Vídeo completo - LCP e Vladimir Safatle discutem luta revolucionária no Brasil
Vídeo completo do debate ocorrido na UERJ no dia 22 de outubro com o tema Balanço das lutas de 2019 e perspectivas: sob um ponto de vista revolucionário. O evento, organizado pelo jornal A Nova Democracia, contou com a presença do filósofo e professor da USP, Vladimir Safatle, e de representantes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), da Liga Operária, do Movimento Feminino Popular (MFP) e do Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR).
Fonte. AND
Comunidades da Baixada Maranhense exigem a soltura de presos políticos e a retirada de cercas criminosas
Reproduzimos na íntegra o texto divulgado pelo site Diário de Luta sobre a manifestação ocorrida no Maranhão no último dia 14 de novembro em defesa da liberdade dos presos políticos do governo reacionário de Flávio Dino/PCdoB.
Fonte. AND
Movimentos denunciam ataques aos camponeses e povos indígenas
Reunidos no início de novembro em Santarém (PA), durante o seminário Amazônia: territórios de lutas e resistência, movimentos populares da região amazônica emitiram a Carta dos Povos da Amazônia, onde reafirmam o compromisso de defesa coletiva de seus territórios e fazem denúncias.
Fonte. AND
MG: Moradores bloqueiam linha férrea em protesto contra a Vale em Brumadinho
Na manhã de 19 de novembro, moradores do município de Brumadinho, no estado de Minas Gerais, onde ocorreu o criminoso rompimento da barragem de Córrego do Feijão em janeiro deste ano, bloquearam a linha férrea da empresa Vale durante uma manifestação contra a mineradora.
Fonte. AND
Para 'adiar o fim do mundo': os literatos de cocar (Parte 2)
Dissemos na Parte 1 desta matéria que enquanto o fascismo bolsonarista prega o ódio ao saber, ao trabalho intelectual, à pesquisa e à palavra escrita, os povos indígenas brasileiros trilham um caminho oposto e luminoso: estão registrando sua sabedoria em livros, como aquele que foi um dos mais procurados na última Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP): Ideias para adiar o fim do mundo, de autoria de Aílton Krenak.
Fonte. AND