Wednesday, December 30, 2020

A NOVA DEMOCRACIA BRASIL: Live: Debate sobre 200 anos de Friedrich Engels

 

Live: Debate sobre 200 anos de Friedrich Engels


 

O Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UNIR, em conjunto com a Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia – ExNEPe e ou Diretório Central dos Estudantes – DCE/UNIR organizam a live que celebra os 200 ANOS DE FRIEDRICH ENGELS. Em todo o mundo o proletariado e seus aliados celebram o natalício do grande Friedrich Engels, nascido em 28 de novembro de 1820. Os debatedores serão o Prof. Dr. José Claudinei Lombardi (UNICAMP) e *Igor Mendes, (Ativista político e autor do livro “A pequena prisão”). O evento ocorrerá no dia *28 de dezembro* (segunda-feira), às 16 horas (horário de Rondônia) e será transmitido pelo canal do youtube da Executiva Rondoniense de Estudantes de Pedagogia: https://abre.ai/exroepe

Segundo os coordenadores do evento, “As contribuições de Friedrich Engels ao marxismo foram muitas e buscaremos nesse evento destacar algumas delas, relacionadas às suas teorias e posições desenvolvidas em parceria com seu grande ‘companheiro de armas’ Karl Marx.” Engels combateu o revisionismo de forma contundente em sua época, posicionando-se a favor da revolução proletária, não apenas na teoria, mas na prática da luta do proletariado, compreendendo a importância da aliança operária e camponesa e do Partido Comunista, de novo tipo, para a luta política revolucionária, que foi estabelecido por Lênin, posteriormente.

Ainda segundo os organizadores, “Engels foi um dirigente político e ideológico da classe operária e dedicou sua vida à construção de uma internacional comunista como forma de garantir a revolução proletária mundial, combatendo o revisionismo e oportunismo no movimento socialista. Dentre tantas contribuições para o conhecimento científico, juntamente com Marx, desenvolveu o método mais avançado que a humanidade já conheceu que é o Materialismo histórico-dialético. Sua aplicação é a forma elevada de conhecimento da sociedade e de suas contradições. Em relação à educação, Marx e Engels propuseram uma formação integral vinculada ao processo produtivo, com o objetivo de formar o novo homem, a nova mulher, numa ininterrupta da luta até o comunismo. Por fim, suas contribuições formaram a verdadeira e científica ideologia do proletariado, imortal e vitoriosa, por isso tão temida pelos exploradores e opressores.

Por fim, a ExNEPe, o HISTEDBR/UNIR e o DCE/UNIR conclamam: “Convidamos a todos os que se interessam por conhecer as contribuições desse grande líder do proletariado, F. Engels, a participar dessa live. Essa foi a forma que encontramos nesse momento de pandemia para prestar homenagem e divulgar suas importantes obras, não apenas no meio acadêmico, mas, especialmente aos que estão inseridos na vigorosa luta de classes na atualidade, tendo o marxismo como guia para o processo revolucionário que se desenvolve em todo o mundo”.