Friday, July 2, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: Mirando na LCP, senador bolsonarista quer enquadrar luta pela terra como ‘terrorismo’

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Mirando na LCP, senador bolsonarista quer enquadrar luta pela terra como ‘terrorismo’
O representante da bancada governista, o senador Marcos Rogério, apresentou o Projeto de Lei (PL) 2250 para enquadrar como terrorismo a luta pela terra. O ultrarreacionário é senador por Rondônia e tem atendido aos interesses do governador de seu estado, Marcos Rocha, e de seu presidente fascista, Jair Bolsonaro. Ambos se uniram e vêm efetuando uma série de declarações anticamponesas, que tem por objetivo imputar às organizações camponesas, e muito particularmente a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), o título de “organização terrorista” e enquadrar como atividade criminosa a justa luta por um pedaço de chão para viver e plantar, direito previsto até na constituição.


Editora N-1 publicou Manifesto da LCP. Foto: Reprodução

A Editora “N-1 edições” divulgou recentemente um manifesto da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) intitulado “Só a Revolução Agrária entregará terra aos pobres do campo”. O manifesto na íntegra pode ser lido diretamente no portal da “N-1”, ou clicando aqui.


Morro dos Cavalos em protesto. Foto: Reprodução/Radio Yandê

O Estado de Santa Catarina, através de seu Instituto do Meio Ambiente (IMA), arquitetou uma pequena farsa para tentar afastar o Quilombo Vidal Martins do comando da vida administrativa do seu território ancestral, situado no Parque Estadual do Rio Vermelho em Florianópolis. Mas a comunidade saiu vitoriosa. Isso ocorreu dias atrás, com uma decisão da Justiça Federal, que atendendo ao reclamo e denúncia do grupo, anulou um Plano de Manejo que o Instituto pretendia impor aos quilombolas.

image.png

Militantes do Coletivo Onça Pintada estiveram presentes na manifestação de Floripa. Foto: Banco de Dados AND

Houve uma grande participação popular na manifestação e o Coletivo Onças Pintadas marchou com bandeiras da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e também com uma faixa com os dizeres Contra o Genocídio: Rebelar-se é Justo!. O Coletivo também distribuiu panfletos em defesa da LCP, denunciando a ação terrorista do latifúndio e as recentes declarações de Bolsonaro contra os camponeses em luta. A população foi muito receptiva em relação aos panfletos democráticos e demonstrou interesse em conhecer mais sobre a luta pela terra.

Fonte.  AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias