Thursday, April 22, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: Polícia intimida vítimas de Santa Elina e invade casas de professores em Corumbiara

 

  Clicar nos títulos para ver as notícias  completa  

Polícia intimida vítimas de Santa Elina e invade casas de professores em Corumbiara

Moradores relataram que horas antes do arrombamento, estes mesmos “agentes”, se fazendo passar por funcionários do Incra e se dizendo à serviço da “reforma agrária”, estiveram na localidade em busca de trabalhadores da região.

Denúncias dão conta ainda de que estes mesmos policiais à paisana, por vezes portando armas de grosso calibre, têm circulando em duas caminhonetes pretas descaracterizadas abordando e interrogando moradores em seus lotes e exigindo informações a respeito de camponeses acampados e apoiadores do Acampamento Manoel Ribeiro.

Em momento algum mandados ou qualquer documento oficial foi apresentado pelos policiais que fazem essas diligências clandestinas, o que reforça a natureza das ilegalidades cometidas.

Na ensandecida campanha criminalizadora, inclusive fotos de alguns camponeses e moradores armazenadas nos celulares dos policiais têm sido mostrados na odiosa caçada por efetuar prisões notoriamente ilegais, como se os trabalhadores fossem criminosos.

Dentre os camponeses que foram submetidos à intimidação e interrogatórios estão sobreviventes e familiares das vítimas de Santa Elina.

A conversa é sempre a mesma. Mentindo serem pessoas que querem ajudar no processo jurídico e na regularização de terras para “reforma agrária”, os policiais armados, vestindo roupas comuns, fazem uma série de perguntas, exigem respostas, dizendo estar em busca de algumas pessoas no intento de ajudá-las, para invadirem casas durante a noite e cometerem todo tipo de detenções arbitrárias.

Alguns moradores denunciaram inclusive ter tido seus celulares hackeados e recebido ameaças através de telefonemas por parte de policiais.

Policia realiza blitz ilegal no cruzamento da estrada que dá acesso ao Acampamento Manoel Ribeiro
Uma ilegal campanha de perseguição e criminalização tem afligido moradores das áreas camponesas vizinhas ao Acampamento Manoel Ribeiro, região onde em 1995 policiais guaxebas* e pistoleiros cometeram o odioso crime de Estado conhecido como “Massacre de Santa Elina”, que assassinou 11 camponeses pais de família e a pequena Vanessa do Santos de 7 anos de idade.

Fonte. Resistência Camponesa
Camponês da área Tiago dos Santos é assassinado por pistoleiros
Escrito por LCP de Rondônia e Amazônia Ocidenta
No dia 15 de abril de 2021 foi covardemente assassinado o camponês Jerlei por pistoleiros a mando do latifúndio Santa Carmen e Boi Sossego na linha 29 em frente a fazenda do Zezin Marafaia.

Fonte. Resistência Camponesa
Diante da resistência e solidariedade ao acampamento Manoel Ribeiro, governo de Rondônia é obrigado a recuar
Escrito por Comissão Nacional das LCP, LCP de Rondônia e Amazônia Ocidental
O acampamento Manoel Ribeiro é formado por famílias que desde agosto de 2020 retomaram a fazenda Nossa Senhora Aparecida (N.S.A.), no município de Chupinguaia, próximo ao município de Corumbiara. Esta fazenda é a última parte da antiga fazenda Santa Elina que em 1995 foi palco da heroica resistência camponesa, no que ficou conhecido como “massacre de Corumbiara”.

image.png
Viaturas e policiais se concentram na sede do latifúndio Nossa Senhora Aparecida
A campanha criminalizadora promovida pelo governo do reacionário Marcos Rocha e seu carniceiro Secretário de Segurança José Hélio Cysneiros Pachá contra os camponeses da região onde ocorreu a Heroica Resistência Camponesa de Corumbiara tem efetuado uma série de prisões ilegais nos municípios de Corumbiara e Chupinguaia.

  Fonte.  Resistência Camponesa  


--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias