Wednesday, October 24, 2018

A NOVA DEMOCRACIA BRASIL: Companheiro José Pimenta, presente na luta!

 
Faleceu na última sexta-feira, 19 de outubro, o companheiro José Sales Pimenta, presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) e destacado defensor do direito do povo de lutar pelos seus direitos.

Pimenta também teve intensa atuação política desde o movimento estudantil, ao fim da década de 1970, quando participou da reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE). Desde então sempre participou das lutas do povo pobre no campo e na cidade.

Durante sua atuação no Cebraspo, ampliou a solidariedade aos movimentos revolucionários e de libertação nacional no exterior, denunciou ataques ao movimento camponês e ao povo pobre das favelas das grandes cidades, organizou missões internacionais de investigação de massacre no campo. Se empenhou especialmente na constituição da Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo).

Zé Pimenta foi também um entusiasta da imprensa popular e democrática e importante apoiador do jornal A Nova Democracia, divulgando o jornal, sugerindo pautas, indicando fontes, vendendo assinaturas, debatendo e criticando construtivamente o nosso trabalho.


O companheiro faleceu em sua cidade natal, Juiz de Fora – MG, onde também foi velado, no dia 20 de outubro. Foi homenageado com uma emocionante e combativa cerimônia realizada por sua família, companheiros de luta e amigos.


Foto: Vito Ribeiro

Ao centro da mesa José Pimenta mediando o debate político em defesa dos 23 ativistas. Foto: Anderson Freitas