Friday, January 29, 2021

Estudos Agrários Brasil: Crimes continuados da mineração após dois anos do genocídio da Vale em Brumadinho

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa  

Acampamento Manoel Ribeiro é atacado novamente e camponeses resistem; Veja o vídeo.


Camponeses resistem a ataque covarde de policiais e pistoleiros a mando de latifundiários. Janeiro de 2021. Foto: Divulgação.  


Segue a escalada da violência reacionária do latifúndio e o velho Estado contra os camponeses do Acampamento Manoel Ribeiro.  

Fonte. AND
RO: Mais de 8 mil doses de vacinas destinadas aos povos indígenas são desviadas
No dia 23 de janeiro, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Porto Velho, em Rondônia, encaminhou um ofício ao estado questionando o paradeiro de 8.805 doses de vacina contra Covid-19.  

image.png

Crianças ficam expostas a veneno jogado por latifundiários. Foto: Reprodução  

No dia 10 de janeiro, latifundiários pulverizaram veneno sobre parte da área onde vive o povo Avá-Guarani da Tekoha Yva Renda, em Itaipulândia, na região oeste do Paraná. Os indígenas estavam presentes no momento do ataque.  


Em Betim, manifestantes protestam em repudio aos dois anos de impunidade no crime cometido pela mineradora Vale em Brumadinho.  

No dia em que o rompimento da barragem do Córrego do Feijão completa dois anos (25 de janeiro), moradores de Brumadinho e de outras cidades da região metropolitana de Belo Horizonte protestaram exigindo punição para os responsáveis e indenização para as famílias atingidas. Por conta do rompimento, 270 pessoas morreram e 11 ainda estão desaparecidas.  

image.png

Kullung Veitcha Teiê, uma das mulheres à frente da retomada Xokleng, enfrentando o oficial da Justiça e os agentes da GPI da Polícia Federal. Foto: Alass Derivas. 

Após sofrer ameaça de "reintegração de posse", que tinha como prazo o dia 2 de janeiro de 2021, o povo Xokleng Konglui retirou-se, no dia 01/01, da Floresta Nacional (Flona) de São Francisco de Paula (RS), reivindicada como parte de seu território tradicional e retomada em 12 de dezembro. Não obstante, seguem resistindo com acampamento do lado de fora da cerca da Flona, nas imediações da RS-484.

image.png

  Protesto contra mineração no Parque Serra do Rola Moça. 24 janeiro 2021.   

No último dia 25/01 se completaram dois anos do hediondo crime premeditado cometido pela Vale, por meio do rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte.

Fonte. AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias