Thursday, August 12, 2021

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: LCP lança declaração sobre os 26 anos da Heroica Resistência Camponesa Armada De Corumbiara

Clicar nos títulos para ver as notícias completa

PA: Trabalhadores de Usina hidrelétrica e moradores protestam em Altamira
image.png

Atingidos pela Usina hidrelétrica de Belo Monte protestam em Altamira. Foto: MAB
No dia 6 de agosto, trabalhadores da concessionária Norte Energia, moradores de comunidades ribeirinhas, bem como moradores que foram prejudicados pela Usina da cidade do município de Altamira, no estado do Pará, fizeram um protesto conjunto. As reivindicações feitas exigiam o pagamento de encargos trabalhistas e indenizações pela empresa Norte Energia, que é responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte, e também pelas empresas terceirizadas que atuam no local. O protesto foi organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em frente a sede da empresa Norte Energia, em Altamira.


Daiane Griá Sales, jovem indígena Kaingang. Foto: Reprodução
Uma jovem indígena kaingang de 14 anos, identificada como Daiane Griá Sales, desaparecida desde o dia 31 de julho, foi encontrada em 04 agosto assassinada, em meio às plantações próximo da mata no município Redentora no noroeste do Rio Grande do Sul (RS).

Fonte. AND
Novidade: O Caminho de Peabiru em versão digital
A Editora Aimberê, editora que produz o Jornal A Nova Democracia, anuncia que já está disponível na plataforma Amazon a versão digital do trabalho de Rosana Bond: A História do Caminho de Peabiru (volume 1 e 2 e volume Extra).
Para comprar é necessário ter conta na plataforma Amazon e cadastrar a forma de pagamento com a qual deseja adquirir a obra.

image.png

Faixa deixada no Acampamento Manoel Ribeiro após a retirada das famílias. Foto: Resistência Camponesa
No dia 9 de agosto, após exatos 26 anos da Heroica Resistência Camponesa Armada de Corumbiara, a Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres (LCP) emitiu uma declaração em celebração a data, reafirmando através dos fatos ocorridos por todos estes anos nas terras de Santa Elina, que as massas são capazes de tudo, sempre que estejam organizadas e decididas a vencer em sua luta. A nota está disponível na íntegra no portal Resistência Camponesa.

Fonte. AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias