Monday, August 30, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: Apoio à luta do povo brasileiro se intensifica

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Os trilhos do agronegócio na Amazônia

 Munduruku protestam contra Ferrogrão durante realização de uma audiência em Itaituba (PA), em dezembro de 2017.  Foto: Bárbara Dias


No dia 15 de março deste ano, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu todos os processos em tramitação no Ministério da Infraestrutura, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e no Tribunal de Contas da União (TCU) referentes ao projeto da Estrada de Ferro-170, conhecida como Ferrogrão.


Bolsonaro e o presidente da Aprosoja, Antônio Galvan posam com a camisa do movimento golpista Brasil Verde e Amarelo. Foto: Reprodução

Latifundiários estão ajudando financeiramente grupos bolsonaristas para que estes possam realizar a manifestação golpista do dia 7 de setembro. As informações foram reveladas pelo site The Intercept Brasil, através de uma reportagem na qual jornalistas entraram em grupos de aplicativos utilizados por militantes bolsonaristas.

 

Na primeira parte desta reportagem, a  líder Kamutaja Silva Ãwa, da tribo Avá-Canoeiro, localizada na região do Araguaia, faz um relato especial ao A Nova Democracia sobre um assunto que sua gente quase não comenta, devido ao trauma que causou: a violência criminosa do velho e apodrecido Estado brasileiro (Funai) ao forçar um contato com seu povo à base de tiros, foguetes e ameaças de morte.

 
 
Ativistas finlandeses realizam manifestação em apoio à Liga dos Camponeses Pobres em Tampere. Foto: https://uusibrasilia.wordpress.com/

A solidariedade com a luta popular no Brasil tem se aprofundado cada vez mais com a criação de comitês, coletivos e portais informativos sobre a questão em todo o mundo. Eles repercutem o rechaço do povo brasileiro ao governo militar e genocida de Bolsonaro e generais e divulgam as lutas travadas pelo povo brasileiro, dentre essas, a luta da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) pela Revolução Agrária.

 
Latifundiário Nicolas André Morais organiza esquema de desvio de verbas para combate a Covid-19. Foto: Reprodução

No dia 18 de agosto, foi revelado um esquema envolvendo desvio de aproximadamente R$ 300 milhões destinados a hospitais públicos do Pará durante a pandemia. O crime que contava com a conivência do velho Estado tinha como um dos principais organizadores o latifundiário Nicolas André Morais, de 32 anos, um dos maiores pecuaristas do país.

Fonte. AND