Friday, May 20, 2022

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: PA: Camponeses do acampamento Quintino Lira ocupam latifúndio e confiscam máquinas

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa 


MS: Indígenas e camponeses lutam contra fechamento de cursos na UFGD



Estudantes da UFGD denunciam o interventor Lino Sanabria, escolhido por Bolsonaro para reitoria da Universidade. Foto: Banco de Dados AND

No dia 10 de maio, estudantes e professores da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) organizaram um ato contra o fechamento dos cursos do seu departamento. O risco de fechamento é iminente e o reitor interventor Lino Sanabria disse que “o orçamento é zero” para esses cursos.  




Maquinário usado pelo latifúndio para destruir roças é confiscado por famílias camponesas. Foto: MST
No dia 12 de abril, famílias camponesas do acampamento Quintino Lira ocuparam a Fazenda Cambará, que incide em terras da União localizadas na Gleba Pau de Remo e se localiza no município Santa Luzia localizado no estado do Pará, confiscaram maquinários em ato de protesto e de denuncia dos ataques promovidos pelo latifúndio.

Fonte.  AND
ES: Pescadores bloqueiam trilhos em protesto contra a Vale



Camponeses interditam via de trem em protesto contra Vale. Foto: Reprodução
No dia 13 de abril, dezenas de camponeses que trabalham com a pesca atingidos pelo rompimento criminoso da barragem da mineradora monopolista Samarco/Vale/BHP-Billiton, realizaram um protesto exigindo o pagamento imediato das indenizações. Durante o ato, os trabalhadores bloquearam linhas de trem interditando o trecho de Timbuí, em Fundão, região metropolitana de Espírito Santo (ES).

Fonte.  AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias