Saturday, December 8, 2018

BRASIL: Notícias Agrárias

CE: Acampamento camponês é despejado por pistoleiros com auxílio da PM

O acampamento camponês denominado 17 de Abril, localizado no município de Santana do Acaraú, Ceará, foi invadido e destruído pela Polícia Militar (PM), no dia 28 de novembro. As 30 famílias que estavam acampadas faziam quatro anos na área.

Fonte. AND

AM: Invasão e atentado contra indígenas do Rio Negro

image.png
Homens armados invadiram a Terra Indígena (TI) Jurubaxi-Téa, próximo à cidade do rio Negro (Amazonas), e feriram com disparos o indígena Arlindo Nogueira, no dia 16 de novembro, segundo a Federação de Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN). De acordo com  a entidade, os homens estavam a bordo do barco-hotel da empresa Amazon Sport Fishing – empresa de pesca.

Fonte. AND

Ameaçada de despejo, Área Revolucionária São Francisco abandona ilusão e persiste na luta
A Área Revolucionária São Francisco, localizada no Lote 131 entre os municípios de Rio Crespo e Ariquemes, está sob ameaça de uma reintegração de posse, marcada para o dia 5 de dezembro. A Área foi visitada pela equipe do jornal em outubro de 2018 e nela foram coletadas entrevistas, depoimentos e imagens sobre a luta do campesinato brasileiro em geral e rondoniense em particular. De acordo com os camponeses, hoje moram cerca de 150 pessoas produzindo no local.

Fonte. AND

Ato-homenagem reúne centenas de pessoas para homenagear José Pimenta

A homenagem ao companheiro José Sales Pimenta, organizada pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo), ocorreu no dia 30 de novembro, às 18 horas, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento contou com a presença de 200 pessoas e várias organizações e movimentos populares e democráticos. 

Fonte. AND  

RO:Bando paramilitar de latifundiário aterroriza camponeses

Camponeses mortos por policiais à mando de Jorge Bispo no episódio de 25 julho de 2018  
O latifundiário e grileiro Jorge Bispo abriga em sua fazenda um grupo de pistoleiros que circula por uma vasta região de Rondônia realizando ataques terroristas com o objetivo de intimidar as comunidades camponesas próximas. Quem afirmou e denunciou isto foi a Comissão Pastoral da Terra (CPT), no fim de novembro de 2018. 

Fonte. AND