Thursday, September 19, 2019

NOTICIAS AGRARIAS BRASIL: Queimadas e desmatamento são impulsionados pelo latifúndio na Amazônia, aponta relatório


Clicar nos títulos para ver as notícias completa

PGR pede federalização de investigações sobre mortes e torturas decorrentes de conflito agrário em Rondônia

Reproduzimos nota publicada pelo jornal Resistência Camponesa no dia 13 de setembro.
 Pedido baseia-se na grave situação de disputa agrária no estado, com alto índice de violência e impunidade

A procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, apresentou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quinta-feira (12), um Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) para transferir à Justiça Federal, em caráter de urgência, investigações de mortes e torturas no estado de Rondônia, decorrentes do grave conflito agrário instalado na região. Segundo a PGR, há no estado um percentual assustador de impunidade, que tem fomentado o ciclo de violência no campo. Rondônia é, atualmente, o segundo estado em número de mortes no campo, perdendo apenas para o Pará.

Fonte. AND

MA: PM invade residências e prende quatro ativistas na madrugada

O artista carioca Antônio Kuschnir, aluno da Escola de Belas Artes da UFRJ, vem fazendo sucesso nas redes sociais após a publicação de uma pintura que retrata a combatividade da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) – principal instrumento da resistência camponesa no país e que ostenta a bandeira pela Revolução Agrária.  

Fonte. AND

Relato: Cine debate discute ‘Massacre de Pau D’Arco’ em Guarulhos (SP)

No último dia 10 de setembro, aconteceu, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Guarulhos (SP), um importante cine debate que discutiu a situação das massas camponesas no Brasil, com o documentário Terra e Sangue - Bastidores do Massacre de Pau D'Arco, uma produção do jornal A Nova Democracia com direção de Patrick Granja.  

Fonte. AND

PA: Centenas de famílias são ameaçadas por despejo em Eldorado dos Carajás

O acampamento Dalcídio Jurandir, localizado dentro da antiga fazenda Maria Bonita, em Eldorado dos Carajás, no estado do Pará, recebeu uma ordem de despejo a ser cumprida no dia 17 de setembro, ao passo que sofrerá uma reintegração de posse caso a saída “voluntária” não seja realizada. A decisão do juiz da vara agrária de Marabá, Amarildo Mazutti, afeta o acampamento de 11 anos, onde vivem 212 famílias que trabalham na área.  

Fonte. AND

Queimadas e desmatamento são impulsionados pelo latifúndio na Amazônia, aponta relatório

O relatório Máfia do Ipê: como a violência e a impunidade impulsionam o desmatamento na Amazônia brasileira, divulgado no dia 17 de setembro pela Organização Não-Governamental Humans Rights Watch (HRW) demonstra, como pontuado na edição 226 do AND, que o desmatamento e as queimadas na Amazônia se tratam de crimes do latifúndio relacionados à prática de grilagem e inseridos em uma grande rede criminosa protegida por paramilitares fortemente armados.  

Fonte. AND