Friday, September 15, 2017

FONTE AND BRASIL: noticiasagrarias@gmail.com

Clicar nos titulos para ver as noticias completas


Editorial - As vestais do velho Estado

ANO XVI, Nº 196 - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2017

Por trás dos vocábulos “lei” e “justiça”, o velho e podre Estado brasileiro esconde uma burocracia coberta de privilégios que lhes são garantidos por darem às classes dominantes o devido respaldo para manejarem o Estado segundo os seus mais pérfidos interesses.

Ocorre que vivemos tempos de guerra. Guerras desencadeadas pela crise geral do capitalismo em sua fase decadente, o imperialismo. Guerra que no Brasil manifesta-se, por um lado, como guerra civil reacionária contra o povo e, por outro, como pugna entre os grupos de poder incrustados nas siglas do Partido Único da velha ordem de exploração e opressão, representantes das frações das classes dominantes locais, por se apoderarem de parcelas cada vez maiores do resultado do suor do povo brasileiro e, para tanto, galgarem para si os postos de mando nas três esferas do velho Estado, colocando-os a serviço do latifúndio, da grande burguesia (compradora e burocrática) e do imperialismo, principalmente o ianque.

Fonte. AND

‘Agro é pop’: cultivando desinformação e elogiando a escravidão
VINICIUS ALVESANO XVI, Nº 196 - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2017
Imagem inline 1
A Rede Globo segue exibindo nos intervalos de sua programação a campanha publicitária “Agro é Pop, Agro é Tech, Agro é Tudo”, que busca criar uma imagem positiva e moderna do latifúndio, mascarando a real situação do campo e fazendo apologias à semifeudalidade, à semicolonialidade e até à escravidão. Na edição nº 181 de AND já havia sido abordado como essa campanha exaltava a condição semicolonial do país
.APOLOGIA À ESCRAVIDÃO

A cana-de-açúcar foi temática de um polêmico vídeo da campanha “Agro é Pop”, no qual a Rede Globo faz apologia ao trabalho escravo.

Na pílula de menos de um minuto temos o seguinte trecho: “Cana é agro. Desde o Brasil colonial a cana ajuda a movimentar a nossa economia. Hoje em dia a cana gera um dos maiores faturamentos do campo: R$ 52 bilhões”. E termina o vídeo: “Um sucesso brasileiro há 500 anos”.

Fonte. AND

RO: Judiciário mantém camponeses presos em Cujubim
ANO XVI, Nº 196 - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2017Os 39 camponeses presos preventivamente injustamente no município de Cujubim a mando do gerente estadual Confúcio Moura/PMDB e do comandante-geral da PM, Ênedy Dias de Araújo, seguem detidos provisoriamente em presídios do estado de Rondônia. Os trabalhadores foram presos em uma megaoperação policial no dia 17/07, que visou removê-los da fazenda Paraíso, ocupada no dia anterior pelos camponeses, atendendo aos interesses do pretenso proprietário das terras, José Genaro de Andrade, ex-secretário de finanças de Rondônia

Fonte. AND

AL: Camponeses tomam terra em Rio Largo
Fonte. AND
PA: Laudos comprovam execução em Pau D’Arco

ANO XVI, Nº 196 - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2017
Imagem inline 3
Acampamento Jane Júlia, local da chacina, em 24/05

Os policiais civis e militares executaram barbaramente os dez camponeses em Pau D’Arco (PA) no dia 24/05. Esta foi a constatação dos investigadores que apresentaram o resultado da perícia realizada na fazenda Santa Lúcia em julho. Os laudos periciais foram divulgados pela Polícia Federal e pela Secretária de Segurança Pública do Pará na tarde de 28/08, em Belém.
A falsa tese de que teria ocorrido um confronto entre camponeses e policiais foi mais uma vez desmentida, agora pelos resultados da perícia. Mas já em 24/05, mesmo dia em que ocorreu a sórdida Chacina de Pau D’Arco, a Comissão Nacional da Liga dos Camponeses Pobres e a LCP do Pará e Tocantins declaravam: “As mentiras começam com a DECA informando que os policiais foram recebidos a tiros e reagiram! Mentirosos! Assassinos! Canalhas!”. E denunciavam: “A DECA, outras polícias, pistoleiros e seguranças particulares estavam na área para fazer segurança para o latifundiário. E fizeram a chacina para vingar a morte de um suposto pistoleiro que teria morrido na região

Fonte. AND
Juiz federal suspende extinção da Renca

ANO XVI, Nº 196 - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2017

O juiz federal de Brasília, Rolando Spanholo, suspendeu os efeitos de “todo e qualquer ato administrativo tendente a extinguir a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca)”, que fica entre os estados do Pará e do Amapá, no dia 30/08.

