Tuesday, July 27, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: 24 de julho: Povo sai às ruas de todo o país contra o governo militar genocida

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Norte de Minas: Com barricadas, camponeses bloqueiam BR-365 em protesto contra o governo militar genocida de Bolsonaro
image.png

Camponeses protestaram por mais de duas horas . Foto: Banco de Dados AND
No dia 15 de julho camponeses organizados pela FNL - Frente Nacional de Luta e pela LCP - Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia bloquearam por mais de 2 horas a BR 365 que liga Montes Claros ao triângulo mineiro. Cortinas de fumaça se formaram das barricadas de pneus e galhos em chamas nas extremidades da ponte sobre o rio Jequitaí.


Pichações em apoio à Liga dos Camponeses Pobres vistas em Maringá, Paraná. Foto: Banco de dados AND
Recebemos em nossa redação imagens de pichações feitas em várias partes do Brasil em solidariedade à Liga dos Camponeses Pobres (LCP).

As pichação trazem as consignas: Abaixo o governo militar genocida de Bolsonaro! Viva a LCP!
Também foram encontradas as consignas: Viva a LCP! Morte ao latifúndio!, Terra para quem nela trabalha! Todo apoio ao Acampamento Manoel Ribeiro!
Fonte. AND
PE: Pistoleiros atacam acampamento Nelson Mandela e atiram na cabeça de morador
image.png

https://anovademocracia.com.br/noticias/16192-pe-pistoleiros-atacam-acampamento-nelson-mandela-e-atiram-na-cabeca-de-morador

No dia 18 de julho, pistoleiros atacaram o acampamento Nelson Mandela, localizado no bairro do Jordão, próximo a BR-101, em Recife, Pernambuco, onde vivem mais de 300 famílias. O ataque começou no meio da noite quando quatro homens armados invadiram o acampamento. Após atirarem na cabeça de um morador, manteve outro como refém.

Fonte. AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias
 
 

24 de julho: Povo sai às ruas de todo o país contra o governo militar genocida
image.png

Uma grande faixa novamente foi estendida na manifestação exigindo liberdade imediata para os quatro camponeses de Rondônia. Foto: Banco de dados AND
Reuniram-se estudantes, trabalhadores, movimentos de favela e advogados do povo. Os manifestantes entoaram Vacina, Pão, Saúde e Educação!, Eleição é farsa, não muda nada não. Organizar o povo pra fazer revolução!, entre outras consignas de luta, ao mesmo tempo se viam grandes faixas com escritos Abaixo o governo militar genocida de Bolsonaro e Liberdade imediata para os 4 camponeses de Rondônia! Terra para quem nela vive e trabalha!.


Foto: Reprodução
BORBA GATO: MATADOR DE ÍNDIOS E NEGROS

Manuel de Borba Gato foi bandeirante paulista que viveu no fim do século 17 e início do 18. Explorador de minas e senhor de escravos africanos e indígenas, participou pessoalmente da Guerra dos Emboabas que teve como principal motivação a necessidade de mão de obra escrava dos indígenas para a exploração de pedras preciosas.

Fonte. AND
Militar que coordena a Funai ameaça “meter fogo” em indígenas
O tenente de reserva do exército, Henry Charlles Lima da Silva, que é também o atual coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Vale do Javari (AM), ameaçou “meter fogo” em povos isolados, durante uma reunião que ocorreu em 23 de junho.

image.png

Escola indígena da aldeia Xakriabá é alvo de incêndio após vigorosos atos. Foto: Reprodução
Na madrugada do dia 24 de junho, criminosos incendiaram escola indígena da aldeia Xakriabá. O fogo destruiu principalmente biblioteca e secretaria e atingiu também a casa de medicina tradicional, em São João das Missões, norte de Minas Gerais. O ataque ocorreu após manifestações e bloqueios de BRs ocorridos na região em protesto contra o PL 490/07 e o marco temporal.


Foto: Reprodução
Umas mãos debruçando-se a arar terra, outros colhendo flores e frutos, alguns capinando as matas e plantando as sementes, outros na caça, uns fazendo a alimentação e, as crianças, claro, brincando, imitando os adultos.

Fonte. AND