03 OUTUBRO 2017
A Área Revolucionária Nova Cachoeirinha, organizada pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP), celebrou os dois meses de retomada e resistência com a realização da primeira Escola Popular sobre o centenário da Grande Revolução Socialista de Outubro de 1917 na Rússia.
Na atividade, que ocorreu no dia 01/10, os camponeses saudaram o cinquentenário da Heroica Resistência de Cachoeirinha e a tomada da sede da fazenda Vera Cruz ocorrida há um mês e a expulsão dos pistoleiros. Os camponeses já iniciaram o prepara da terra para o plantio de alimentos. No dia da escola popular, a ocorrência de chuva após um longo período de seca animou mais ainda os camponeses.
Fonte. ADN
Trabalhadores rurais comemoram conquista de fazenda ocupada em 2010, em Campina Verde
Ituitaba e Pontal 3 de outubro de 2017
LCP
Fonte. Pontal em Foco
PF faz operação contra roubo de madeira de terra indígena do ParáMadeira ilegal era exportada para os EUA, Europa e Ásia. Dano ambiental é estimado em aproximadamente R$ 900 milhões.
Polícia Federal no Pará deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) a Operação Anhangá Arara, de combate à extração ilegal de madeira nobre na Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca. De acordo com a PF, um grupo empresarial composto por familiares fazia a extração em áreas protegidas e exportava para outros continentes. O dano ambiental estimado é de cerca de R$ 900 milhões.
Fonte. G1 Para
rasília (DF) – 3 de outubro de 2017 – As disputas políticas e o recrudescimento da ofensiva sobre os direitos indígenas em 2016 refletiram-se em graves ações de violência e violações em aldeias em todo o país. Esta é uma das constatações do Relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2016, uma publicação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) que será lançado nesta quinta-feira, 5 de outubro, às 14h30, na nova sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
Fonte. CIMI
Problemas relacionados à construção de um porto, falta de titulação de áreas e conflitos com fazendeiros, são alguns dos temas que motivaram a visita do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, até a próxima quinta-feira, a comunidades quilombolas no oeste do Pará
A comunidade quilombola Patos do Ituqui, por exemplo, lamenta a paralisação do processo de titulação, que está na fase do relatório antropológico.
Fonte. EBC
Alexandre
Curto dos Santos foi preso preventivamente após júri que o condenou por
matar Elton Brum da Silva. Uma semana depois, teve o habeas corpus
concedido
Fonte. Gauchazh
SSP e Iteral unem-se para combater conflito agrário em Alagoas
Reunião serviu para firmar acordo de paz entre representantes da Usina Utinga Leão e acampados do Movimento Liga Camponesa
Reunião serviu para firmar acordo de paz entre representantes da Usina Utinga Leão e acampados do Movimento Liga Camponesa
Fonte. Tribuna Hoje
As fazendas de Geddel e família permanecem ocupadas
Dez das 11 fazendas ocupadas por um grupo de supostos índios e sem terras no domingo passado em Itapetinga, Sudoeste da Bahia, foram desocupadas, após operação das polícias Civil e Militar na tarde desta segunda-feira (2)
Fonte. Correio
Lideranças ruralistas de oito municípios da região de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - protestaram nesta noite de terça-feira (3) contra o retorno à prisão dos cinco fazendeiros acusados pelo ataque cometido contra índios na junho de 2016, em Caarapó, município vizinho a Dourados.
O caso aconteceu na fazenda Yvu, resultados em feridos e um morto. Foram detidos os produtores Nelson Buanain Filho, Jesus Camacho, Virgílio Mettifogo, Dionei Guedin e Eduardo Yoshio Tomanaga.
Campo Grande News