Friday, November 11, 2022

A NOVA DEMOCRACIA BRASIL: Campanha nacional de boicote eleitoral denuncia a falsa democracia e o golpismo (atualizado 10/11)

 

 

 

Campanha nacional de boicote eleitoral denuncia a falsa democracia e o golpismo (atualizado 10/11)

Desde o início oficial das campanhas eleitorais, em 16 de agosto, os comitês de apoio ao AND estão realizando atividades de brigadas de venda da nova edição especial n° 249, convocando o povo ao boicote eleitoral por todo o país. Pichações assinadas por movimentos democrático-revolucionários com as consignas Não vote, lute! também foram enviadas para a redação por apoiadores.

Estão sendo realizadas grandes brigadas de agitação nas ruas, paradas de ônibus, praças, universidades e outros locais movimentados, convocando ao boicote eleitoral. Nelas, os ativistas têm esclarecido a impossibilidade de se conquistar verdadeiramente direitos para o povo através da farsa eleitoral; assim como têm exposto o caráter de classe do velho Estado brasileiro e sua velha democracia burocrático-latifundiária. Também têm denunciado o golpe de Estado em marcha, tanto pela intervenção militar passo a passo levada a cabo pelo Alto Comando das Forças Armadas – através de reforçar e aprofundar a tutela sobre a Nação e instituições –, quanto pelas ameaças de ruptura institucional de Bolsonaro.


#BoicoteEleitoral
 | Difundir com audácia a imprensa popular e democrática! pic.twitter.com/rXom5jQu0H

— A Nova Democracia (@jornaland) October 18, 2022

PARÁ

Estudantes e ativistas de Belém criaram o Comitê contra a Farsa Eleitoral de Belém no mês de junho. Durante o período da farsa eleitoral, especificamente, foram vendidos entre brigadas e vendas individuais mais de 300 exemplares da edição especial n° 249. 

Nesse período, os ativistas fizeram duas brigadas divulgando a edição especial de AND na Ver-O-Peso, maior feira ao ar livre da América Latina, e no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nelas, intervenções de brigadistas denunciaram o velho Estado de grandes burgueses e latifundiários a serviço do imperialismo. Também foi apontado o caminho para o povo, da luta e da organização em defesa de seus direitos. A partir de atividades como o Dia das Crianças, realizado no município de Ananindeua, e na Celebração dos 20 anos do Jornal a Nova Democracia em Belém, os brigadistas também realizaram grande agitação pelo boicote eleitoral. 

Já na inauguração do comitê, meses antes, ocorreu um debate sobre a situação política, elevando também a compreensão sobre a necessidade de que as massas boicotem a farsa eleitoral de forma cada vez mais consciente. Nesse período foram distribuídos mais de 400 adesivos que denunciavam a farsa eleitoral em diversas atividades, além de discussões dos editoriais de AND

Ativistas conformam o Comitê contra a Farsa Eleitoral de Belém e fazem brigadas com a edição n° 249. Foto: Banco de dados AND 

Ativistas conformam o Comitê contra a Farsa Eleitoral de Belém e fazem brigadas com a edição n° 249. Foto: Banco de dados AND 

PERNAMBUCO

Em Petrolina, o Comitê de Apoio realizou duas brigadas de vendas da edição n° 249 nos dias 24 e 25/10. A primeira ocorreu na Feira do José e Maria, que ocorre uma vez por semana e é o local mais movimentado do bairro de mesmo nome, onde pequenos camponeses da região vendem seus produtos. A brigada do dia 25/10 ocorreu dentro dos ônibus do transporte público da cidade. As atividades duraram cerca de duas horas.

No dia 24/10, um dos grupos abordados ouviu atentamente os ativistas, que denunciavam a farsa eleitoral. Os rapazes responderam em concordância: "Tá ai, é isso mesmo, não vai mudar nada". Após a conversa com os ativistas, uma vendedora de uma banquinha concluiu que, além de orar, o povo também deveria agir para transformar essa situação, e comprou o jornal. Foram vendidos um total de 10 edições e arrecadados R$ 10.

No mesmo dia foi realizada uma brigada de vendas de AND na Praça do Diário, no centro do Recife, local de grande circulação de trabalhadores. A brigada teve duração de 1h20m, contou com 3 ativistas e foram vendidos 8 jornais.

Uma anciã que trabalhava como vendedora ambulante, concordando com o conteúdo da edição n° 249, exposto pelos brigadistas, afirmou: “De 4 em 4 anos a gente decide quem que vai ser o próximo a montar no povo”. Outro senhor, durante o final da brigada, saudou os brigadistas: “Faltava gente que tivesse coragem como vocês para falar dessa palhaçada que acontece, principalmente durante o período eleitoral!”.

Um dia depois foi realizada outra brigada, dessa vez contando com 2 ativistas, nos metrôs da cidade. Foram vendidos 5 jornais em cerca de 1h de brigada.

Brigada de venda da edição n° 249 ocorre em Recife (PE). Foto: Banco de dados AND
Brigada de venda da edição n° 249 ocorre em Recife (PE). Foto: Banco de dados AND
Pichação encontrada em Petrolina no final do mês de outubro. Foto: Banco de dados AND
Em 27/09, o Comitê de Apoio de Recife (PE) realizou uma brigada com a edição especial n° 249, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A brigada ocorreu durante cerca de 1h40 a partir das 11h40, entre quatro brigadistas, sendo um responsável por vendas em uma mesa instalada no local e três circulando o entorno, conversando e vendendo para os estudantes. A brigada foi realizada com muito empenho e energia, além de suscitar muitas conversas com os estudantes, ávidos por entender melhor a propaganda pelo boicote eleitoral e o AND. Os estudantes foram, também, convidados ao evento em celebração aos 20 anos de AND no dia 5 de outubro, às 14h, organizado pelo Comitê de Apoio em Recife na UFPE.  Foram 21 jornais vendidos e um total de R$ 23 reais arrecadados, com $2 extras por conta de doações dos próprios estudantes. 
Em 27/09, o Comitê de Apoio de Recife (PE) realizou uma brigada  de venda da edição especial n° 249, conclamando ao boicote eleitoral. Foto: Banco de Dados AND
Em 27/09, o Comitê de Apoio de Recife (PE) realizou uma brigada  de venda da edição especial n° 249, conclamando ao boicote eleitoral. Foto: Banco de Dados AND

MINAS GERAIS

O Comitê de Apoio de Montes Claros realizou 3 brigadas da edição especial n° 249 na última semana da Campanha Nacional de Boicote à farsa eleitoral. No dia 25/10, 6 brigadistas venderam 28 jornais da edição especial na Praça Dr. Carlos, onde há grande concentração de trabalhadores que pegam ônibus na volta do trabalho. Na Unimontes, em 26/10, 5 brigadistas venderam 17 jornais. No dia 29/10, foram vendidos 23 edições no mercado da cidade por 6 brigadistas. Além disso, 33 edições especiais foram vendidas por ativistas durante a semana em pontos de concentração de trabalhadores, como pontos de moto-táxi, sindicatos, para vendedores ambulantes e demais trabalhadores. No mercado da cidade, onde também foi realizada uma brigada, muitos dos que conversaram com os brigadistas já haviam comprado e lido a edição n° 249 e perguntaram quando chegaria a nova edição.

Todas as massas que compraram as edições concordaram com a denúncia de AND de que as eleições são uma farsa e que só serviam para legitimar o regime de exploração de opressão. Os trabalhadores demonstraram grande interesse na Assembleia Popular ocorrida nas áreas camponesas.

Na Unimontes, duas conversas dos brigadistas com estudantes se destacaram. Em uma delas, uma senhora, muito religiosa, argumentou que o mundo foi sempre assim e que sempre haverá ricos e pobres. A brigadista a ouviu pacientemente e, depois, explicou que este mundo é feito por homens e mulheres, que atuam nele e o constroem, e que os pobres, que mais trabalham e fazem tudo o que existe no mundo, se organizam no objetivo de mudar esta situação, embora isto não seja divulgado nos monopólios de imprensa. Diante desta exposição da brigadista, a senhora decidiu comprar um exemplar. Em outra conversa, uma jovem argumentou com o brigadista se não seria mais fácil votar em um “menos pior” e, quando for possível, organizar o povo. O brigadista explicou que nunca se deve abrir mão de organizar o povo, que isto é a única saída para a atual situação de opressão e exploração, porque o povo já quer mudar a situação horrível em que vive e não se ilude com a farsa eleitoral, e que a revolta popular cresce a cada dia e de forma cada vez mais organizada. Deu diversos exemplos, como do povo nas favelas, do período da pandemia, da luta camponesa, etc. Após esta conversa, a jovem decidiu comprar um exemplar.

Comitê de Apoio de Montes Claros realiza brigada de vendas da edição n° 249. Foto: Banco de dados AND

Comitê de Apoio de Montes Claros realiza brigada de vendas da edição n° 249. Foto: Banco de dados AND

Comitê de Apoio de Montes Claros realiza brigada de vendas da edição n° 249. Foto: Banco de dados AND

Pichações foram encontradas em Belo HorizonteJaíbaJanuária, VespasianoBetimMontes Claros e Ouro Preto com a consigna Não vote! Lute pela Revolução! assinados pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP), Movimento Feminino Popular (MFP), Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR).

Pichação encontrada em Betim (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Betim (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na entrada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Montes Claros, em Montes Claros (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na entrada do Distrito Industrial, em Montes Claros (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada entre as cidades Januária (MG) em Montes Claros (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Jaíba, no norte de Minas Gerais. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Jaíba, no norte de Minas Gerais. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Januária, no norte de Minas Gerais. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada no centro da cidade de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada no centro da cidade de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação assinada pelo Movimento Feminino Popular (MFP) encontrada na região norte de Belo Horizonte (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação assinada pelo Movimento Feminino Popular (MFP) encontrada em Betim (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação assinada pelo Movimento Feminino Popular (MFP) encontrada em Betim (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação assinada pela Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR) encontrada em Betim (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros (MG). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Ouro Preto (MG). Foto: Banco de Dados AND

Na cidade de Betim, no dia 22/10, como parte da propaganda pelo boicote eleitoral, a Comissão de Moradores da Vila Bandeira Vermelha realizou um teatro de dia das crianças baseado na matéria O Povo Aprende a Governar, da edição n° 249. Uma grande faixa foi estendida no local exclamando Eleição não! Revolução sim!.

Teatro popular realizado na Vila Bandeira Vermelha, em Betim (MG). Foto: Banco de dados AND

Já na cidade de Montes Claros foram realizadas brigadas nos dias 19 e 22/10. No primeiro dia, membros do Comitê de Apoio venderam 13 edições n° 249 na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Uma anciã aposentada que se encontrava no local também comprou, muito entusiasmada, uma edição especial e quis levar outra edição antiga para aprofundar a leitura. Ela relatou que faz versos de “repentes” e, relacionando-os ao boicote eleitoral, recitou dois aos brigadistas, um narrando sobre a vida dura do povo do sertão e um outro, em homenagem a Lampião, Rei do Cangaço. Estudantes demonstraram um especial interesse em conhecer a organização dos camponeses nas áreas revolucionárias em que estes aprendem a governar, decidindo tudo sobre suas vidas em Assembleias Populares. Outras brigadas já foram realizadas no local.

A segunda brigada ocorreu na feira da cidade. Diante dos esforços recorrentes dos brigadistas de realizarem brigadas de venda nesse local, as vendas realizadas quase duplicaram em relação às brigadas anteriores. Uma feirante, ao se referir aos sucessivos governos eleitos pela farsa eleitoral, afirmou: “É mesmo! Só troca de coleira e o cachorro vem mais gordo!”.

Um feirante, que em outra brigada havia tirado o dinheiro para a edição n° 249 da venda de um frango na mesma hora, pediu desta vez por edições antigas e parabenizou o trabalho do Comitê. Contou que gostou demais do jornal e falou: “Vou ler debaixo do pé de manga!”.

Outra frequentadora do mercado relatou a uma brigadista que havia votado no primeiro turno, mas, depois que leu a edição especial, se convenceu que o melhor é não votar.

A solidariedade dos feirantes com a imprensa popular e democrática ocorreu após uma provocação de uma bolsonarista.  Uma senhora passou por um brigadista dizendo que quem fala para não votar só pode ser “comunista que quer fechar igrejas”. Imediatamente os feirantes disseram que “não é nada disso” e que os políticos são todos safados (indicando à apoiadora do Bolsonaro que o AND não defende político reacionário algum). Os presentes também disseram a ela que o povo precisa se organizar, como falam os brigadistas.

Foram vendidos 38 jornais da edição especial e recebidos R$8,00 de doação. Muitos pediram por edições anteriores por já terem lido a n° 249, ou não terem o dinheiro para comprar na hora. Cerca de 39 edições anteriores foram distribuídas.

Brigadistas conversam com feirantes e realizam venda da edição n° 249 em feira de Montes Claros. Foto: Banco de Dados AND

Brigadistas conversam com feirantes e realizam venda da edição n° 249 em feira de Montes Claros. Foto: Banco de Dados AND

Brigadistas conversam com feirantes e realizam venda da edição n° 249 em feira de Montes Claros. Foto: Banco de Dados AND

O comitê de apoio de Montes Claros realizou uma nova e vitoriosa brigada de vendas, no dia 13/10, na principal praça da cidade, onde se concentra um grande número de trabalhadores nos horários de volta para casa após o trabalho. Foram vendidos 19 jornais da edição especial sobre o boicote à farsa eleitoral e também foram distribuídas 65 edições antigas a quem buscasse conhecer melhor o jornal. 

Os brigadistas denunciaram, em sua propaganda, que o povo é sempre culpabilizado por “não saber votar”, mas que tem, na verdade, toda a capacidade de se organizar e aprender a governar, como no exemplo das Assembleias nas áreas camponesas. Além disso, os brigadistas denunciaram o aumento da fome, e afirmaram que o povo se rebela contra os assassinatos nas favelas. Destacaram, também, que essa velha democracia não pode resolver os problemas do povo. Assim como denunciaram o golpismo das Forças Armadas reacionárias e suas mamatas com dinheiro público enquanto o povo morria à míngua e passava fome durante a pandemia.

Muitos trabalhadores agradeceram pelo trabalho do comitê, um deles afirmou que “o mundo tá precisando de mais gente fazendo este trabalho que vocês estão fazendo, mais gente falando essas coisas”. Uma trabalhadora de cerca de 40 anos, ouviu a conversa de um brigadista com outra pessoa e pediu para comprar uma edição e outro trabalhador, de dentro do ônibus, estendeu a mão pedindo a um brigadista um jornal para ler. A maior parte dos transeuntes concordou que estas eleições não mudam nada para o povo e que só favorece os ricos, e demarcaram que o povo já sabe disto. Ao passar pela faixa escrita Eleição não! Revolução Sim! que dois brigadistas seguravam, muitos exclamavam: “Muito bem!”.

Especialmente grande foi o interesse em compreender o papel da tutela dos generais nos diferentes governos e nas eleições, em seu projeto de golpe em marcha diante do avanço da luta popular organizada.

Trabalhadoras observam faixa em brigada da edição especial n° 249 de AND, sobre o boicote à farsa eleitoral, em Montes Claros (MG), no dia 13/10. Foto: Banco de dados AND

Trabalhadora compra a edição especial n° 249 de AND, sobre o boicote à farsa eleitoral, em brigada realizada em Montes Claros (MG), no dia 13/10. Foto: Banco de dados AND

Trabalhadoras compram a edição especial n° 249 de AND, sobre o boicote à farsa eleitoral, em brigada realizada em Montes Claros (MG), no dia 13/10. Foto: Banco de dados AND

Duas estudantes compram a edição especial n° 249 de AND, sobre o boicote à farsa eleitoral, em brigada realizada em Montes Claros (MG). Foto: Banco de dados AND

Na cidade de Montes Claros, entre a última semana de setembro e a primeira de outubro, foram realizadas seis brigadas de venda da edição especial de AND. As brigadas ocorreram na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na feira local e na principal praça da região.

Nos dias 23 e 27/09, quatro ativistas do Comitê de apoio ao AND de Montes Claros realizaram brigadas Unimontes. No dia 23/09, dezenas de estudantes adquiriram exemplares da edição atual, e os que não podiam pagar, se interessaram em conhecer o AND, solicitando edições antigas. A maioria dos estudantes demonstraram apoio à posição de que as eleições são uma farsa e não atendem em nada aos interesses do povo, concordando com o boicote eleitoral e a necessidade do povo se organizar, como única forma de alcançar uma verdadeira democracia, que sirva ao povo brasileiro. Muitos parabenizaram o trabalho do Comitê de Apoio ou desejaram boa sorte. A brigada durou 1h30 e foram vendidas 11 edições especiais e arrecadados R$ 11.

Em 27/09, durante uma nova brigada realizada na Uniomente, professores da instituição expressaram sua concordância com a denúncia da farsa eleitoral e da dominação do latifúndio. Uma faixa estendida com a frase Eleição não, Revolução sim! entusiasmou os estudantes, que se identificaram com o exemplo das Assembleias Populares nas áreas camponesas como forma de construir uma verdadeira e nova democracia. Foram vendidos 25 jornais e distribuídos 58 edições anteriores.

No dia 24/09, três brigadistas do Comitê de apoio ao AND de Montes Claros promoveram uma brigada de vendas em uma grande feira local de produtos camponeses, vendendo 20 jornais aos feirantes, trabalhadores em geral e intelectualidade. 

Muitos que compraram o jornal já o conheciam. Um feirante pediu a uma brigadista que o esperasse vender um abacaxi, de onde tiraria o dinheiro para comprar um exemplar. Os feirantes também se reuniram em torno de um brigadista que faziam uma agitação contra a farsa eleitoral para denunciar os sucessivos prefeitos da cidade que mantiveram e aprofundaram as condições precárias do mercado municipal, fazendo obras que tinham somente o interesse de economizar energia elétrica do local, prejudicando a preservação dos produtos vendidos pelos feirantes. Sem dinheiro para comprar, 42 pessoas pediram edições anteriores com o intuito de conhecer o jornal.

Um homem de aproximadamente 40 anos disse que já havia decidido votar nulo. A edição especial foi especialmente bem recebida pelos anciãos, setor da população que mais comprou o jornal. Muitos fizeram questão de parabenizar os brigadistas pelo trabalho. A brigada durou 2h40, entre as 6h e 8h40 e arrecadou-se R$ 20.

No dia 08/10 também foi realizada uma brigada no mesmo local, entre cinco brigadistas, das 6h da manhã às 8h. Os ativistas relatam que assim que abriram a faixa escrita Eleição não, Revolução sim!, uma pessoa ergueu o punho em concordância.

Uma feirante que havia sido muito ativa nas denúncias para uma matéria recente de AND denunciando as condições do mercado, assim que avistou os brigadistas perguntou pela nova edição e afirmou que gostaria de comprá-la. Outras pessoas abordaram os ativistas procurando entender melhor sobre a “revolução” da qual a faixa falava.

Nos dias 29/09 e 06/10, foram realizadas brigadas na praça Dr. Carlos, praça principal da cidade, onde se concentra a maior parte dos trabalhadores que pegam ônibus depois do trabalho. No dia 29, a brigada foi realizada com quatro brigadistas, das 19h às 21h. Os ativistas denunciaram a farsa eleitoral com muita energia entre as massas e dois vendedores ambulantes que se encontravam no local interagiram com os brigadistas. Um deles exclamou “Então, isto que vivemos não é uma democracia!” e outro denunciou que a prefeitura só os deixa trabalharem em paz em época de eleições. Foram vendidas seis edições n° 249.

Já no dia 06/10, a brigada foi realizada no mesmo local das 18:30 às 20:30, por cinco brigadistas. Um ambulante passou muito tempo conversando com um brigadista no objetivo de compreender a linha editorial do AND e sua defesa da necessidade de uma Revolução de Nova Democracia no país. Ele afirmou que a prefeitura não os deixa trabalhar e que, se eles o tirarem de lá, ele não teria como sustentar seus filhos senão roubando.

Outro senhor olhou por muito tempo para a faixa escrita Eleição não, revolução sim! e, abordado por um ativista para conversar, perguntou como se daria essa revolução. Diante da explicação sobre o direito de terra para quem nela trabalha, a denúncia da atuação dos monopólios imperialistas, a desindustrialização brasileira, a falta de soberania nacional, entre outras mazelas impostas ao povo brasileiro por sucessivos governos reacionários ao longo dos séculos, o trabalhador afirmou que era isso mesmo que precisamos, agradeceu muito pela conversa e parabenizou os brigadistas pelo trabalho.

Um outro senhor de aproximadamente 50 anos, falou que já conhecia o AND, que alguém já tinha mostrado o jornal para sua esposa onde ela trabalha. Comprou e incentivou a sua colega de trabalho a pegar um para conhecer: “Pega, você vai gostar demais, eu sempre entro na página na internet!”, disse ele.

Brigada do Comitê de Apoio ao AND de Montes Claros faz agitação pelo boicote eleitoral em mercado municipal. Foto: Banco de dados AND

Brigada do Comitê de Apoio ao AND de Montes Claros faz agitação pelo boicote eleitoral em mercado municipal. Foto: Banco de dados AND

Brigada do Comitê de Apoio ao AND de Montes Claros faz agitação pelo boicote eleitoral em mercado municipal. Foto: Banco de dados AND

Brigada do Comitê de Apoio ao AND de Montes Claros faz agitação pelo boicote eleitoral em mercado municipal. Foto: Banco de dados AND

Brigada do Comitê de Apoio ao AND de Montes Claros faz agitação pelo boicote eleitoral em mercado municipal. Foto: Banco de dados AND

Brigada do Comitê de Apoio ao AND de Montes Claros faz agitação pelo boicote eleitoral na principal praça da cidade. Foto: Banco de dados AND

Brigada do Comitê de Apoio ao AND de Montes Claros faz agitação pelo boicote eleitoral na Unimontes. Foto: Banco de dados AND

Em Belo Horizonte (MG), o Comitê de Apoio ao AND realizou duas brigadas de vendas da edição especial n° 249, de propaganda do boicote à farsa eleitoral, na primeira semana de outubro. Elas ocorreram na Av. Antônio Carlos, região norte de Belo Horizonte, nas linhas do Move, de ônibus de transporte público que atendem a capital e região metropolitana. Os ativistas foram muito bem recebidos, com os passageiros ouvindo com atenção a agitação e expressando muitas mensagens de apoio aos ativistas. Ao total, nas duas brigadas, foram vendidos 26 exemplares.

Brigada de venda da edição n° 249 em Belo Horizonte. Foto: Banco de dado AND

Ativistas da Luta Popular pela Moradia (LPM) realizaram duas brigadas de venda na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, batendo de porta em porta na Vila Bandeira Vermelha, nos núcleos do Itacolomi e Teresópolis. Ao todo foram vendidos 83 jornais da edição n° 249.

Ativistas da LPM de Betim realizam brigada de vendas da edição n° 249 de AND na Vila Bandeira Vermelha. Foto: Banco de Dados AND

GOIÁS

O Comitê de Apoio de Goiânia realizou brigadas de venda do jornal da edição especial nº 249 nos dias 26 e 27/10, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Os estudantes, em sua maioria, são oriundos da classe trabalhadora e quase todas são mulheres, receberam a atividade com grande entusiasmo. Muitos se interessaram pela consigna Não vote, viva a revolução! de uma faixa que foi estendida na entrada da Faculdade. Os brigadistas debateram com os estudantes, que se mostraram interessados em conhecer a Linha Editorial de AND. Foram vendidas 35 edições n° 249, bem como foram distribuídos mais de 100 panfletos tratando sobre a farsa eleitoral e o boicote às eleições.

Já no dia 30/10, apoiadores de AND realizaram uma agitação contra a farsa eleitoral na avenida 44, um local de grande movimentação comercial da cidade. Panfletos foram distribuídos à população e anunciaram o alto índice de boicote eleitoral, além de denunciar os ataques aos direitos do povo. Os militantes afirmam que eleição é farsa e convocaram o povo a boicotar as eleições e se organizar na luta em defesa dos direitos do povo.

Comitê de Apoio de Goiânia realizou brigada de venda do jornal da edição especial nº 249. Foto: Banco de dados AND

Comitê de Apoio de Goiânia realizou brigada de venda do jornal da edição especial nº 249. Foto: Banco de dados AND

Comitê de Apoio de Goiânia realizou brigada de venda do jornal da edição especial nº 249. Foto: Banco de dados AND

Comitê de Apoio de Goiânia realizou brigada de venda do jornal da edição especial nº 249. Foto: Banco de dados AND

Pichações foram encontradas em Goiás com a consigna Não vote, lute!, assinadas pelo Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR).

PARANÁ

Recebemos em duas fotos de uma brigada de venda da edição n° 249 de AND na cidade de Pinhais.

Brigada de venda da edição n° 249 de AND na cidade de Pinhais. Foto: Banco de dados AND

Brigada de venda da edição n° 249 de AND na cidade de Pinhais. Foto: Banco de dados AND

Pichações foram encontradas em Curitiba, Pinhais, e Maringá com a consigna Não vote, lute!, assinadas pelo Movimento Feminino Anita Garibaldi (MFAG) e Alvorada do Povo (AP).

Pichação encontrada em Maringá (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Maringá (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Maringá (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Maringá (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Maringá (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Maringá (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Maringá (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na região sul da cidade de Maringá (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na região sul da cidade de Maringá (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada no Campus Agrarias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Garagem Gloria, no bairro Boa Vista, em Curitiba (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada no Colégio Leôncio Correia, em Curitiba (PR). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na rua Tesourinha, no bairro Jd. Cláudia, em Pinhais. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na rua Jacarezinho, no bairro Pineville, em Pinhais. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na rua Jacob Macanham, no bairro Jd. Cláudia, em Pinhais. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Pinhais. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Pinhais. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Maringá. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Maringá. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Maringá. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Maringá. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Maringá. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Avenida Comendador Franco com a Linha Verde. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada no muro da Eletrolux, no bairro de Guabirotuba. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada no Centro Politécnico de Curitiba. Foto: Banco de Dados AND

Também, na cidade de Curitiba, capital, lambes que exclamavam Não vote, organize-se e lute! foram colados na reitoria da UFPR, no centro da cidade, assinados pelo Alvorada do Povo.

Fotos: Banco de Dados AND

Na cidade de Maringá, na tarde do dia 22/10, dois brigadistas divulgaram e venderam a edição n° 249 especial, da campanha nacional pelo boicote às eleições, em um bairro popular da região metropolitana da cidade, indo de casa em casa e desenvolvendo conversas profundas com as massas.

Os moradores foram muito receptivos e conversaram bastante com os brigadistas sobre a edição. Foi quase unânime a concordância com a agitação realizada pelos brigadistas, expressão da descrença com a “política oficial” e suas instituições decadentes. Muitos moradores de origem camponesa concordaram, ao longo das conversas, com a luta por conquistar a terra, tarefa da revolução agrária. Outro morador afirmou que nunca tirou o título eleitoral por discordar integralmente com a farsa eleitoral. Muitos já não votaram no primeiro turno e, com exceção de um morador, ninguém demonstrou esperança com qualquer candidato à presidência.

Os moradores também contaram aos brigadistas que o deputado Adriano Ferreira Amorim (PSB), quando foi fazer campanha no bairro, foi hostilizado e fugiu dos moradores. Os moradores estavam revoltados pelo político profissional ter votado a favor do aumento do IPTU.

Foram vendidas sete edições e foram distribuídas três edições antigas no total, em cerca de 1 hora e meia de brigada. 

