Clicar nos títulos para ver as notícias completa
Maranhão: Encontro estadual de camponeses ocorre em Santa Maria
Contando
com mais de 100 ativistas representando cada um dos 21 municípios com
atuação do Fórum e Redes e de Cidadania (FeR), o VII Encontro Estadual
dos FeR teve início no dia 27 de dezembro de 2017, na comunidade de
Santa Maria, no Maranhão. Publicamos adaptação do relatório pessoal
escrito pelo ativista e estudante universitário Daniel Moreno e revisado
por Jorge Moreno, dado que representa o avanço da luta pela terra no
estado do Maranhão.
Fonte. AND
LCP é acusada de matar vaqueiro com requintes de crueldade
O crime aconteceu na manhã desta segunda-feira (31), dentro da Fazenda Santa Aline, localizada no final da Linha 206, nos limites de Ji-Paraná. De acordo com a Polícia, cerca de 10 indivíduos armados e encapuzados, intitulados pertencer à LCP (Liga dos Camponeses Pobres), renderam cinco funcionários que estavam se deslocando para a sede da fazenda por uma estrada particular e mandaram retirar as roupas. Em seguida, os marginais começaram a espancar as vítimas violentamente, usando facão e até pedaços de madeira.
Fonte. Rondoniaovivo
Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins (MIQCB) lançou campanha contra o Projeto de Lei (PL) nº 194/2017, publicado no Diário da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins de autoria do deputado José Bonifácio Gomes de Sousa (PR).
(Fonte | Imagem: MIQCB)
O novo texto legislativo altera a Lei de Proteção das Palmeiras de Babaçu nº 1959 de 14/08 de 2008 que dispõe sobre a proibição da queima, derrubada e uso predatório das palmeiras de coco babaçu. Um abaixo assinado está sendo coletado em quatro estados (Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins) com o objetivo de arquivar o Projeto de Lei. A campanha está sendo veiculada nas redes sociais do MIQCB.
Fonte. CPT
O ano de 2018 inicia com luta em Santa Catarina, e nesta quarta (3), as famílias dos acampamentos Marcelino Chiarello e Egídio Brunetto constroem seus novos barracos. Há mais de um mês, o Estado despejou as famílias do Chiarello de uma área do Incra e deixou as famílias desassistidas. Já as famílias do Egídio formaram o acampamento há 8 meses e até momento não têm perspectiva, pois a justiça agrária de Santa Catarina cobra das famílias prazo pra que saiam da área, mas não avalia as irregularidades denunciadas, nem cumpre a legislação que condiciona as terras à Reforma Agrária.
Fonte. MST
O Brasil obteve signifi cativo progresso no combate à pobreza durante a última década, sobretudo como resultado de investimentos públicos em saúde, educação e proteção social. Não por coincidência a economia do país prosperou a partir de uma crescente demanda interna. O Brasil, com sua resposta inicial à crise econômica global, tornou-se um exemplo ao aumentar os investimentos sociais (Tesouro Nacional, 2016), que, a sua vez, sustentaram a economia ao mesmo tempo em que protegiam os direitos humanos.
Fonte. Oxfam Brasil