Friday, August 21, 2020

ESTUDIOS AGRARIOS BRASIL: Ato político celebra 25 anos da Heroica Resistência dos Camponeses de Corumbiara

 Clicar nos títulos para ver as notícias completa 


Ato político celebra 25 anos da Heroica Resistência dos Camponeses de Corumbiara













Reproduzimos abaixo matéria do portal Resistência Camponesa sobre ato político realizado em Corumbiara, Rondônia em celebração dos 25 anos da Heroica Resistência dos Camponeses.

Fonte. AND

MA: Povo Ka'apor denuncia o assassinato de mais um indígena

















O indígena do povo Ka'apor, Kwaxipuhu Ka’apor, 32 anos, morador da Terra Indígena (TI) Alto Turiaçu (Norte do Maranhão), foi encontrado morto, no dia 3 de julho. Seu corpo foi abandonado e encontrado por indígenas apenas no início da noite em um ramal (estrada vicinal) com vários sinais de espancamento.  

Fonte. AND

AM: Militares promovem chacina às margens do Rio Abacaxis e camponeses impõem resistência


Corpo de um dos jovens munduruku assassinado por militares no município de Borba, Amazonas. Foto: Povo Munduruku  


O início do mês de agosto foi marcado pelo confronto promovido por militares às margens do Rio Abacaxis, que envolveu as comunidades tradicionais (população ribeirinha), assentados e indígenas da Terra Indígena (TI) Kwatá-Laranjal, entre os municípios de Nova Olinda do Norte e Borba, interior do Amazonas. Dois jovens Mundurukus foram assassinados, além de três camponeses. O atual Secretário Estadual do Fundo de Promoção Social do Governo do Amazonas, Saulo Costa, foi baleado no braço, dois policiais morreram e outros dois ficaram feridos durante a resistência.  

Fonte. AND

DF: Comitê Sanitário realiza nova atividade em região rural

Na manhã do dia 15 de agosto, o Comitê Sanitário de Defesa Popular (CSDP) do Distrito Federal e entorno realizou uma ação de distribuição de 100 cestas básicas e 100 kits de higiene na região que fica localizada numa região rural no Distrito Federal.  


Fonte. AND

RO: Camponeses resistem a ataque da PM nas terras onde aconteceu a Batalha de Santa Elina

Entrada do acampamento com bandeiras da LCP, fotos dos companheiros Manoel Ribeiro, o Nelinho e Renato Nathan. Foto: Resistência Camponesa  


Reproduzimos abaixo denúncia repercutida através do portal Resistência Camponesa sobre repressão policial após tomada das últimas terras de Santa Elina que ocorreram 25 anos após a histórica Batalha de Corumbiara.


Fonte. AND

PA: Indígenas Kayapós fecham BR-163 e Indígenas Suruí fecham BR-153 em protestos contra o velho Estado

Os povos indígenas Kayapós e Suruí fecharam duas importantes estradas localizadas no estado do Pará, a BR-163 e a BR-153 em protestos contra o velho Estado.  


Fonte. AND

 

Notícias Agrárias - Brasil

Estudos, pesquisas e notícias