Brigadistas de AND vão de casa em casa conversar com moradores sobre o boicote eleitoral e vendem a edição n° 249. Foto: Banco de dados AND

No dia 16/10, membros do Comitê de Boicote à Farsa Eleitoral da Vila Torres (CBFE-VT) realizaram uma vitoriosa brigada de venda da edição n° 249 de AND, no bairro popular Vila Torres, em Curitiba. A brigada durou cerca de uma hora e foi realizada à tarde, enquanto os moradores se encontravam nas ruas conversando.

Os brigadistas conversaram com uma dezena de pessoas, sendo que todos demonstraram sua revolta contra o sistema eleitoreiro e apoiaram firmemente o trabalho e a luta pelo boicote eleitoral. Uma moradora, mesmo sendo analfabeta, comprou uma edição do jornal para apoiar a luta dos ativistas e a imprensa popular e democrática. Essa mesma moradora ofereceu sua casa para que os ativistas possam ir à sua residência dar apoio pedagógico e ler os editoriais do jornal com ela.

O Comitê de Boicote à Farsa Eleitoral da Vila Torres, antigo Comitê de Saúde Popular da Vila Torres, que atua no bairro desde 2020, foi conformado em conjunto com moradores e apoiadores que expressavam concordância com o boicote contra a farsa eleitoral.

Moradora da Vila Torres compra edição n° 249 de AND. Foto: Banco de dados AND

Quatro ativistas do Comitê de Apoio de Maringá realizaram mais uma brigada de vendas da edição n° 249 no terminal de ônibus da cidade, no dia 13/10, às 18h.

As massas foram muito receptivas em escutar a propaganda pelo boicote eleitoral de AND e se mostraram descrentes quanto à mudança da situação do país através das eleições. Além da crítica à farsa eleitoral, os brigadistas apontaram o caminho da luta combativa e da revolução de nova democracia, dando exemplos ao redor do país, como a luta travada pelos camponeses organizados pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP).

Foram vendidas seis edições do jornal a trabalhadores e estudantes. Muitos que não puderam comprar o jornal, ainda assim apoiaram sua linha editorial e receberam uma versão impressa do Editorial semanal. 

Ativistas do Comitê de Apoio de Maringá realizam brigada de vendas no terminal de ônibus da cidade em 13/10. Foto: Banco de dados AND

Em Maringá, nos dias 28 e 29/09, o Comitê de Apoio ao AND realizou duas brigadas para divulgação e venda da edição especial n° 249. A primeira delas ocorreu no terminal urbano, local de grande circulação de trabalhadores da cidade e de municípios vizinhos. Através de intervenções, os brigadistas denunciaram a farsa eleitoral, as falsas promessas dos candidatos das classes dominantes e destacaram que essas eleições ocorrem em meio a um golpe militar contrarrevolucionário preventivo desatado pelo Alto Comando das Forças Armadas.

Muitos trabalhadores transeuntes declararam que há muito não votam por não acreditarem que das eleições virá qualquer mudança. A atividade durou cerca de 1h15 e foram vendidas 20 edições.

A segunda atividade de brigada de vendas foi realizada na paralisação das educadoras do município, que aconteceu na tarde do dia 29/09. Na manifestação, os brigadistas realizaram a venda das edições, convocando ao boicote eleitoral. As professoras demonstraram concordância com a denúncia das eleições como farsa e expressaram sua satisfação em ver a atuação de uma imprensa popular e democrática na cobertura da manifestação. A atividade durou cerca de 2h e 42 edições foram vendidas.

Comitê de Apoio ao AND de Maringá realiza a venda da edição n° 249 e propaganda do boicote eleitoral na paralização das educadoras do município em 29/09. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhador se entusiasma com agitação pelo boicote eleitoral e adquire uma edição n° 249 de AND. Foto: Banco de Dados AND

Comitê de Apoio ao AND de Maringá realiza a divulgação e venda da edição n° 249 no terminal de ônibus da cidade. Foto: Banco de Dados AND

Comitê de Apoio ao AND de Maringá realiza a venda da edição n° 249 e propaganda do boicote eleitoral na paralização das educadoras do município em 20/09. Foto: Banco de Dados AND

Na cidade de Londrina, durante toda a semana que antecedeu o primeiro turno da farsa eleitoral, ocorreram importantes brigadas de vendas da edição especial n° 249 em vários blocos e locais diferentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), pelo Comitê de Apoio ao AND de Londrina. As brigadas de venda que conclamavam os estudantes a boicotarem a farsa eleitoral eram realizadas por duplas ou por um brigadista individualmente. Foram vendidos cerca de 90 jornais para estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, História, Ciências Sociais, e outros, entre brigadas de venda e banquinhas com edições e produtos de AND.

De acordo com os ativistas do comitê de apoio, o jornal encontrou uma receptividade enorme entre os estudantes, com muitas pessoas interessadas, perguntando sobre a campanha de boicote às eleições e Linha Editorial do jornal e discutindo e compartilhando suas opiniões com os brigadistas. Muitas pessoas ficaram interessadas na Linha Editorial de AND e compartilharam seus contatos para realização de atividades do comitê de apoio, comprando várias edições para distribuir entre amigos e familiares.

Brigadas de venda da edição especial n° 249 são realizadas na UEL, Paraná. Foto: Banco de Dados AND

Brigadas de venda da edição especial n° 249 são realizadas na UEL, Paraná. Foto: Banco de Dados AND

PARÁ

Na cidade de Ananindeua, uma pichação com a consigna Não vote, lute! foi encontrada.

Pichação encontrada em Ananindeua, no Pará. Foto: Banco de Dados AND

SÃO PAULO

Na cidades de SorocabaCampinas, São Paulo Guarulhos, pichações foram encontradas com a consigna Não vote, lute pela revolução!, assinadas pelo Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR), Movimento Feminino Popular (MFP) e Alvorada do Povo (AP).

Pichação encontrada em Sorocaba (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Guarulhos (SP). Foto: Banco de Dados AND   

Pichação encontrada em Guarulhos (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Guarulhos (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação foi encontrada em São Paulo escrita: Não vote! Lute pela revolução!. Foto: Banco de dados AND

Pichação encontrada em uma avenida central do bairro Barão Geraldo, em Campinas (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em uma das entradas da Universidade Estadual de Campinas, em Campinas (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em uma das entradas da Universidade Estadual de Campinas, em Campinas (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em uma das entradas da Universidade Estadual de Campinas, em Campinas (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Campinas (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Zona Oeste São Paulo (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Zona Oeste São Paulo (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Zona Oeste de São Paulo (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Zona Oeste de São Paulo (SP). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na entrada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ao lado da entrada do Restaurante Universitário, no distrito de Barão Geraldo, Campinas (SP). Foto: Banco de Dados AND 

Pichação encontrada próxima à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, São Paulo. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada próxima ao bairro universitário Barão Geraldo, em Campinas, São Paulo. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Guarulhos. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em Guarulhos. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Zona Oeste de São Paulo. Foto: Banco de Dados AND

Em Ribeirão Preto, o Comitê de Apoio ao AND da cidade realizou, no dia 29/09 uma brigada de vendas com a edição n° 249 em um dos terminais rodoviários da cidade, agitando pelo boicote eleitoral e propagandeando a Linha Editorial de AND. O Comitê de Apoio também realizou brigadas de vendas da edição no campus da Universidade de São Paulo (USP) aos estudantes e professores.

Brigada de vendas da edição n° 249 em Ribeirão Preto. Foto: Banco de Dados AND

Brigada de vendas da edição n° 249 em Ribeirão Preto. Foto: Banco de Dados AND

Na cidade de Sorocaba foi realizada no terminal de ônibus da cidade uma brigada de venda. As massas de trabalhadores e jovens estudantes eram abordados por dois brigadistas que conversavam com as pessoas individualmente ou em grupos e apresentavam o conteúdo da nova edição.

Durante a brigada, enquanto um brigadista conversava com uma mulher jovem sobre o boicote às eleições, outra pessoa que estava esperando o ônibus disse à jovem que, caso ela não votasse em ninguém, nada mudaria e que iria aceitar a situação como estava. A jovem respondeu com firmeza: “meus sonhos não cabem nas urnas”. E teve desenvolvimento um debate entre os trabalhadores e os brigadistas sobre a campanha pelo boicote eleitoral. No total foram vendidas 15 edições e arrecadado R$18,00, sendo R$3,00 de contribuições.

Em Campinas (SP), no dia 28/09, cinco ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Campinas realizaram uma brigada de vendas da edição 249 no Terminal Central de Campinas, das 18h às 19h15, no seu horário de pico de fluxo de trabalhadores. Foram utilizados para a brigada megafone e faixa, enquanto brigadistas conversavam com trabalhadores que esperavam o ônibus ou que transitavam pelo local.

Os trabalhadores demonstravam grande entusiasmo com a agitação pelo boicote eleitoral, apesar da fadiga após um dia de trabalho. Um trabalhador de cerca de 50 anos de idade, quando questionado pelo agitador no megafone se acreditava que votando em algum candidato a situação de nosso país mudaria, respondeu categoricamente "Não!", e em seguida procurou conversar com um brigadista e realizou a compra da edição. Já uma trabalhadora de 40 anos de idade iniciou um profundo debate com um brigadista, interessada no boicote eleitoral. Ela afirmou que estava farta de tanta enganação, de ver as mentiras e falsas promessas nos debates eleitorais, afirmou que não votaria nessa eleição e comentou que ficou contente em conhecer o AND. Ela comprou uma edição e seguiu para o ônibus.

