Thursday, January 14, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: Camponeses denunciam ameaças e perseguições cometidas pela polícia nas terras da antiga Fazenda Santa Elina

Clicar nos títulos para ver as notícias completa 


Ato público denuncia a criminalização e violência contra Camponeses, Indígenas e Quilombolas em Rondônia

Um ato público organizado no dia 6 de janeiro de 2021 pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO) e Associação Brasileira dos Advogados do Povo (ABRAPO) foi realizado em Porto Velho/RO e denunciou uma série de violações contra populações camponesas, indígenas e quilombolas em Rondônia. O ato ocorreu no Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (SINDSEF-RO), que apoiou a iniciativa, e reuniu inúmeras organizações populares, advogados, ativistas, intelectuais, pesquisadores da UNIR e IFRO.

Fonte. AND
Camponeses denunciam ameaças e perseguições cometidas pela polícia nas terras da antiga Fazenda Santa Elina

 



Operação policial movida contra Acampamento Manoel Ribeiro. Foto: Resistência Camponesa.  

Recebemos nova denúncia grave do site Resistência Camponesa tratando de perseguições, ameaças e apreensões feitos pela forças repressivas (Polícia Ambiental, Polícia Militar e Força Nacional) à serviço do latifúndio no estado de Rondônia. Segue ela na íntegra:

Fonte. AND
MS: Trabalhadores da saúde indígena são demitidos em meio a pandemia
Dezessete trabalhadores da saúde indígena do Polo Base de Dourados, localizado no Mato Grosso do Sul, foram demitidos em meio a pandemia e três aguardam finalização de processos internos.  

Fonte. AND
Latifundiários colocam Doria contra a parede por isenção no ICSM; governador recuou
Latifundiários do estado de São Paulo pressionaram o governador João Doria (PSDB) a suspender as mudanças que o mesmo fez no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e serviços (ICMS) aumentando o preço da tarifa e retirando o benefício da isenção.


 
Protesto promovido por estudantes contra a política de aprofundamento da subjugação nacional sob a consigna "Vale Assassina e Terrorista!", maio de 2019. Foto: Banco de dados AND.  

A mineradora Vale S.A. em conluio com a prefeitura de Brumadinho, cidade localizada em Minas Gerais, ameaça expulsar cerca de 70 famílias moradoras da comunidade de Pires para construir obras com finalidade de “compensar os atingidos” pelo crime ocorrido em janeiro de 2019, com o rompimento da barragem de Córrego do Feijão.  



Na imagem da esquerda para direita, corpo de Jarbas Teixeira de Sena, foto do mesmo em vida e foto de Cristiano Rezende Exterkotter. Ambos assassinados a mando do latifúndio. Foto: Resistência Camponesa.  

Reproduzidos denúncias emitidas pelo Jornal Resistência Camponesa, sobre ameaças e tentativa de assassinato a mando do latifúndio contra um camponês morador da Área Bacuri, em Rondônia.  

Fonte. AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias