Thursday, December 12, 2019

NOTICIAS AGRARIAS BRASIL: Em carta emitida na Aty Guasu, guarani kaiowá denunciam as práticas genocidas do governo brasileiro

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

PR: Camponeses são atacados em despejo ilegal e violento


O ataque ocorreu na comunidade Companheiro Sétimo Garibaldi, onde os camponeses vivem há mais de um ano. Agindo com truculência, aproximadamente 150 policiais invadiram o acampamento durante a madrugada. 

Fonte. AND

PA: Indígenas, quilombolas e ribeirinhos fecham a PA-263 contra os crimes e ampliação de hidrelétrica
O fechamento teve início às 9h e acabou por volta das 13h, após conseguirem o agendamento nova reunião com o Ministério Público, que anteriormente estava marcada para o dia 02/12, porém havia sido adiada. O grupo que faz parte da Associação das População Atingidas pelas Obras do Rio Tocantins (Apovo), foram afetados pela construção da Hidrelétrica de Tucuruí e exigem o pagamentos das indenizações aos expropriados; compensação aos atingidos pela jusante e pelo uso da areia da Praia Gaviões.

Fonte. AND


Em carta emitida na Aty Guasu, guarani kaiowá denunciam as práticas genocidas do governo brasileiro

Mais de 300 lideranças indígenas de 23 aldeias se reuniram na Aty Guasu (Grande Assembleia), principal organização política e social do povo Guarani Kaiowá, durante os dias 26 a 30 de novembro e ao final emitiram uma carta na qual denunciam o genocídio, as perseguições, criminalização e assassinatos dos povos indígenas. 

Fonte. AND


BA: Camponeses resistem a expulsão no acampamento Belo Monte

No dia 5 de dezembro, o acampamento Belo Monte, localizado entre as cidades de Jeremoabo e Canudos na região Nordeste da Bahia, foi invadido por viaturas da Polícia Militar com o objetivo de realizar um despejo.  

Fonte. AND

AM: Camponeses não baixam a cabeça e retomam terra após serem despejados

Forças de repressão do velho Estado atacam acampamentos camponeses em Lábrea (AM). Foto: CPT - Acre  

No dia 5 de dezembro, cerca de 200 famílias de camponeses que vivem em uma área no Seringal Novo Natal, localizado no município de Lábrea, região sul do Amazonas, retomaram as terras das quais haviam sido despejadas dias antes. 

Fonte. AND
MA: Dois caciques guajajara são assassinados no Maranhão

Cacique Firmino Prexede Guajajara, de 45 anos, da aldeia Silvino, assinado no dia 07/12. Foto: Reprodução/Mídia Ninja  

No dia 7 de dezembro, dois caciques foram assassinados durante um ataque a um grupo de indígenas do povo Guajajara. Esses foram alvejados com tiros de revólver, por volta das 12h40, enquanto percorriam em motocicletas um trecho da rodovia BR-266, próximo à aldeia El Betel, na Terra Indígena Cana Brava, no município Jenipapo dos Vieiras (MA).