Foram vendidos ao total 20 jornais e arrecadados R$ 24, sendo R$ 4 uma doação.

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Campinas realizaram uma brigada de vendas da edição 249 no Terminal Central de Campinas. Foto: Banco de Dados And

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Campinas realizaram uma brigada de vendas da edição 249 no Terminal Central de Campinas. Foto: Banco de Dados And

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Campinas realizaram uma brigada de vendas da edição 249 no Terminal Central de Campinas. Foto: Banco de Dados And

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Campinas realizaram uma brigada de vendas da edição 249 no Terminal Central de Campinas. Foto: Banco de Dados And

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Campinas realizaram uma brigada de vendas da edição 249 no Terminal Central de Campinas. Foto: Banco de Dados And

Na capital, ativistas do Comitê de Apoio ao AND de São Paulo, entre um agitador com megafone e duplas para vender jornais, realizaram uma grande brigada de agitação pelo boicote eleitoral com a nova edição especial n° 249, no Largo da Concórdia, entrada para o terminal de trens e metrôs de São Paulo, no dia 21/09. No local há concentração de muitos trabalhadores por ser uma grande área de comércio.

A brigada durou das 18:15 às 20:30 e 60 jornais foram vendidos, arrecadando o total de R$89 reais, uma vez que cerca de cinco trabalhadores pagaram um valor superior ao valor da edição, que está sendo vendida a 1 R$, como doação.

Um jovem trabalhador com cerca de 25 anos, inclusive, contribuiu com o valor de venda do jornal porém preferiu não levar para sobrar mais jornais para vendermos, outro trabalhador comprou o jornal e concordou com o agitador, disse que o povo tem que lutar com quem é pelo povo e que os políticos nunca ligaram para nós.

Ativista do comitê de apoio ao AND de SP conversa com operário em São Paulo sobre a Edição N° 249 e o boicote eleitoral. Foto: Banco de Dados AND

Ativista do comitê de apoio ao AND de SP conversa com comerciantes em São Paulo sobre a Edição N° 249 e o boicote eleitoral. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhadoras compram Edição N° 249 de brigadista. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhadora observa agitação de brigadista sobre a Edição n°249 e o boicote eleitoral. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhadores compram a edição n° 249 durante brigada de vendas em São Paulo. Foto: Banco de Dados AND

RIO DE JANEIRO

Pichações foram encontradas na capital, Rio de Janeiro, nos bairros Grajaú e Maracanã. Uma delas está assinada como Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR).

Pichação encontrada no bairro Grajaú. Foto: Banco de dados AND

Pichação encontrada no bairro Maracanã. Foto: Banco de dados AND

Pichações foram encontradas na capital, Rio de Janeiro, nos bairros Olaria, Méier e Del Castilho, assinadas pelo Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação (Moclate) e Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR).

Pichação encontrada na Praça Grande Otelo, no bairro Olaria, no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Rua Uranos, no bairro Olaria, no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Avenida Dom Hélder Câmara, em Del Castilho, no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na estação de trem Silva Freire, no bairro Méier, no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na rua Arquias Cordeiro, no bairro Méier, no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Banco de Dados AND

No dia 27/10, o Comitê de Apoio da cidade do Rio de Janeiro realizou uma brigada de vendas da diagramação especial do editorial e página 3 da edição 249, uma vez que todas as edições n° 249 já foram vendidas na região. Vendidos a preço simbólico na Central do Brasil, cerca de 200 impressões foram distribuídas e foram arrecadados cerca de R$ 15.

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND do Rio de Janeiro realizaram uma brigada de vendas da edição n° 249. Foto: Banco de dados AND

Em Macaé, no norte do estado, pichações com as consignas Não vote, lute! e Não vote, lute pela Revolução!, foram avistadas em um bairro operário.

Pichação encontrada no bairro de Imboassica, onde há ampla circulação de operários das cidades de Macaé e de Rio das Ostras. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada no bairro de Imboassica, onde há ampla circulação de operários das cidades de Macaé e de Rio das Ostras. Foto: Banco de Dados AND

Na terceira semana de outubro, na capital do Rio de Janeiro, foi encontrada uma pichação escrita Não vote, Lute!, assinada pelo Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), próximo ao Maracanã.

Pichação assinada pelo MEPR no bairro do Maracanã, zona norte do RJ. Foto: Banco de Dados AND

Na segunda semana de outubro, na capital do Rio de Janeiro, foi encontrada uma pichação escrita Não vote! Lute pela revolução!, assinada pela Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR), na Escola Municipal Alcide de Gasperi, bairro Higienópolis.

Pichação encontrada no município do Rio de Janeiro, no bairro Higienópolis. Foto: Banco de Dados AND

Na capital, uma pichação foi encontrada no bairro Penha, na Zona Norte com a consigna Não vote, lute! Lute pela Revolução! e assinada pela Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR).

Pichação encontra no bairro Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ), Foto: Banco de Dados AND

A Redação de AND realizou sua terceira brigada de venda da edição n° 249, convocando o povo ao boicote eleitoral, no dia 14/10, no Largo da Carioca, importante local de circulação de trabalhadores no centro do Rio. A brigada ocorreu das 12h30 às 14h30, vendendo 33 edições e arrecadando R$ 37,60. 

A atividade foi realizada por seis brigadistas, que vendiam em dupla, abordando os trabalhadores. A receptividade foi muito grande. Muitos afirmaram que já não votavam ou que iriam votar nulo, e outros tantos afirmaram que votariam, mas que não acreditavam que as eleições pudessem mudar qualquer coisa para o povo, e manifestaram toda sua frustração com a farsa eleitoral e com os dois candidatos.

Um jovem trabalhador de uma empresa terceirizada de limpeza, que também estudava Serviço Social, assim que abordado por uma brigadista, afirmou: “O problema do PT é que ele não é de extrema-esquerda, eu acho que ele nem é de esquerda, o PT na verdade é de centro, serve aos banqueiros”. 

Outro trabalhador, após ver o título da edição, afirmou que países como Estados Unidos e França só haviam se tornado como são hoje através de uma Revolução, e destacou: “se Bolsonaro falava nisso para se eleger, assim que chegou ao poder não fez nada, e teve muita chance para fazer”. Após isso, destacou que só o povo é capaz de fazer a revolução.

Outra situação bastante expressiva foi experimentada por uma brigadista. Após expor para um trabalhador em meio à praça, foi abordada por jovens em situação de rua, que tiraram R$ 1,00 do pouco dinheiro de que dispunha para comprar o exemplar. O grupo, de quatro jovens, ficaram por vários minutos lendo juntos e discutindo as matérias da edição especial.

Trabalhador compra a edição especial n° 249 durante brigada de venda na Carioca, centro do Rio de Janeiro, em 14 de outubro. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhadora compra a edição especial n° 249 durante brigada de venda na Carioca, centro do Rio de Janeiro, em 14 de outubro. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhadoras compra a edição especial n° 249 durante brigada de venda na Carioca, centro do Rio de Janeiro, em 14 de outubro. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhador compra a edição especial n° 249 durante brigada de venda na Carioca, centro do Rio de Janeiro, em 14 de outubro. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhadora compra a edição especial n° 249 durante brigada de venda na Carioca, centro do Rio de Janeiro, em 14 de outubro. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhador compra a edição especial n° 249 durante brigada de venda na Carioca, centro do Rio de Janeiro, em 14 de outubro. Foto: Banco de Dados AND

No dia 05/10, na cidade do Rio de Janeiro, a Redação de AND realizou uma nova brigada de vendas da edição especial n° 249, que se iniciou no Largo da Carioca e finalizou em frente à parada de ônibus no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no centro. A brigada de vendas cumpriu-se das 14h às 15h, entre cinco brigadistas, em que dois seguravam uma faixa escrita Não votar! Rebelar-se é justo!, um realizava a agitação no megafone, e dois conversavam com as massas e vendiam os jornais.

Assim que a faixa foi aberta no local e a agitação começou, logo os transeuntes foram por iniciativa própria conversar com os brigadistas. Muitos deles pediram para receberem adesivos escritos Não vote, lute! que estavam com os brigadistas, colando-os no peito.

Muitos também observavam de longe, em geral demonstrando concordância. Uma das trabalhadoras que esperava no ponto de ônibus balançava muito a cabeça em apoio à agitação e, quando abordada por um brigadista, revelou que não votava há 20 anos. Outra trabalhadora chamada Áurea, oriunda do norte do estado de Minas Gerais, afirmou que havia votado no primeiro turno, porém sem esperança nenhuma de que isso mudasse qualquer coisa, afirmando que via todos os candidatos como bandidos. Ela disse que concordava com a posição sobre o boicote eleitoral e que divulgaria a propaganda pelo boicote à farsa eleitoral entre seus familiares. Cerca de três transeuntes, entre jovens estudantes e trabalhadores, afirmaram que já conheciam o trabalho de AND. Um deles, particularmente, destacou que já realizava a compra das edições.

No total, foram vendidas 14 edições e arrecadados R$ 19, sendo R$ 5 em doações.

Trabalhador compra a edição especial n° 249 durante brigada de venda no centro do Rio de Janeiro. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhadores compram a edição especial n° 249 durante brigada de venda no centro do Rio de Janeiro. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhador tira foto da faixa, enquanto outro trabalhador pede por adesivos escritos Não vote, lute! durante brigada de venda no centro do Rio de Janeiro. Foto: Banco de Dados AND

Na cidade do Rio de Janeiro, na capital, a Redação de AND realizou uma brigada no dia 22/09 no Largo da Carioca, no centro da cidade. Foram 28 jornais vendidos em duas horas e o total arrecadado foi de R$ 34. Muitos trabalhadores realizaram doações de valores acima do preço da edição. Assim que os brigadistas estenderam a faixa e iniciaram a agitação, dois trabalhadores fizeram questão de cumprimentá-los e parabenizá-los pela atividade, comprovação de que o povo já não aguenta mais tanta enganação propagandeada pelos diferentes candidatos na atual farsa eleitoral.

Os ativistas carregavam uma grande faixa escrita Não votar! Rebelar-se é justo! e contavam com um megafone e dezenas de edições n° 249 de AND. Todos se revezaram entre segurar a faixa, a agitação no megafone e conversas com a massa de trabalhadores que esperava nos pontos de ônibus e circulava pelo local. A brigada foi realizada das 13:30 até as 15:30.

A massa foi em sua esmagadora maioria receptiva à propaganda do boicote eleitoral e realizou a compra da edição especial. Muitos afirmaram que já não votavam há anos. Também demonstraram grande interesse quando os brigadistas defendiam a necessidade de se organizar em cada local de trabalho e moradia. Muitos perguntavam aos brigadistas “como posso fazer para mudar a situação do país?” e, ao responder, a conversa girou em torno de como as massas poderiam se mobilizar e organizar para defender seus já pisoteados direitos, conquistar novos e no que é a Revolução de Nova Democracia.

Trabalhador se posiciona ao lado do agitador com o megafone enquanto foto era tirada, demonstrando concordância com a agitação. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhadora cumprimenta membros da Redação de AND assim que ouve a agitação no megafone e lê a faixa. Foto: Banco de Dados AND

Membros da Redação de AND realizam brigada de venda da edição n° 249 no Largo da Carioca. Foto: Banco de Dados AND

Membros da Redação de AND realizam brigada de venda da edição n° 249 no Largo da Carioca. Foto: Banco de Dados AND

Membros da Redação de AND realizam brigada de venda da edição n° 249 no Largo da Carioca. Foto: Banco de Dados AND

No mesmo dia, pela manhã, o Comitê de Apoio ao AND do Rio de Janeiro realizou uma vigorosa brigada de vendas de AND nos trens. Os brigadistas propagandearam a edição especial de nº 249, que trata da farsa eleitoral.

Em suas agitações, os ativistas denunciaram a farsa das eleições que se aproximam, expondo que nenhum dos candidatos poderá resolver os graves problemas sentidos pelo povo, como o aumento da carestia e a crescente violência policial que tem acometido o Rio de Janeiro com as criminosas chacinas cada vez mais letais praticadas pela Polícia Militar (PM). Denunciou-se também o golpismo do Alto Comando das Forças Armadas e a corrupção desenfreada dos militares durante o período de pandemia da Covid-19 com compras bilionárias e superfaturadas de picanha, cerveja e leite condensado.

Os brigadistas também fizeram propaganda da revolução agrária, chamando atenção para o texto da Pág. 4 do jornal, onde se descreve o exemplo da as Assembleias Populares no campo. Mostrou-se as massas que existe no país uma alternativa a todo esse sistema podre e corrupto de farsa eleitoral, que é a Revolução de Nova Democracia, que começa pela revolução agrária.

Os ativistas encontraram apoio quase unânime das massas nos trens, que em sua grande maioria expressou repúdio aos principais candidatos do pleito que se aproxima e acordo com a posição pelo boicote. Em uma das agitações, um ativista chegou a ser aplaudido.

O Comitê de Apoio ao AND do Rio de Janeiro realiza brigada de vendas de AND nos trens no dia 22/09. Foto: Banco de Dados AND

O Comitê de Apoio ao AND do Rio de Janeiro realiza brigada de vendas de AND nos trens no dia 22/09. Foto: Banco de Dados AND

O Comitê de Apoio ao AND do Rio de Janeiro realiza brigada de vendas de AND nos trens no dia 22/09. Foto: Banco de Dados AND

No dia 22 de setembro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, cerca de 5 estudantes realizaram um brigada de vendas da edição n° 249 pelo boicote eleitoral, em Alcântara. Mesmo sendo feriado na cidade e tendo pouca circulação nas ruas, os estudantes venderam dezenas de Jornais e conseguiram contatos entre a massa mais disposta a conhecer melhor a Linha Editorial de AND.

Brigadistas do Comitê de Apoio ao AND de São Gonçalo realizam brigada de vendas da edição n° 249 em 22/09. Foto: Banco de Dados AND

No dia 15/09, também em São Gonçalo, brigadistas do Comitê de Apoio ao AND da cidade realizaram uma brigada de venda da nova edição especial próximo ao Shopping e terminal de ônibus Pátio Alcântara.

Brigada de venda da edição n° 249 em São Gonçalo convoca o povo ao boicote eleitoral. Foto: Banco de Dados AND

Brigada de venda da edição n° 249 em São Gonçalo convoca o povo ao boicote eleitoral. Foto: Banco de Dados AND

Brigada de venda da edição n° 249 em São Gonçalo convoca o povo ao boicote eleitoral. Foto: Banco de Dados AND

Apoiadores de AND também realizaram uma brigada de vendas da nova edição no Complexo do Alemão, no dia 17/09. A brigada se iniciou nos pontos de ônibus e foi até os moradores do Morro da Baiana. Os ativistas começaram abordando as massas no ponto de ônibus da Grota e logo seguiram até o morro da Baiana, onde visitaram diversos moradores, vendendo exemplares da edição 249. A brigada durou cerca de 2 horas e vendeu 10 jornais, os ativistas passaram muito tempo conversando com cada morador, o que consumiu o tempo, entretanto aprofundou a conversa com os moradores que receberam muito bem a Linha Editorial do jornal.

Ativista do comitê de apoio ao AND do RJ realizam brigada de vendas da edição especial n° 249 no Complexo do Alemão (RJ). Foto: Banco de Dados AND

Ativista do comitê de apoio ao AND do RJ realizam brigada de vendas da edição especial n° 249 no Complexo do Alemão (RJ). Foto: Banco de Dados AND

Outra grande brigada de venda do AND ocorreu no fim da tarde de 12/09 na Central do Brasil. Os jovens ativistas e os brigadistas do Comitê de Apoio ao AND do Rio venderam mais de 125 exemplares da edição especial n° 249. A brigada, que durou duas horas, ocorreu na Central do Brasil, às 17h, e contou com uma grande faixa escrita Não votar! Rebelar-se é justo!

Leia também: RJ: Grande brigada de AND agita as ruas chamando a boicotar a farsa eleitoral

MATO GROSSO DO SUL

No dia 22/10, ativistas do Comitê de Apoio de Dourados realizaram uma brigada de venda da edição especial de boicote à farsa eleitoral no bairro Jardim Santa Felicidade. O local é fruto de uma ocupação urbana e lá também atuam ativistas do Comitê Socorro Popular (CSP), que tem organizado as massas pobres para lutar contra os ataques do velho Estado brasileiro. No mesmo dia em que se realizou um cine-clube com as crianças da escolinha de reforço, foi feita a venda de jornais da edição n° 249. A recepção das massas foi ótima, com a venda de todos os exemplares restantes na região, cerca de 25. Por pouco mais de duas horas, os cinco brigadistas venderam e conversaram com o povo, que se mostrou extremamente descontente com a farsa eleitoral. Os moradores contribuíram com mais de 31 reais, tendo doado R$ 6,30 a mais para o jornal, e saudaram os ativistas.

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Dourados realizaram uma brigada de vendas da edição n° 249. Foto: Banco de dados AND

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Dourados realizaram uma brigada de vendas da edição n° 249. Foto: Banco de dados AND

Na cidade de Dourados, pichações escritas Não vote! Lute pela Revolução! foram encontradas no final do mês de outubro.

Pichação encontrada em Dourados (MS). Foto: Banco de dados AND

Pichação encontrada em Dourados (MS). Foto: Banco de dados AND

Pichação encontrada em Dourados (MS). Foto: Banco de dados AND

Pichação encontrada em Dourados (MS). Foto: Banco de dados AND

Pichação encontrada em Dourados (MS). Foto: Banco de dados AND

Pichação encontrada em Dourados (MS). Foto: Banco de dados AND

Pichação encontrada em Dourados (MS). Foto: Banco de dados AND

Pichação encontrada em Dourados (MS). Foto: Banco de dados AND

Também em Dourados, em 07/10, ativistas do Comitê de Apoio ao AND da cidade realizaram uma brigada e uma fala durante uma plenária convocada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) a respeito do corte de verbas anunciado pelo governo militar de Bolsonaro. A fala de um dos integrantes do Comitê de Apoio, com a edição n° 249 em mãos, destacou a necessidade de se distanciar da falsa polarização e de lutar sob qualquer governo. Antes e durante o ato, foram vendidos 22 exemplares do jornal. Após o ato, foram vendidos mais 13 jornais pela universidade e no ônibus da linha Cidade Universitária. Foram arrecadados R$ 41, R$ 6 de doação.

