Friday, September 27, 2019

Notícias Agrárias Brasil: Plano de ocupação permanente da Amazônia é vazado e militares passarão mais tempo na região

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Plano de ocupação permanente da Amazônia é vazado e militares passarão mais tempo na região

A presença de militares do Exército na Amazônia, sob as chamas que encobrem os seus territórios, será estendida. Com o novo decreto assinado na última sexta-feira (20), o fascista Jair Bolsonaro dá mais tempo para o avanço da militarização da região, além de já admitir a possibilidade de prorrogações adicionais futuras. A nova edição dá o aval para que as tropas avancem sobre territórios indígenas, áreas de conservação ambiental e atuem ostensivamente nas fronteiras para "combater queimadas". 

Fonte. AND

RO: Forças Armadas reacionárias ameaçam camponeses em Seringueiras, denuncia a LCP

Reproduzimos na íntegra a nota da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) divulgada no blog do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) no dia 25 de setembro de 2019. O texto traz denúncias de ameaças, intimidações e abusos cometidos pelas Forças Armadas reacionárias contra camponeses da área Enilson Ribeiro, localizada no município de Seringueiras, em Rondônia, nas primeiras semanas de setembro. 

Fonte. AND

Auditório fica lotado na USP para ouvir lideranças camponesas, quilombolas e indígenas

No último dia 03/09/2019, como parte da programação do XII Encontro Nacional de Pós-graduação em Geografia (ENANPEGE), ocorreu a importante mesa Com a palavra os povos: diálogo com os sujeitos e seus lugares, organizada pelos pesquisadores Fábio Alkmim (USP) e Gustavo Cepolini (Unimontes/USP) e que contou com a presença de lideranças indígenas, camponesas e quilombolas. 

Fonte. AND

Comunidade camponesa no Norte de Minas é ameaçada por mineradora chinesa

A comunidade rural de Lamarão, localizada no município de Padre Carvalho, microrregião de Grão Mogol, no Norte de Minas, está ameaçada de expulsão pelo projeto de mineração da SAM (Sul Americana de Metais), subsidiária da empresa monopolista chinesa do setor Honbridge Holdings Ltda., com sede em Hong Kong. 

Fonte. AND

CE: Comitê de Apoio ao AND realiza 2ª visita à Aldeia Tapeba em Caucaia
Enviamos este e-mail para repassarmos um relato e fotos de nossa 2ª visita à Aldeia Indígena dos Tapeba, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Além de fecharmos com as lideranças indígenas os detalhes sobre a homenagem ao companheiro Manoel Coelho Raposo em novembro, visitamos outros espaços que não conseguimos visitar na semana passada. Fechamos a data do evento de homenagem ao Raposo para o dia 10 de novembro, a ser realizado na Escola Indígena Narcísio Ferreira Matos, às 10h.


Fonte. AND