Freitag, 11. Mai 2018

BRASIL: Notícias Agrárias

Clicar no título para ver as notícias completa

MG: Manifestação celebra 200 anos de Karl Marx em Belo Horizonte



Neste dia 05 de maio de 2018, o proletariado do mundo inteiro celebrou os 200 anos de nascimento do grande Karl Marx o primeiro chefe do proletariado, criador da ideologia científica do proletariado. Em Belo Horizonte (MG), não foi diferente. Por volta das 9h 30min., duas firmes colunas de camponeses, operários, estudantes, professores e revolucionários, marcharam pelas ruas e avenidas da capital mineira. A vibrante manifestação tomou uma faixa das Avenidas Augusto de Lima e Amazonas e seguiu até a Praça Sete, principal ponto de protesto da capital.




No mês em que se completa um ano do Massacre de Pau D’arco na fazenda Santa Lúcia no sudeste do Estado, o Comitê de Apoio do Jornal a Nova Democracia de Belém e Região Metropolitana convida professores, estudantes, centros acadêmicos, funcionários, camponeses, indígenas, quilombolas, progressistas, movimentos populares, mulheres, trabalhadoras e trabalhadores para o evento Pau D’arco: A Trajetória da Luta Camponesa, com o intuito de debater sobre a situação da luta camponesa no Estado do Pará e no país.

Fonte. AND

PA: Pistoleiros atacam e torturam camponeses em São João do Araguaia



Com informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Cerca de 10 famílias foram atacadas e torturadas por pistoleiros fortemente armados no município de São João do Araguaia, no sudeste do Pará, na tarde de 4 de maio.
O bando de pistoleiros, com 8 a 12 indivíduos de rostos cobertos e portando escopetas e revólveres, chegou no acampamento (situado às margens do rio Araguaia) em duas caminhonetes.

Fonte. AND

MT: Nhambikwara bloqueiam rodovia em protesto por saúde



Cerca de 60 indígenas do povo Nhambikwara fecharam um trecho da BR-364 com troncos de árvores, na altura do município de Comodoro, Mato Grosso, no dia 4 de maio. Os nhambikwara reivindicavam melhorias na saúde nas aldeias.

Fonte. AND

Protesto unificado de camponeses, indígenas e quilombolas exige regularização de terras e territórios!



No último dia 09/05 realizou-se um importante ato público na cidade de Manga, norte de Minas Gerais. O ato denunciou o adiamento indefinido de três audiências públicas que seriam realizadas pela SPU – Secretaria de Patrimônio da União nos municípios de Juvenília, Manga e Matias Cardoso, nos dias 08, 09 e 10/05 e que tinham por objetivo debater sobre as terras da União ilegalmente utilizadas por latifundiários às margens do rio São Francisco e o direito ao exercício da sua posse pelos camponeses pobres.

Fonte. Resistência Camponesa

PE: Camponeses despejados pela polícia em Petrolina



Cerca de 700 famílias dos Acampamentos Democracia e Dom Tomás Balduíno foram despejadas pelas Polícias Federal e Militar no município de Petrolina, no sertão pernambucano, na manhã de 8 de maio.

Fonte. AND