A brigada deu continuidade a uma série de ações do Comitê de Apoio ao AND de Dourados na divulgação do boicote às eleições e da imprensa popular. Dois dias antes, durante o evento “Faculdades Abertas”, em que a universidade recebe estudantes secundaristas, foram vendidas 14 unidades da edição n° 249 de AND para secundaristas, estudantes e professores universitários. Outra banquinha de vendas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) já havia vendido outros 14 jornais em 28/09.

Além disso, na sexta-feira que antecedeu o primeiro turno das eleições (30/09), os membros do Comitê de Dourados realizaram uma brigada no Terminal de Transbordo da cidade, importante local de circulação das amplas massas da cidade. Entre aposentados, trabalhadores de frigoríficos, secundaristas e estudantes universitários, foram vendidas 12 cópias da edição especial e arrecadados R$ 13, sendo R$ 1 doação. As ações na região, somadas às vendas individuais e cotizações, resultaram em 128 jornais vendidos em duas semanas.

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Dourados realizam agitação pelo boicote eleitoral com a edição n° 249 em plenária contra o corte de verbas das universidades na UFGD. Foto: Banco de dados AND

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Dourados realizam agitação pelo boicote eleitoral com a edição n° 249 em plenária contra o corte de verbas das universidades na UFGD. Foto: Banco de dados AND

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Dourados realizam brigada de vendas da edição n° 249, conclamando ao boicote eleitoral, no Terminal de Transbordo da cidade antes do primeiro turno das eleições. Foto: Banco de dados AND

Na cidade de Dourados, pichações foram encontradas com a consigna Não vote, lute pela revolução!, assinadas pela Alvorada do Povo (AP).

Pichação encontrada na Av. Joaquim Teixeira Alves, próximo ao centro de Dourados (MS). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Av. Hayel Bon Faker, movimentada avenida de Dourados (MS). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em bairro periférico de Dourados (MS). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Av. Marcelino Pires, em Dourados (MS). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Av. Guaicurus, importante via de Dourados (MS), que dá acesso a Cidade Universitária e outras cidades. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada próxima ao Parque do Lago, em Dourados (MS). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada em viaduto da BR-163 de Dourados (MS). Foto: Banco de Dados AND

BRASÍLIA (DF)

No dia 27/10, o Comitê de Apoio de Brasília (DF) realizou uma panfletagem convocando o povo ao boicote à farsa eleitoral. A atividade ocorreu na parte superior da Rodoviária do Plano Piloto e nas vias adjacentes. Durante a atividade, os ativistas estenderam uma faixa com os dizeres Abaixo a farsa eleitoral! Por uma nova e verdadeira democracia!.

No local havia intensa atividade de campanhas eleitorais do segundo turno da farsa eleitoral. Em meio aos apoiadores do oportunista Luis Inácio e do fascista Jair Bolsonaro, a agitação pelo boicote chamou a atenção de quem circulava pelo local, alguns curiosos com a proposta e outros apoiando ativamente o que era dito pelos brigadistas. A agitação foi bem recebida, gerando debates com os transeuntes.

Um vendedor ambulante que trabalhava no local havia inicialmente se negado a receber o editorial de AND, acreditando que se tratava de panfletos de candidatos à gerência de turno. Ao perceber que se tratava de uma campanha de boicote, fez questão de receber e guardar junto à sua pasta de documentos, saudando com grande entusiasmo a iniciativa de denunciar a farsa eleitoral.

Comitê de Apoio de Brasília realiza brigada de vendas da edição n° 249. Foto: Banco de dados AND

MARANHÃO

O Comitê de apoio de São Luís (MA) realizou sua segunda brigada de vendas da edição n° 249 no dia 22/10, na feira do bairro popular Anjo da Guarda. A atividade teve início às 10h e terminou às 12h, contando com cinco pessoas e cada uma com a meta de vender 10 jornais. Ao final da atividade foi cumprida a meta com as vendas de 51 jornais. 

Houve uma boa recepção das massas populares presentes em torno da edição n° 249, que convoca o povo ao boicote eleitoral. Expressão disso foi que uma feirante ofereceu a um brigadista um bolo no valor de R$ 5,00 como forma de apoio, dizendo que “a juventude é a única capaz de mudar esse mundo”. Além disso, os ativistas conseguiram o contato de diversos moradores da comunidade do Anjo da Guarda se integrar a um projeto solidário organizado pelos próprios trabalhadores sob o lema de “só o povo ajuda o povo.”.

Ativistas do comitê de apoio de São Luís (MA) realizam brigada de vendas da edição n° 249, conclamando ao boicote eleitoral na comunidade Anjo da Guarda. Foto: Banco de dados AND

Ativistas do comitê de apoio de São Luís (MA) realizam brigada de vendas da edição n° 249, conclamando ao boicote eleitoral na comunidade Anjo da Guarda. Foto: Banco de dados AND

Ativistas do comitê de apoio de São Luís (MA) realizam brigada de vendas da edição n° 249, conclamando ao boicote eleitoral na comunidade Anjo da Guarda. Foto: Banco de dados AND

O Comitê de Apoio ao AND de São Luís (MA) realizou, em 08/10, uma brigada de vendas da edição n° 249, conclamando ao boicote eleitoral, na feira do bairro popular Cidade Operária. A brigada teve início às 10h30 e término às 12h. A atividade contou com um imenso apoio dos feirantes presentes. Durante a agitação no megafone, um feirante gritou: “É isso mesmo! Eu assino embaixo para rasgar e quebrar essa constituição!”. Foram vendidos, ao total, 70 jornais da edição n° 249!

Comitê de Apoio ao AND de São Luís (MA) realizou, em 08/10, uma brigada de vendas da edição n° 249 no bairro Cidade Operária. Foto: Banco de dados AND

Comitê de Apoio ao AND de São Luís (MA) realizou, em 08/10, uma brigada de vendas da edição n° 249 no bairro Cidade Operária. Foto: Banco de dados AND

Comitê de Apoio ao AND de São Luís (MA) realizou, em 08/10, uma brigada de vendas da edição n° 249 no bairro Cidade Operária. Foto: Banco de dados AND

RIO GRANDE DO SUL

Em Porto Alegre (RS), durante a manifestação contra os cortes de verbas na educação, em 18/10, dois ativistas do comitê de apoio acompanharam todo o percurso do ato e venderam 16 edições da edição especial n° 249, conclamando ao boicote eleitoral. Foram doados, ainda, R$ 5, totalizando R$ 21 arrecadados. Os ativistas foram bem recebidos mesmo por aqueles que tinham adesivos da campanha eleitoral, evidenciando a correção da análise de AND que aponta que se trata de uma falsa polarização a disputa entre Bolsonaro e Luiz Inácio e que as eleições não podem dar fim à grave crise geral do país.

Na cidade de Porto Alegre, capital, pichações foram encontradas com a consigna Não vote, lute pela revolução!, assinadas pela Unidade Vermelha - Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR) e Alvorada do Povo (AP).

Pichação encontrada no centro de Porto Alegre, próximo ao Mercado Público. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Zona Leste de Porto Alegre. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada no Restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no campus Vale. Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na Avenida Sertorio, proximo ao Supermercado BIG, em Porto Alegre (RS). Foto: Banco de Dados AND

O Comitê de Apoio ao AND do RS realizou outra brigada de venda da edição n° 249, em 29/09, agitando pelo boicote eleitoral com megafone, nos trens de Porto Alegre. Participaram dela três brigadistas, que também conversaram com as massas que esperavam os trens nas estações, assim como a brigada realizada em cada vagão do trem.

Na conversa com a massa, um camponês do sudoeste do estado, fronteira com Uruguai e Argentina, que visitava a capital, denunciou os roubos da terra dos camponeses pobres por parte dos latifundiários, afirmando que os últimos não utilizavam apenas o dinheiro deles próprios para esse crime, mas também se utilizavam do apoio do velho Estado. Interessado em AND, ficou um bom tempo conversando com os brigadistas sobre a questão da luta pela terra e sobre o papel que a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) vem desempenhando na luta contra o latifúndio.

Em outro momento, uma mulher se emocionou com a brigada do comitê, e demonstrou apoio pelo boicote e pela luta pela Revolução de Nova Democracia. Ela escreveu mensagens de apoio aos ativistas na edição que adquiriu, saudando o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Apoio ao AND.

A brigada de venda durou cerca de 45 minutos e 16 jornais foram vendidos, arrecadando R$ 18 reais, sendo R$ 2 doação.

Trabalhadores nos trens expressaram grande interesse na agitação pelo boicote eleitoral e pelo jornal AND. Foto: Banco de Dados AND

Trabalhadora expressa seu apoio à campanha de boicote e ao jornal AND escrevendo mensagens na edição adquirida. Foto: Banco de Dados AND

Em Porto Alegre (RS), capital, cinco brigadistas do Comitê de Apoio ao AND de Porto Alegre (RS) realizaram uma brigada no dia 24/09, um sábado, na Esquina Democrática, local de grande circulação no centro da cidade.

A brigada ocorreu das 14h da tarde às 15h e contou com um megafone, uma faixa e uma dupla que conversava com a massa transeunte. Foram vendidos 35 jornais da edição especial n° 249 e o valor arrecadado foi de R$ 35.

