Wednesday, June 23, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: 19J: Atos nacionais rechaçam as 500 mil mortes e o governo militar genocida de Bolsonaro [Atualizado 22/06 15h21m]

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa 
19J: Atos nacionais rechaçam as 500 mil mortes e o governo militar genocida de Bolsonaro [Atualizado 22/06 15h21m]

image.png
image.png

Em Belo Horizonte, manifestantes levam grande faixa em apoio ao acampamento Manoel Ribeiro, em Rondônia. Foto: Banco de Dados AND

O 19 de junho foi um histórico dia de luta. Em mais de 427 cidades brasileiras, centenas de milhares de trabalhadores, estudantes, camponeses, artistas e intelectuais atenderam ao chamado feito por movimentos populares, entidades de luta e sindicatos tomaram as ruas de cidades de todo o país em protesto contra o governo militar genocida de Bolsonaro.

image.png

Indígenas resistem a ações de repressão da PM durante ato em frente a Funai. Foto: Mídia ninja
No dia 16 de junho, cerca de 2000 indígenas de 40 povos e de todas as regiões do país, que participam da mobilização em Brasília intitulada “Levante Pela Terra”, realizavam uma manifestação na entrada do prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), quando foram atacados pelos Policias Militares (PM) com bombas lacrimogêneo, spray de  pimenta e ameaças de arma de fogo as lideranças.

image.png

Manifestação ocorrida em 29 de maio, em São Paulo. Foto: Reprodução/Miguel Schincariol

A vida nos deu razão. A resistência heroica dos camponeses no Acampamento Manoel Ribeiro derrotando as provocações combinadas dos governos federal e estadual, de um lado, e a enorme manifestação de rua do último dia 29 de maio, de outro, alteraram de modo significativo o ambiente político nacional.

image.png

João Carvalho expressou seu apoio e solidariedade à LCP. A organização camponesa está enfrentando um processo de perseguição e criminalização por parte do velho Estado. Foto: Reprodução

João Carvalho, personalidade democrática conhecida em plataformas virtuais, compartilhou em suas redes sociais (@assimdissejoao no Twitter) no dia 10/06 um link para depósito em pix para arrecadar verba para a LCP (Liga dos Camponeses Pobres). Até o momento, foram arrecadados R$3,000.

image.png

Pichação encontrada na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Foto: Banco de dados AND

Recebemos em nossa redação imagens de pichações feitas em várias partes do Brasil em solidariedade à Liga dos Camponeses Pobres (LCP).
As pichação trazem as consignas: Abaixo o governo militar genocida de Bolsonaro! Viva a LCP!
Também foram encontradas as consignas: Viva a LCP! Morte ao latifúndio!, Terra para quem nela trabalha! Todo apoio ao Acampamento Manoel Ribeiro!

Fonte.  AND