Tuesday, April 30, 2019

Notícias Agrárias Brasil: En Minas Gerais Lideranças do povo Xakriabá se solidarizam com a 'Corriente del Pueblo Sol Rojo' do México

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

RO: Camponeses são alvos de perseguição do ICMBIO
A perseguição dos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBIO) contra os camponeses do Acampamento Boa Esperança, em Rondônia, ganhou mais um capítulo. Segundo denúncias feitas por Delson Pinto de Souza, o dono legal da Área Boi D’ Água, onde se encontra o acampamento, os agentes do instituto e policiais militares estão prendendo os camponeses que saem do local, e queimando seus carros e motos.  

Fonte. AND

Norte de Minas: Povo indígena Xacriabá realiza palestra durante 'Semana Indígena Unimontes'

: Cacique Hilário e professor Giusney

Povo indígena Xacriabá realiza palestra durante 'Semana 
O Núcleo de Estudos Interdisciplinares com Povos Indígenas (NEIPI – ABA) junto ao curso de Ciências da Religião realizaram o evento “Semana Indígena Unimontes” (Universidade Estadual de Montes Claros), que, dentre suas atividades, contou com uma concorrida palestra promovida por representantes do povo Xacriabá. Representando tal povo indígena, que possui seu território localizado entre os municípios de São João das Missões e Itacarambi, estiveram presentes o cacique Hilário, que também é membro da Articulação Rosalino, e Giusney, representante da juventude Xacriabá e professor em uma escola indígena dentro do território Xacriabá.

Fonte. AND

MG: Lideranças do povo Xakriabá se solidarizam com a 'Corriente del Pueblo Sol Rojo' do México
Atendendo a uma solicitação da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Norte de Minas e Sul da Bahia, o Comitê de Apoio ao jornal A Nova Democracia do Norte de Minas conversou com as lideranças indígenas Xakriabás: o cacique Hilário e o professor Giusney, representante da juventude de seu povo. Ambos estavam presentes no evento “Semana Indígena Unimontes”, realizado no último dia 17/04, na cidade de Montes Claros, Norte de Minas Gerais (ver Norte de Minas: Povo indígena Xacriabá realiza palestra durante 'Semana Indígena Unimontes'). 

Fonte. AND

RO é o 2º estado do país com maior número de mortes em conflitos de terra em 2018, aponta estudo

No último ano, estado registrou seis homicídios em decorrência de conflitos no campo. Rondônia também é 2º colocado em número de conflitos agrários da Região Norte.

Fonte. G1 Rondonia