O povo que transitava pelo local demonstrou muita receptividade à agitação dos ativistas. Um casal de jovens expressou seu apoio à agitação e tirou fotos, além de fazer perguntas interessadas sobre o AND e sua Linha Editorial. Muitos transeuntes passavam pela faixa batendo palmas e cumprimentando os brigadistas. Uma anciã que transitava pelo local perguntou aos brigadistas se a brigada era algum tipo de propaganda eleitoral para algum candidato e, após ter a campanha pelo boicote eleitoral explicada, a anciã realizou a compra da edição especial e desejou boa luta aos ativistas.

Brigada de venda da edição especial n° 249 convoca povo porto-alegrense ao boicote eleitoral. Foto: Banco de Dados AND

Brigada de venda da edição especial n° 249 convoca povo porto-alegrense ao boicote eleitoral. Foto: Banco de Dados AND

Brigada de venda da edição especial n° 249 convoca povo porto-alegrense ao boicote eleitoral. Foto: Banco de Dados AND

ESPÍRITO SANTO

Em Vila Velha três brigadas de venda da edição 249 de AND foram realizadas no dia 13/10. A primeira ocorreu no terminal de ônibus de Itaparica, outra no ônibus da linha 612 (Terra Vermelha) e a última ocorreu na feira livre do bairro Terra Vermelha, local de grande circulação de trabalhadores e estudantes. Os dois brigadistas dividiram-se e conversaram com os presentes. No total, a atividade durou 3 horas e foram vendidos 38 jornais. Um trabalhador de cerca de 60 anos afirmou que nenhum dos candidatos o representa. Concordando com a agitação feita pelos brigadistas, o trabalhador afirmou que nenhum deles faz nada pelo povo. Outra trabalhadora, de cerca de 70 anos de idade, contou aos brigadistas como ela fazia para sobreviver sem qualquer ajuda do governo. Ela também demonstrou grande interesse pelo AND.

Nas cidades de Vitória e Vila Velha  tambémforam encontradas pichações com a consigna Não vote! Lute! assinadas pelo Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR).

Pichação encontrada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na cidade de Vitória (ES). Foto: Banco de Dados AND

Pichação encontrada na cidade de Vila Velha (ES). Foto: Banco de Dados AND

Antes da publicação da edição n° 249, o comitê de apoio ao AND de Espírito Santo realizou uma brigada de agitação pelo boicote eleitoral e distribuição de edições antigas do jornal em uma feira livre no bairro de Terra Vermelha, na capital Vila Velha, no dia 31 de julho. Foram distribuídos cerca de 50 jornais de diferentes edições para difusão da imprensa popular e democrática no local. O bairro de Terra Vermelha é um grande bairro de massas trabalhadoras, com histórico de ocupações e lutas na região. A agitação denunciando a farsa eleitoral foi bem recebida pelas massas presentes, gerando debates entusiasmados e saudações à imprensa popular e democrática.

Comitê de apoio ao AND de Espírito Santo realiza brigada de agitação pelo boicote eleitoral com edições antigas, no dia 31/08, em Vila Velha. Foto: Banco de Dados AND

RONDÔNIA

Pichações com a consigna Não vote! Lute pela Revolução! assinadas pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) foram avistadas em Rondônia.

Pichação assinada pela LCP em ponte que liga as cidades Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste. Foto: Banco de Dados AND

 

Pichação assinada pela LCP em ponte que para a cidade de Teixeirópolis. Foto: Banco de Dados AND

Pichação assinada pela LCP em ponte que liga as cidades Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste. Foto: Banco de Dados AND

BAHIA

Brigadistas do Comitê de Apoio ao AND de Salvador realizaram uma grande agitação na movimentada Estação da Lapa, em 10/10, em horário de pico, denunciando a farsa eleitoral e propagandeando a Revolução de Nova Democracia.

Os brigadistas se dividiram em três duplas e foram de parada em parada na estação para conversar com os trabalhadores. Foram vendidos 30 exemplares da nova edição em 1h30. 

A receptividade das massas foi grande, com os trabalhadores ouvindo atentamente os brigadistas e expressando concordância e apoio. Muitas pessoas abordaram os brigadistas para pedir pelo jornal. Um vendedor de picolé com muito entusiasmo pediu por uma edição e tirou uma foto dela para a divulgação da edição de AND.

Ao fim da brigada, uma trabalhadora declarou em meio à agitação: "Isso mesmo! Eleição é farsa! Quem não sabe disso? Besta é quem se engana. Me dê um desse! Vou levar pro meu patrão ‘bolsominion’ para ver se ele se toca" e logo depois tirou uma foto dos brigadistas com a faixa escrita Eleição é farsa! O Brasil precisa de uma Grande Revolução!

Comitê de Apoio ao AND de Salvador realiza brigada de vendas da edição n° 249 na Estação da Lapa. Foto: Banco de dados AND

Comitê de Apoio ao AND de Salvador realiza brigada de vendas da edição n° 249 na Estação da Lapa. Foto: Banco de dados AND

Comitê de Apoio ao AND de Salvador realiza brigada de vendas da edição n° 249 na Estação da Lapa. Foto: Banco de dados AND

Em Salvador, no dia 30/09, dois dias antes do primeiro turno da farsa eleitoral, foram realizadas duas brigadas de vendas da edição especial n° 249 por ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Salvador. A agitação contou com uma agitação dos brigadistas com uma caixa de som e uma faixa escrita Eleição é farsa! O Brasil precisa de uma grande revolução! estendida na estação de ônibus da Lapa, no bairro Nazaré, com grande fluxo de trabalhadores. 

Já no dia 01/10 ocorreu uma brigada pela manhã no mesmo local. A agitação realizada gerou rapidamente um debate muito frutífero entre os trabalhadores que discutiam vivamente sobre as atuais eleições. Os brigadistas a denunciaram como um jogo de cartas marcadas, que só serve aos interesses das classes dominantes, e apontaram o caminho da luta popular, combativa e independente, em defesa dos direitos mais básicos negados por diferentes governos. 

O apoio manifestado na compra das edições foi grande, e muitos trabalhadores realizaram a compra das edições para si e para outros trabalhadores que estavam ao seu lado como forma de solidariedade. Alguns trabalhadores se ofereceram, inclusive, para pagar a passagem de ônibus dos brigadistas, para a realização de mais brigadas. 

Um trabalhador de origem camponesa, bastante animado com a conversa, declarou que já boicotava as eleições há muito tempo, além de denunciar os crimes do latifúndio no estado da Bahia durante a conversa sobre a necessidade da Revolução Agrária para a solução dos problemas da Nação. Ao fim da conversa ele posou para uma foto com os brigadistas.

Foram vendidos um total de 22 exemplares nas duas brigadas. 

Brigada de venda da edição n° 249 conclamando ao boicote eleitoral ocorre dias antes do primeiro turno da farsa eleitoral, em Salvador (BA). Foto: Banco de Dados AND

Trabalhador posa para uma foto com os brigadistas, manifestando apoio à campanha pelo boicote eleitoral, em Salvador (BA). Foto: Banco de Dados AND

SANTA CATARINA

Em Florianópolis, capital, uma pichação com a consigna Não vote, lute pela revolução!, assinada pela Alvorada do Povo (AP), foi encontrada.

Pichação encontrada no muro do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), numa das avenidas mais movimentadas da região. Foto: Banco de Dados AND

RIO GRANDE DO NORTE

Na capital Natal uma pichação com a consigna Não vote, lute! foi encontrada.

SANTA CATARINA

Mesmo antes da publicação da edição especial n° 249, ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Florianópolis já haviam realizado nos dias 17 e 14 de setembro atividades de agitação e propaganda pelo boicote eleitoral, junto de brigadas de venda de edições antigas, banquinhas com produtos de AND e panfletagem. 

No dia 17/09, as atividades foram realizadas no sábado de manhã na região central da cidade, no espaço do Largo da Alfândega. A brigada foi realizada entre cinco ativistas e durou das 10h da manhã às 13h da tarde.

Durante a brigada, os ativistas conversaram com operários,  jovens estudantes e trabalhadores desempregados. A experiência dos brigadistas demonstrou que amplos setores das massas trabalhadoras estão desiludidos com a farsa eleitoral. Um trabalhador expressou: “Estamos cansados de ser enganados! Os de cima são sempre os que saem ganhando. Eu não voto mais! E estou falando isso pra todo mundo que conheço.”. Outro trabalhador de origem camponesa, já aposentado, denunciou os atuais governos enquanto continuação da dominação imperialista ianque aprofundada com o regime militar fascista de 1964. Já um casal de trabalhadores desempregados que haviam migrado do Maranhão para Santa Catarina saudou os ativistas após uma longa conversa e os parabenizou pelo trabalho de divulgação de AND e seu compromisso com o povo.

No dia 14/09 as atividades foram realizadas entre 13h e 14:30h na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no espaço onde ocorre a tradicional feirinha semanal da universidade. 

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Florianópolis (SC) realizaram uma brigada de vendas da edição n° 249 conclamando ao boicote eleitoral, junto a banquinha de produtos. Foto: Banco de Dados AND

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Florianópolis (SC) realizaram uma brigada de vendas da edição n° 249 conclamando ao boicote eleitoral, junto a banquinha de produtos. Foto: Banco de Dados AND

Ativistas do Comitê de Apoio ao AND de Florianópolis (SC) realizaram uma brigada de vendas da edição n° 249 conclamando ao boicote eleitoral, junto a banquinha de produtos. Foto: Banco de Dados AND

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve -