Friday, August 2, 2019

Notícias Agrárias: Continuado genocídio dos povos indígenas no Brasil Garimpeiros invadem terra indígena e matam liderança no Amapá

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Jovens quilombolas rurais: investigação sobre a juventude afro-brasileira camponesa de Santa Catarina

Se Santa Catarina é considerado o Estado mais branco e europeu do Brasil; se até pouco tempo atrás sua história procurava negar a presença de contingentes de negros na formação da sociedade (conforme já informamos antes em AND); se os remanescentes de quilombos são tidos como os mais excluídos e um dos grupos humanos mais invisíveis do Estado, imagine-se então o papel transparente dos jovens quilombolas. E mais ainda: dos jovens quilombolas da zona rural ! 

Fonte. AND

Assista o vídeo | MG: Polícia destrói plantações e casas de famílias camponesas em Miravânia

 O chocante relato das famílias que tiveram suas casas e plantações destruídas pela PM a mando do latifúndio com a conivência dos governos municipal e estadual nos dias 09 e 10 de junho foi registrado por apoiadores do jornal A Nova Democracia em visita à Miravânia.

Fonte. AND

Garimpeiros invadem terra indígena e matam liderança no Amapá

Cacique Emyra Wajãpi. Foto: Reprodução  

Cerca de 50 garimpeiros fortemente armados invadiram a aldeia indígena Wajãpi, na região de Pedra Branca do Amapari, a 200 km de Macapá, e assassinaram o cacique Emyra Wajãpi, de 68 anos. Esse é o mais recente episódio do continuado genocídio dos povos indígenas no Brasil. 

Fonte. AND
Bolsonaro defende menos combate ao trabalho escravo e retirar direitos do trabalhador
O fascista Jair Bolsonaro disse, no dia 30 de julho, que é preciso afrouxar a lei de combate ao trabalho escravo e defendeu que os latifundiários e outros patrões que pratiquem tal atrocidade não percam sua propriedade. Ele disse que as leis são “muito rigorosas” e que podem enquadrar “por qualquer coisa”.

Fonte. AND
PR: 300 famílias camponesas são expulsas em reintegração de posse feita pela PM

No último dia 30 de julho, cerca de 300 famílias foram expulsas de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) durante uma ação de reintegração de posse feita pela Polícia Militar. A fazenda de 200 hectares de terra fica localizada no distrito de Lerroville, no munícipio de Londrina, estado do Paraná.

Fonte. AND