Monday, August 16, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: Democratas de todo país celebram os 26 anos da Heroica Resistência de Corumbiara

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

Força Nacional de Bolsonaro assassina covardemente camponeses em Rondônia
Policiais da Força Nacional de Segurança e da PM de Rondônia assassinaram covardemente três camponeses da área Ademar Ferreira, na área rural de Porto Velho, no dia 13 de agosto. Amarildo Aparecido Rodrigues e seu filho Amaral José Stoco Rodrigues, foram assassinados enquanto estavam trabalhavam roçando mato no lote que possuem. Kevin Fernando Holanda de Souza, foi assassinado enquanto tentava fugir de seus algozes que o perseguiam e atiravam desde o helicóptero.

 

 


Faixa estendida em ato de celebração aos 26 anos da Heroica Resistência Camponesa de Corumbiara, ocorrido dia 9/08 na Unir, em Rondônia. Foto Banco de dados AND
A Redação de AND entrevistou o advogado do povo Marino D’Icarahy Júnior, que faz parte da Associação Brasileira de Advogados do Povo (Abrapo) e atua como defensor dos quatro jovens camponeses presos políticos do Acampamento Manoel Ribeiro. Em sua entrevista, Marino evidencia a farsa montada para sustentar a acusação aos jovens camponeses.

 

 


Dando continuidade as atividades do Seminário: 26 anos da histórica resistência camponesa de Corumbiara, da batalha de Santa Elina ao Acampamento Manoel Ribeiro, que tratará de um dos temas mais relevantes da atualidade que surgem como expressão da mais avançada luta popular onde se contrapõem às forças reacionárias da velha ordem contra as massas camponesas em busca de sua terra, ocorre hoje mais um debate público.

Fonte. AND
 

 


Paramilitares portando diversos armamentos sob embarcação no rio Uraricoera ameaçam Yanomami. Foto: Reprodução
Em meados do mês de julho e agosto, um bando paramilitar com 12 integrantes declarou em vídeo guerra contra os indígenas Yanomami. O fato se deu próximo a comunidade Palimiú que recentemente foi palco de confronto entre paramilitares e indígenas na disputa pelo território. Desde então os indígenas seguem resistindo e denunciando os sucessivos ataques.

 

 


Ato em celebração aos 26 anos da Heroica Resistencia Camponesa de Corumbiara aconteceu em frente Unir Centro em Rondônia. Foto: Comitê de apoio ao AND - Porto Velho/RO
RONDÔNIA
No dia 9 de agosto, um ato organizado pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo), Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo), Diretório Central dos Estudantes (DCE/Unir) e Executiva Estadual Rondoniense de Estudantes de Pedagogia (ExROPe), reuniu dezenas de pessoas nas escadarias da Universidade Federal de Rondônia (Unir) Centro para celebrar os 26 anos da Heroica Batalha de Santa Elina e denunciar os crimes do velho Estado.

Fonte.  AND