Friday, September 28, 2018

Notícias Agrárias Brasil:


28. Sep. um 13:58 Clicar nos títulos para ver as notícias completa

No último dia 07 de setembro, dezenas de camponeses, organizados pela LCP – Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia, realizaram um combativo protesto durante os desfiles comemorativos da falsa “independência” do Brasil, nas cidades de Pedras de Maria da Cruz e Januária. Os ativistas denunciaram os sucessivos crimes do latifúndio, incrementados no último período por meio do “Movimento Paz no Campo”, uma espécie de nova UDR organizada pelos latifundiários da região através da Sociedade Rural.  

Fonte. Resistência Camponesa
Norte de Minas: 1º Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários


O Comitê de Apoio ao jornal A Nova Democracia esteve presente no 1º Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (Nepra), cujo tema é A luta pela terra em Minas Gerais: algumas contribuições, realizado no último dia 19/09, no campus Darcy Ribeiro da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros.  

Fonte. AND

SP: Despejo de famílias camponesas
No dia 12 de setembro foi realizada reintegração de posse no assentamento camponês Cachoeirinha, em Boa Esperança do Sul (interior de SP). O assentamento conta com décadas de estável e produtiva ocupação camponesa.  

Fonte. AND
BA: Reintegração de posse retira camponeses de suas terras

Uma ocupação camponesa com cerca de 280 famílias sofreu reintegração de posse em uma área na BR-116-Sul, próximo ao distrito de Ipuaçu, em Feira de Santana, na Bahia, no dia 12 de setembro. A operação foi realizada a mando do latifundiário que se apresenta como proprietário da “Fazenda Havana” e contou até com tropas a cavalo da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar. 

Fonte. AND 

TO: Indígenas estão sem água potável há mais de um mês

Os indígenas da aldeia Cachoeirinha, localizada na Ilha do Bananal, distante cerca de 250 quilômetros de Palmas, reclamam que estão sem abastecimento de água potável há mais de um mês. A razão para a falta d’água é a negligência das “autoridades” que não providenciaram uma nova bomba para abastecer a cisterna, visto que a bomba instalada está queimada.  

Fonte. AND

PA: Indígenas ocupam sede da prefeitura
Um grupo de indígenas de dez etnias, principalmente Tembé, ocupam desde o dia 10 de setembro a sede da prefeitura de Tomé-Açu, localizada cerca de 200 quilômetros da capital paraense.  

Fonte. AND