Monday, December 3, 2018

A NOVA DEMOCRACIA BRASIL: 84 anos do natalício do Presidente Gonzalo


3 de dezembro de 1934 – Nasce Abimael Guzman Reynoso, o Presidente Gonzalo, maior marxista-leninista-maoista vivo na face da terra, chefatura do Partido Comunista do Peru (PCP) e da Revolução Peruana.
Sua forja como comunista começa quando ingressa na faculdade e inicia seus estudos sobre o marxismo para, pouco tempo depois, integrar-se no Partido Comunista que, à época, estava tomado pelo revisionismo.
Em 1962, ele viaja a Ayacucho (povoado agrário nos andes peruanos) e, estudando a realidade objetiva do Peru, compreende o peso do campesinato e seu papel como força principal na revolução de seu país. A partir daí, passa a se dedicar exclusivamente à militância do partido e atenta seus estudos para os escritos e ensinamentos do Presidente Mao Tsetung e sua luta contra o revisionismo.
Após duras lutas de duas linhas no seio do partido e seu avanço, Gonzalo passa a clandestinidade e passa a desenvolver a fração vermelha marxista-leninista-pensamento mao tsetung que leva adiante a reconstituição do Partido. Em 1979, o PCP culminar sua reconstituição e, em 17 de maio de 1980, sob a direção pessoal do Presidente Gonzalo, é desatada a guerra popular no peru.
Foi no processo da guerra popular no Peru que o maoismo foi sintetizado como terceira, nova e superior etapa do marxismo. Além de sintetizar o maoismo, o Presidente Gonzalo legou aportes de validez universal para a revolução proletária mundial, tais como a necessidade da militarização do partido comunista e da construção concêntrica dos três instrumentos, a tese da necessidade da chefatura e do pensamento-guia na revolução de cada país.
O dia 3 de dezembro é também o Dia do Exército Guerrilheiro Popular (EGP). Foi nesta data, em 1979, durante a I Conferência Nacional dirigida pessoalmente pelo Presidente Gonzalo, que foram estabelecidos os pilares, estratégia e a tática, além da própria fundação do EGP.