Friday, December 14, 2018

NOTICIAS AGRARIAS BRASIL:

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

PB: Dois dirigentes camponeses executados por bando paramilitar

Dois dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram mortos por um grupo paramilitar no acampamento Dom José Maria Pires, em Mata Redonda, Paraíba, dia 8 de dezembro. Vários homens encapuzados invadiram a área e realizaram a execução sumária de José Bernando da Silva e de Rodrigo Celestino.

Fonte. AND

RO: Após sete anos de enganação, Área São Francisco é despejada pelo Incra

Chegou à redação de AND relato de camponeses denunciando a criminosa reintegração de posse da Área Revolucionária São Francisco, próxima aos municípios de Ariquemes e Rio Crespo, em Rondônia. A reintegração ocorreu no dia 5 de novembro, por tropas da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do estado. Uma camponesa, em entrevista ao AND, afirmou que o despejo ocorreu em nome de um latifundiário chamado Sebastião, que é grileiro de terra pública. Ele foi também o responsável pelo processo que resultou no despejo da mesma área, em 2012.

Fonte.AND


Indígenas e ativistas da luta do campo fizeram um ato no centro da capital de Rondônia, Porto Velho, no dia 30 de novembro. A atividade reuniu dezenas de pessoas e teve várias intervenções no microfone com denúncias sobre os ataques aos direitos dos povos indígenas. 

Fonte. AND 

MG: Comunidades tradicionais do Rio São Francisco sob ataque

Uma nota, assinada por 29 entidades, repudiou o súbito cancelamento das demarcações de terras de comunidades tradicionais nas barrancas do Rio São Francisco no Norte de Minas Gerais; a nota foi publicada no dia 5 de dezembro. 

Fonte. AND

CE: Mais de 30 famílias camponesas despejadas pela PM

Cerca de 30 famílias tiveram suas casas, sua produção e quase todos os seus pertences derrubados por tratores no acampamento Zé Wilson, no município de Lavras do Mangabeira, Ceará. A pequena comunidade amanheceu no dia 6 de dezembro cercada por viaturas da Polícia Militar, acompanhadas por advogados representando os supostos proprietários.  

Fonte. AND