Friday, May 7, 2021

Estudios Agrarios Brasil: Todo apoio aos camponeses em greve contra os laticínios monopolistas

Clicar nos títulos para ver as notícias completa  

RS: Povo Mbya Guarani retoma tekoha Pindó Poty e repele invasão criminosa

image.png

Xondaro e Xondaria queimkam barracos de invasores e retomam tekoha. Foto: Alass Derivas

No dia 30 de abril, o povo Mbya Guarani em uma ação planejada, destruindo barracos e cercas provindas de invasões criminosas, retomou parte de seu território, a tekoha Pindó Poty, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.


Escrito por LCP de Rondônia e Amazônia Ocidental
Nós da LCP – Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental manifestamos total apoio à combativa greve do leite que tem sacudido Rondônia desde março. É mais um sintoma da grave crise econômica, política e sanitária que enfrenta o nosso país e o mundo.

Fonte.  Resistência  Camponesa
Editorial semanal - O terror de Bolsonaro


No dia 1º de maio, enquanto ocorria a Marcha do Genocídio organizada pelo Governo – sim, convocada e dirigida diretamente por Bolsonaro, o chefe da extrema-direita golpista – o presidente fascista discursou na abertura da 86ª edição da Expozebu em Uberaba (MG), para um público de latifundiários e bois zebus. Além de fazer a defesa tácita do trabalho escravo (declarou-se contra a desapropriação para fins de reforma agrária de imóveis onde ocorrem relações de produção análogas à escravidão) atacou mais uma vez a Liga dos Camponeses Pobres (LCP). Disse Bolsonaro, o Boquirroto:


Moradores e ativistas celebram 1° de maio e expressam solidariedade ao Acampamento Manoel Ribeiro da LCP, durante evento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro

No dia 1º de maio, Dia do Internacionalismo Proletário (ou Dia Internacional do Trabalhador), o Centro Cultural Nilton Gomes Pereira (Diquinho) realizou uma exitosa celebração em razão da data, exaltando as lutas e resistências desfraldadas pelo proletariado e oprimidos de todo o mundo.



O Grupo de estudos ao Povo Brasileiro, organização democrática que de acordo a descrição em seus portais “busca compreender a realidade brasileira a partir da terceira e superior etapa do Marxismo”, emitiu em 5 de maio nota de apoio a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) onde faz um chamamento a todas as forças democráticas do Brasil à se solidarizarem com a LCP e se posicionarem contra as medidas do velho Estado de ataques contra o movimento camponês.



André, 7 anos, ficou com feridas abertas pelo corpo depois de receber um banho de agrotóxico. Foto: Diogo Cabral.


Reproduzimos matéria da Agência Pública e Repórter Brasil a respeito de lançamento de agrotóxicos pelo latifúndio sobre crianças camponesas nos estados do Pará e Maranhão. A tática têm sido usada na tentativa de expulsar os camponeses que resistem na luta pela terra.

Fonte.  AND



--
 
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias