Clicar nos títulos para ver as notícias completa
Ato político celebra 25 anos da Heroica Resistência dos Camponeses de Corumbiara
O indígena do povo Ka'apor, Kwaxipuhu Ka’apor, 32 anos, morador da Terra Indígena (TI) Alto Turiaçu (Norte do Maranhão), foi encontrado morto, no dia 3 de julho. Seu corpo foi abandonado e encontrado por indígenas apenas no início da noite em um ramal (estrada vicinal) com vários sinais de espancamento.
Fonte. AND
AM: Militares promovem chacina às margens do Rio Abacaxis e camponeses impõem resistência
Corpo de um dos jovens munduruku assassinado por militares no município de Borba, Amazonas. Foto: Povo Munduruku
O início do mês de agosto foi marcado pelo confronto promovido por militares às margens do Rio Abacaxis, que envolveu as comunidades tradicionais (população ribeirinha), assentados e indígenas da Terra Indígena (TI) Kwatá-Laranjal, entre os municípios de Nova Olinda do Norte e Borba, interior do Amazonas. Dois jovens Mundurukus foram assassinados, além de três camponeses. O atual Secretário Estadual do Fundo de Promoção Social do Governo do Amazonas, Saulo Costa, foi baleado no braço, dois policiais morreram e outros dois ficaram feridos durante a resistência.
Fonte. AND
DF: Comitê Sanitário realiza nova atividade em região rural
Na manhã do dia 15 de agosto, o Comitê Sanitário de Defesa Popular (CSDP) do Distrito Federal e entorno realizou uma ação de distribuição de 100 cestas básicas e 100 kits de higiene na região que fica localizada numa região rural no Distrito Federal.
Fonte. AND
RO: Camponeses resistem a ataque da PM nas terras onde aconteceu a Batalha de Santa Elina
Entrada do acampamento com bandeiras da LCP, fotos dos companheiros Manoel Ribeiro, o Nelinho e Renato Nathan. Foto: Resistência Camponesa
Reproduzimos abaixo denúncia repercutida através do portal Resistência Camponesa sobre repressão policial após tomada das últimas terras de Santa Elina que ocorreram 25 anos após a histórica Batalha de Corumbiara.
Fonte. AND
PA: Indígenas Kayapós fecham BR-163 e Indígenas Suruí fecham BR-153 em protestos contra o velho Estado
Os povos indígenas Kayapós e Suruí fecharam duas importantes estradas localizadas no estado do Pará, a BR-163 e a BR-153 em protestos contra o velho Estado.
Fonte. AND
Notícias Agrárias - Brasil
Estudos, pesquisas e notícias