Thursday, August 8, 2019

A NOVA DEMOCRACIA BRASIL: No USA Policiais a cavalo conduzem homem negro amarrado pelas ruas de cidade do Texas

BRUNO BITENCOURT   07 AGOSTO 2019

Imagens de Donald Neely amarrado pelas ruas pela polícia gerou intensa revolta no USA. Fotos: Reprodução / Redes Sociais

No último dia 3 de agosto, um homem negro foi levado amarrado em uma corda por dois policiais a cavalo nas ruas da cidade de Galveston, estado do Texas, no USA. O caso escancarado de racismo gerou revolta na cidade e em todo o país, principalmente depois que as imagens e um vídeo foram divulgados nas redes sociais.

No vídeo ainda é possível ver que Donald Neely, de 43 anos, estava com uma espécie de saco plástico na cabeça. Entidades democráticas e anti-racistas do USA denunciam que tal atitude dos policiais se compara com uma cena dos tempos da escravidão.

Segundo a imprensa local, Donald estava sendo conduzido para a delegacia por ter sido acusado de invadir uma propriedade, o que não justifica a atitude dos policiais P. Brosh e A. Smith. Os dois agentes andaram com Neely amarrado por oito quarteirões.

Por meio do Facebook, a mãe de um dos filhos de Donald, Terrie Cotton, pediu ajuda. “Ele não é perigoso. É muito gentil e está disposto a ajudar. Ele não é um cachorro ou escravo. Foram longe demais”, disse.

Já o Departamento de Polícia de Galveston, em nota publicada numa rede social, tentou se "desculpar" como se as atitudes dos policiais configurassem apenas um "desnecessário constrangimento", e não um hediondo crime de racismo contra um homem pobre e negro. Um oficial da polícia ainda disse que Donald estava usando uma máscara de solda e não um saco plástico, o que não retira a estupidez dos acontecimentos e a humilhação sofrida pelo homem.

Este novo caso de racismo é mais uma das inúmeras amostras de como os aparatos de repressão do Estado imperialista ianque (que alguns chamam de "a maior democracia do mundo") tratam os pobres e negros no país. Esta situação de humilhação contra a população é agravada pelas políticas racistas e antipovo do arquirreacionário Trump.