Friday, March 1, 2019

Notícias Agrárias Brasil: Dirigente indígena executado dentro de casa

Clicar nos títulos para ver as notícias completa
O mito do esvaziamento demográfico do campo brasileiro

Quando atualmente se fala da importância e necessidade de realização de uma Revolução Agrária no Brasil, revolução que liquide com o latifúndio semifeudal e distribua as terras para os camponeses pobres sem terra ou com pouca terra produzirem, se esbarra no mito do esvaziamento demográfico do campo brasileiro, uma ideia falsa que gera descrença nesta revolução.


Na manhã desta segunda-feira, 25 de fevereiro, dezenas de camponeses bloquearam a BR-251, na região de Ilhéus, no sul do estado da Bahia, em manifestação contra a péssima condição da estrada. Segundo a imprensa local, 80 pessoas participaram do ato.  

Fonte. AND

MT: Dirigente camponês de Colniza denuncia ameaças de morte

O camponês Derisvaldo de Sá, presidente da Associação Gleba União, tem sofrido uma série de atentados e ameaças de morte, segundo denunciou a Ponte Jornalismo, no dia 21 de fevereiro, em seu portal. A associação tem forte atuação na luta camponesa em Colniza, no estado do Mato Grosso.  


Dezenas de policiais militares de três batalhões diferentes empreenderam uma covarde reintegração de posse contra cerca de três famílias camponesas no município de Pimenta Bueno, Rondônia, no dia 19 de fevereiro. A ação contou ainda com a presença de bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal. As famílias tomaram e ocupavam as terras de um latifúndio improdutivo da região, para nele produzirem e viverem.  

Fonte. AND
AM: Dirigente indígena executado dentro de casa

Francisco Pereira, cacique da etnia Tukano e dirigente de cerca de 40 aldeais e ocupações indígenas, foi executado a tiros dentro de sua casa na ocupação Urucaia, no Bairro Nova Cidade, em Manaus, capital do estado do Amazonas.  

Fonte. AND