Friday, July 12, 2019

A NOVA DEMOCRACIA BRASIL: Paraguai: Combatentes do EPP eliminam pistoleiro de latifundiários brasileiros

BRUNO BITENCOURT   11 JULHO 2019





























Caminhonete, barracão e carreta incendiados pelo Exército do Povo Paraguaio durante ação. Foto: Mbykymi Notícias

Na noite do dia 8 de julho, os combatentes da Brigada Indígena Contra Pistoleiros de Fazenda (BICPF) — um pelotão do grupo revolucionário Exército do Povo Paraguaio (EPP) — realizaram uma ação na fazenda de Ñandu’í, localizada no estado de Amambay, no Paraguai, a 75 km da cidade de Ponta Porã (MS), fronteira com o Brasil.

Durante a ação, o pistoleiro Avelino Camargo, brasileiro, foi eliminado pelos guerrilheiros. Tal fazenda pertence aos latifundiários Darci e Iracy Antoniolli, que também são brasileiros. Eles possuem terras ligadas à atividade madeireira tanto no Brasil quanto no Paraguai.

Além da eliminação de Avelino Camargo, os guerrilheiros incendiaram uma caminhonete, um barracão, uma carreta e máquinas agrícolas do latifúndio. Eles ainda levaram outros materiais para o fortalecimento da guerrilha.

A Brigada Indígena Contra Pistoleiros de Fazenda, segundo informações veiculadas por órgãos da imprensa popular, faz parte do EPP e atua contra pistoleiros do latifúndio no Paraguai. Suas ações são voltadas para fazer justiça para os camponeses e indígenas que são violentados pelos latifundiários e pelo velho Estado semicolonial e semifeudal do Paraguai.






















Combatentes do EPP. Foto ilustrativa

O monopólio da imprensa paraguaio de tudo tem feito para difamar o EPP, o acusando de "terrorista" que "recruta indígenas a força", entre outras mentiras. Esta mesma imprensa vendida, comprada pelas "autoridades" e pelas classes dominantes, não dão um pio sobre os inúmeros crimes cometidos pelo latifúndio contra o povo no campo.

OS BÁRBAROS CRIMES DO LATIFÚNDIO

A distribuição fundiária paraguaia é a pior do mundo, segundo a própria Oxfam Paraguai, que é uma ONG ligada ao imperialismo. No entanto, chama a atenção o fato de que parte significativa das terras está nas mãos de latifundiários brasileiros. Cerca de 14% das terras cultiváveis por todo o país estão nas mãos dos brasileiros, sendo que no departamento de Canindeyú, por exemplo, os latifúndios brasileiros controlam até 60% das terras.

Nesses latifúndios, tanto os controlados por estrangeiros ou por paraguaios, as relações de trabalho são humilhantes e análogas à escravidão. Em 2016, o Ministério do Trabalho paraguaio resgatou 35 camponeses indígenas de uma fazenda de criação de gado em Boquerón. Eles se endividavam com o latifundiário através da compra de víveres hiperinflacionados, convertendo-se em servos. Durante o resgate, os camponeses, incluídas as crianças, apresentavam ferimentos nas mãos, desidratação aguda e subnutrição.