A Renca havia sido extinta por decreto do cadáver político ambulante, Temer, no dia 23/08, liberando estudos de viabilidade de mineração na reserva de 46 mil km² e cobiçada por 11 entre 10 transnacionais de mineração.

Fonte. AND
.
RJ: Debates sobre a luta pela terra

ANO XVI, Nº 196 - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2017
Os dias 4 e 05/09 foram realizados dois importantes debates sobre a questão agrária. O primeiro ocorreu no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e o segundo na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.
Os eventos convocados com o nome A luta pela terra e a chacina de Pau D’Arco foram organizados pelo Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e contaram com a participação da Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres (LCP), do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) e do professor Fausto Arruda, Presidente do Conselho Editorial do jornal A Nova Democracia.

Fonte. AND

A bravura camponesa na música sertaneja

JAILSON DE SOUZAANO XVI, Nº 196 - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO DE 2017

O campesinato brasileiro, principalmente o pobre, esmagado por séculos de opressão do latifúndio, da semifeudalidade e do capitalismo burocrático, desenvolveu enorme combatividade e valentia.

A luta pela terra e contra o latifúndio é e sempre foi marcada pelo heroísmo e destemor dos camponeses, enfrentando o terrorismo sempre empregado pelo velho Estado, latifundiários e seus bandos armados; valentia seja para tomar, retomar ou defender a sua terra, ou ainda contra a exploração semifeudal nas grandes fazendas.

Na cultura popular, particularmente na sertaneja, encontram-se expressões desse intrépido espírito camponês, apesar do bombardeio do lixo cultural do latifúndio concentrado contra esse gênero.

Fonte. AND

Machadinho – Movimento Urupá esclarece que indivíduo preso não faz parte do grupo


Integrantes do Movimento Urupá procuraram a redação do Site Machadinho Online Nesta Manhã de Terça-Feira 05 de Setembro, para esclarecer que no dia 02/08, um foragido da Justiça conhecido por Claudinei Inhanse, 39 anos, disse ser do grupo Urupá, localizado ao lado do Incra, porém ele não faz parte do Movimento e não esta cadastrado no livro, sendo procedimento para todos.

A conduta de Claudinei Inhanse não condizem com o integrantes do Movimento Urupá, que são formados por trabalhadores rurais ordeiros em busca de seus direitos e garantias.

O Movimento Urupá declara não ter ligação com a liga dos camponeses pobres (LCP) e se trata de um movimento pacifico, contando com 84 Famílias cadastradas que apenas buscam o direito de suas terras, e contam com a compreensão da população de Machadinho

Fonte. Machadinho Online


AMAZÔNIA, A REALIDADE ATRÁS DO MITO

Ao longo dos últimos vinte anos, muitas descobertas científicas derrubaram a história geralmente aceita dos continentes americanos e a Amazônia em particular, que era muito povoada e desenvolvida. No entanto, eles lutam para se espalhar para o público em geral. Pois eles questionam outra noção de equilíbrio com a natureza.

Inferno verde ou Paraíso terrestre, a destruição do mito amazônico

Ao longo dos últimos vinte anos, muitas descobertas científicas derrubaram a história geralmente aceita dos continentes americanos e a Amazônia em particular, que era muito povoada e desenvolvida. Eles lutam para se espalhar para o público em geral. Primeira parte da nossa série.

Brasil, do nosso enviado especial. Estamos a pouca distância da Amazônia. Certamente, não mais de vinte minutos a pé da costa, em uma savana que não tem nada a ver com a floresta que se imagina em toda a região do norte do Brasil e que atesta a incrível diversidade vegetação e condições de vida ao longo do rio. Nas nossas costas, encontramos uma gruta, uma das quais desenhamos quando somos crianas imaginando os homens pré-históricos: vasto, sombrio e coberto de lugares com pinturas rupestres.

Fonte. UOL Forum

Censo agropecuário será realizado em Rondônia a partir de outubro
Todas as propriedades rurais do estado devem ser visitadas pelos servidores do IBGE. Último censo foi realizado em 2006.

censo agrícola será realizado a partir de outubro em Rondônia. A reunião de lançamento aconteceu nesta terça-feira (12), na Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) em Ji-Paraná (RO), a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho.

Para realizar a pesquisa, 500 servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) visitarão todas as propriedades rurais do estado. De acordo com o coordenador de treinamentos do IBGE, Jorge Elarrat, o censo agropecuário tem previsão de finalização da coleta de dados até o final de fevereiro.

Fonte. G1 Rondonia