de Corumbiara pode ser visto um estandarte com a foto do Nelinho, exibida junto às imagens dos demais lutadores que verteram seu sangue pela conquista da terra para quem nela trabalha.

MG: Destruição de lavouras no Quilombo Campo Grande prossegue em conluio com o latifúndio

Após o covarde despejo do Quilombo Campo Grande ocorrido em meados de agosto, o reacionário governador de Minas Gerais, Romeu Zema promove arrasamento das terras em conluio com o latifúndio.

Fonte. AND

https://youtu.be/GUUEDZobCXw



-- 
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias